Pular para o conteúdo principal

Rio de Janeiro pode ter ‘boom’ da variante delta da Covid-19, alertam especialistas


O Rio de Janeiro pode enfrentar um boom da variante delta da Covid-19 nas próximas semanas. Segundo fontes da Jovem Pan, dada a alta transmissibilidade dessa cepa e o número de casos oficialmente já registrados, a expectativa é de que o Rio tenha um crescimento bastante significativo no número de registros da variante indiana na cidade e Estado.

O último levantamento do Ministério da Saúde apontava para mais de 100 casos em todo o Brasil, com a maioria absoluta no Rio de Janeiro: 83 casos em 12 municípios, com destaque para a capital. Há registros da variante delta também na grande Rio, região metropolitana e em cidades interioranas.

 


Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, a variante delta já está presente em mais de 100 países. Em tese, seria uma variante menos letal e mais transmissível.

O infectologista Charbell Kury acredita que o Rio de Janeiro esteja liderando o ranking nacional de casos da variante por conta das características ligadas a presença de estrangeiros e de muitos turistas. “A presença da indústria de petróleo maciço na região do Rio de Janeiro, onda há grande circulação de pessoas que vêm das plataforma da Índia e desembarcam na região. E a característica própria da variante delta que se dá através da sua grande transmissibilidade. ”


Já a pesquisadora da UFRJ Christina Barros destaca que, ao longo da pandemia, o Brasil testou muito pouco a população e também fez pouco mapeamento genético do vírus.

Diante deste fato e da maior transmissibilidade da cepa, fica mais difícil a adoção de políticas públicas que possam bloquear ou minimizar a circulação. “Não surpreende que, nas poucas amostras que temos, seja identificada a variante delta. Na verdade, indica que talvez ela esteja em frequência bastante maior. Nós não temos controle. Não é por falta de capacidade técnica, mas por falta de investimento em um programa coordenado de testagem do Ministério da Saúde. ” O infectologista Edimilson Migowski está preocupado porque as primeiras informações dão conta de que a delta está infectando pessoas que já tinham tomado a vacina contra a Covid-19. “


As pessoas que agravaram com essa cepa, a maioria era vacinada. O que causa preocupação, porque a vacina existente parece não proteger tanto assim da cepa delta e, dentre os vacinados, o quadro de maior gravidade. ” O Estado do Rio de Janeiro tem mais de um milhão de infectados nesta pandemia e já tem quase 58 mil mortos.

*Com informação do repórter Rodrigo Viga – Jovem Pan - Foto: Pedro Kirilos/Riotur

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Acidente envolvendo dois veículos causa a morte de duas vítimas na Rod. Prof. Zeferino Vaz em Tujuguaba (Conchal)

  Duas pessoas perderam a vida e outras duas ficaram feridas na tarde desta quinta-feira (12), em um acidente envolvendo dois veículos na Rodovia Professor Zeferino Vaz, próximo ao distrito de Tujuguaba. O acidente aconteceu por volta das 17h30min, no   Km 174+900 da rodovia, no sentido Sul, em direção a Engenheiro Coelho. Os veículos, uma Amarok e uma Saveiro, seguiam no mesmo sentido quando a colisão ocorreu. No veículo Amarok, estavam um homem e uma mulher, que, apesar de sofrerem ferimentos leves, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhados ao Hospital Madre Vannini, em Conchal. Suas identidades não foram divulgadas, porém, são moradores de Conchal. Infelizmente, a tragédia se abateu sobre os ocupantes da Saveiro, onde estavam dois homens que não resistiram aos ferimentos e entraram em óbito ainda no local do acidente. Os nomes das vítimas fatais e informações sobre suas origens ainda estão sob investigação, e seus corpos for