Pular para o conteúdo principal

Técnica de enfermagem que aplicou ‘vacina de vento’ em Niterói é indiciada pela Polícia Civil



A técnica de enfermagem afastada pela prefeitura de Niterói por aplicar uma “vacina de vento” em um idoso de 90 anos no posto drive-thru da Universidade Federal Fluminense (UFF), prestou depoimento na 76ª DP (Niterói) e foi indiciada pela Polícia Civil por peculato (crime que consiste na subtração ou desvio por parte de um funcionário público de um bem que ele tem acesso por conta do cargo que ocupa) e infração de medida sanitária preventiva (infringir determinação do poder público, destinada a impedir a introdução ou propagação de doença contagiosa). Em depoimento prestado na delegacia, a técnica alegou cansaço para não ter aplicado a vacina corretamente no idoso.

Agora, segundo o delegado titular da 76ª DP, Luiz Henrique Pereira, o próximo passo da Polícia Civil será relatar o inquérito.



— Pretendo, até o fim da semana, relatar um inquérito e encaminhar para a Justiça. A investigação já está concluída. Só preciso fazer um relatório das imagens e juntar ao inquérito — declarou ele.

Outros dois casos estão sendo investigados pela Delegacia de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (DCC-LD) e a 105ª DP (Petrópolis), em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren). Um aconteceu na capital, no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, quando a família de uma idosa filmou o momento em que a seringa foi aplicada no braço da senhora, mas sem a dose da vacina. Um parente que percebeu o erro chamou a atenção do profissional de saúde, que aí sim, preencheu a seringa.



O outro aconteceu em Petrópolis, quando uma idosa de 94 anos recebeu uma dose de ar no braço. Somente no dia seguinte, no sábado (13), a senhora pôde ser vacinada, depois que a Secretaria Municipal de Saúde da cidade entrou em contato com a família.

A Prefeitura de Petrópolis inclusive mudou o protocolo de vacinação contra a Covid-19 após o caso. Agora, todos os técnicos de enfermagem estão sendo orientados a mostrar seringas cheias e, depois da aplicação, vazias. A prefeitura também está pedindo que a população ajude na fiscalização, podendo filmar e fotografar, além de checar rótulo e validade dos frascos.



A Polícia Civil informou que se as investigações confirmarem que houve desvio de dose ou qualquer outra irregularidade, os profissionais de saúde poderão ser autuados pelo crime de peculato.

Já o Coren, em nota, disse que as investigações continuam e que as envolvidas e as coordenações responsáveis serão ouvidas em breve pelo departamento de ética.

*Com informações de Extra.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...