Pular para o conteúdo principal

Decreto em Araras proíbe lavar calçadas e prevê multa de R$ 349 para desperdício de água

Decreto proíbe lavar calçadas em Araras - Foto: Antonio Luiz

Prefeitura de Araras (SP) vai penalizar quem for flagrado desperdiçando água. O valor da multa é de 12 Unidades Fiscal do Estado de São Paulo (Ufesp), o equivalente a R$ 349.

A medida é necessária devido à estiagem e ao aumento do consumo por parte da população, afirmou Alexandre Castagna, presidente do Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras (Saema). “A situação é de extremo alerta”, disse em entrevista à EPTV, afiliada da TV Globo.

Castagna não descarta o racionamento caso a situação não mude. “Depende do comportamento da população, se reagir bem às questões de economia. Mas se não entenderam, aí vamos precisar entrar com o racionamento”, afirmou.

Medidas

De acordo com o decreto, fica proibido utilizar água da rede pública para lavar as calçadas, ruas, telhados, paredes, calhas, garagens e veículos e encher ou esvaziar piscinas.

O descumprimento vai gerar multa que, no caso de reincidência, será acrescida da instalação, pelo Saema, de um redutor de pressão na ligação de água na casa do infrator.

A Guarda Civil Municipal (CGM) poderá auxiliar e ajudar na fiscalização, elaborando Boletim de Ocorrência das infrações e encaminhando ao Saema, que lavrará o auto de infração e imposição de multa. A Defesa Civil também está autorizada a fiscalizar.

“O Saema divulgou amplamente, por meio de outdoor, veículos de som e outros tipos de publicidade, a questão da utilização da água. Eu imagino que agora seja o momento de entrar em vigor o decreto de restrição”, disse o presidente de autarquia.

Com informações: G1 São Carlos/ Araraquara– Assista reportagem da EPTV

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

De adolescente empreendedora a destaque regional: a jornada de Ana Júlia, do Delícias da Naju

Caminhão de Balas do Papai Noel reforça campanha para manter tradição de mais de 40 anos em Conchal

Tributo ao Roupa Nova acontece dia 20, na Praça da Fonte, em Conchal, com a banda Sapato Velho

CNH sem autoescola obrigatória: a maior reforma do sistema de habilitação no Brasil em décadas