Pular para o conteúdo principal

Rio de Janeiro pode ter ‘boom’ da variante delta da Covid-19, alertam especialistas


O Rio de Janeiro pode enfrentar um boom da variante delta da Covid-19 nas próximas semanas. Segundo fontes da Jovem Pan, dada a alta transmissibilidade dessa cepa e o número de casos oficialmente já registrados, a expectativa é de que o Rio tenha um crescimento bastante significativo no número de registros da variante indiana na cidade e Estado.

O último levantamento do Ministério da Saúde apontava para mais de 100 casos em todo o Brasil, com a maioria absoluta no Rio de Janeiro: 83 casos em 12 municípios, com destaque para a capital. Há registros da variante delta também na grande Rio, região metropolitana e em cidades interioranas.

 


Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, a variante delta já está presente em mais de 100 países. Em tese, seria uma variante menos letal e mais transmissível.

O infectologista Charbell Kury acredita que o Rio de Janeiro esteja liderando o ranking nacional de casos da variante por conta das características ligadas a presença de estrangeiros e de muitos turistas. “A presença da indústria de petróleo maciço na região do Rio de Janeiro, onda há grande circulação de pessoas que vêm das plataforma da Índia e desembarcam na região. E a característica própria da variante delta que se dá através da sua grande transmissibilidade. ”


Já a pesquisadora da UFRJ Christina Barros destaca que, ao longo da pandemia, o Brasil testou muito pouco a população e também fez pouco mapeamento genético do vírus.

Diante deste fato e da maior transmissibilidade da cepa, fica mais difícil a adoção de políticas públicas que possam bloquear ou minimizar a circulação. “Não surpreende que, nas poucas amostras que temos, seja identificada a variante delta. Na verdade, indica que talvez ela esteja em frequência bastante maior. Nós não temos controle. Não é por falta de capacidade técnica, mas por falta de investimento em um programa coordenado de testagem do Ministério da Saúde. ” O infectologista Edimilson Migowski está preocupado porque as primeiras informações dão conta de que a delta está infectando pessoas que já tinham tomado a vacina contra a Covid-19. “


As pessoas que agravaram com essa cepa, a maioria era vacinada. O que causa preocupação, porque a vacina existente parece não proteger tanto assim da cepa delta e, dentre os vacinados, o quadro de maior gravidade. ” O Estado do Rio de Janeiro tem mais de um milhão de infectados nesta pandemia e já tem quase 58 mil mortos.

*Com informação do repórter Rodrigo Viga – Jovem Pan - Foto: Pedro Kirilos/Riotur

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...