Pular para o conteúdo principal

Sorocaba autoriza tratamento precoce para pacientes com Covid-19 - Azitromicina e Ivermectina serão distribuídos de graça nas UBSs mediante prescrição médica e após os primeiros sintomas

Prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos). Crédito da Foto: Fábio Rogério (19/03/2021)

Os médicos da rede pública de Sorocaba estarão autorizados a partir desta sexta-feira (19) a prescrever o chamado “tratamento precoce” contra a Covid-19. Os medicamentos Azitromicina e Ivermectina serão distribuídos gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) mediante recomendação médica.

 

O decreto prevendo a autorização será publicado pela prefeitura ainda nesta sexta-feira. O objetivo, segundo o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), é diminuir o número de internações na cidade, em especial em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).


 

“O Brasil está no pior momento da pandemia e Sorocaba não é diferente. É uma recomendação do Ministério da Saúde e algumas cidades adotaram o tratamento precoce, conseguindo reduzir a quantidade de pacientes nos hospitais”, explica.

 

O uso do tratamento precoce divide a opinião de especialistas em todo o país. O Conselho Nacional de Saúde (CNS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) desde o início da pandemia têm se posicionado contrários à indicação de qualquer medicamento para tratamento da Covid-19 sem eficácia comprovada. Já o novo Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta semana que o tema deve “ser debatido e precisa ser analisado para chegar em um ponto comum”.

 


“O isolamento social é extremamente importante e a solução mais rápida e viável para a pandemia é a vacinação. Como existe uma divisão na opinião da classe médica e a recomendação do Ministério da Saúde, nós estamos dando essa possibilidade para a população de Sorocaba. Aqueles que quiserem, podem aderir o tratamento precoce. Fica a critério do médico fazer essa prescrição e não haverá punição caso isso não seja acatado. O profissional tem toda a liberdade para examinar o paciente e entender se, naquele caso, cabe a medicação”, avalia Manga.

 

O tratamento preventivo em Sorocaba será composto por comprimidos de Azitromicina e Ivermectina, medicamentos já existentes nas farmácias das UBSs da cidade e utilizado para outras doenças. Se indicados pelos médicos, os remédios devem ser tomados a partir da constatação dos primeiros sintomas da Covid-19, antes mesmo de se ter um resultado confirmando a infecção. Não há indicação, segundo a prefeitura, para o uso dos medicamentos como forma de prevenção ao novo coronavírus.

 

Atualmente, a prefeitura possui um estoque com 1,5 mil comprimidos de Azitromicina e 3 mil de Ivermectina. Segundo o secretário de Saúde, Vinícius Rodrigues, a pasta deve receber mais 15 mil comprimidos de cada um dos remédios nos próximos dias, com um custo de R$ 58 mil. A estimativa é de que cada kit custe cerca de R$ 18 por paciente. Via: Jornal Cruzeiro do Sul







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Após décadas dependente de Mogi Mirim, Conchal terá seu próprio Cartório de Registro de Imóveis ainda em 2025

Banda Trinado reúne público expressivo em apresentação no Bar do Fabinho; veja as fotos

Brasil é Campeão Mundial de Churrasco — e conchalense Raphael Gelly integra equipe histórica no Chile

Pai e madrasta são presos por matarem e enterrarem menina de 4 anos no quintal

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal