Pular para o conteúdo principal

Decreto em Araras proíbe lavar calçadas e prevê multa de R$ 349 para desperdício de água

Decreto proíbe lavar calçadas em Araras - Foto: Antonio Luiz

Prefeitura de Araras (SP) vai penalizar quem for flagrado desperdiçando água. O valor da multa é de 12 Unidades Fiscal do Estado de São Paulo (Ufesp), o equivalente a R$ 349.

A medida é necessária devido à estiagem e ao aumento do consumo por parte da população, afirmou Alexandre Castagna, presidente do Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras (Saema). “A situação é de extremo alerta”, disse em entrevista à EPTV, afiliada da TV Globo.

Castagna não descarta o racionamento caso a situação não mude. “Depende do comportamento da população, se reagir bem às questões de economia. Mas se não entenderam, aí vamos precisar entrar com o racionamento”, afirmou.

Medidas

De acordo com o decreto, fica proibido utilizar água da rede pública para lavar as calçadas, ruas, telhados, paredes, calhas, garagens e veículos e encher ou esvaziar piscinas.

O descumprimento vai gerar multa que, no caso de reincidência, será acrescida da instalação, pelo Saema, de um redutor de pressão na ligação de água na casa do infrator.

A Guarda Civil Municipal (CGM) poderá auxiliar e ajudar na fiscalização, elaborando Boletim de Ocorrência das infrações e encaminhando ao Saema, que lavrará o auto de infração e imposição de multa. A Defesa Civil também está autorizada a fiscalizar.

“O Saema divulgou amplamente, por meio de outdoor, veículos de som e outros tipos de publicidade, a questão da utilização da água. Eu imagino que agora seja o momento de entrar em vigor o decreto de restrição”, disse o presidente de autarquia.

Com informações: G1 São Carlos/ Araraquara– Assista reportagem da EPTV

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Esposa vê dano em carro, chama a polícia e marido acaba preso em Conchal suspeito de matar motociclista atropelado em Mogi Mirim

F5 Conchal Um acidente entre dois carros e duas motocicletas deixou uma pessoa morta, na noite de domingo (13), em Mogi Mirim (SP). Um corretor de imóveis que teria causado o acidente foi preso em Conchal (SP), após esposa dele chamar a polícia. A reportagem é do G1 Campinas. O acidente aconteceu na Rodovia Monsenhor Clodoaldo de Paiva. De acordo com registro da ocorrência, um carro bateu em uma motocicleta e o motorista não parou para prestar socorro. O motociclista, chamado Júlio Cesar Aparecido Marcelino, morreu no local. Em seguida, uma motociclista atingiu a moto que já estava caída na via. A mulher teve ferimentos e foi socorrida. Na sequência, um automóvel bateu na mesma moto que estava na rodovia e pegou fogo. Negou teste de bafômetro O motorista do veículo que bateu na primeira motocicleta foi encontrado em Conchal (SP) e vai responder por homicídio culposo, quando não há a intenção em causar a morte. Segundo o boletim de ocorrência, ele afirmou que não parou para ...