Pular para o conteúdo principal

Conecte SUS - saiba passo a passo como emitir o certificado de vacinação contra a covid-19



Com o avanço da tecnologia, o Sistema Único de Saúde (SUS) também foi beneficiado. Nesse sentido, o aplicativo Conecte SUS foi criado para facilitar a vida dos cidadãos que precisam de hospitais públicos para tratar dos mais variados problemas de saúde. E você sabia que é possível emitir um certificado de vacinação contra a covid-19 por meio dessa ferramenta?

Conecte SUS: conheça mais o aplicativo gratuito do sistema de saúde brasileiro

A pandemia do novo coronavírus pegou o mundo de surpresa logo no 1° trimestre de 2020. Aos poucos, as informações foram chegando e deixando as pessoas mais entendidas sobre o assunto. Apesar disso, conforme os meses passaram, a população percebeu que não se tratava de algo simples e que, dificilmente, iríamos sair dessa situação sem uma vacina.



Estudiosos de laboratórios espalhados por inúmeros países não mediram seus esforços para buscar informações sobre esse vírus altamente contagioso que se espalhou de forma rápida. Nesse sentido, os cientistas pesquisaram arduamente como tudo aconteceu para que, enfim, conseguissem desenvolver uma vacina eficaz.

O plano de vacinação mundial se iniciou com muita expectativa. No Brasil, uma boa parte da população já foi vacinada. E, agora, com o aplicativo Conecte SUS, todos aqueles que quiserem emitir o certificado nacional de vacinação contra a covid-19 poderão fazê-lo sem grandes complicações.

A ideia é que o certificado digital seja utilizado sempre que necessário, levando em consideração que é muito mais fácil carregar o arquivo no aplicativo do smartphone do que estar sempre com o documento físico em mãos. O software está disponível para usuários dos sistemas operacionais Android e iOS.



Passo a passo para emissão do certificado de vacinação

Antes de tudo, tenha o aparelho celular nas mãos. Acesse a loja de aplicativos oficial de seu sistema operacional e então busque por “Conecte SUS”. Possivelmente, o primeiro aplicativo que aparecerá como disponível é o que deverá ser instalado. Siga o procedimento padrão do sistema e realize o download.

Para fazer login no aplicativo, é preciso estar cadastrado no sistema do governo federal. O processo de credenciamento é bastante simples, você só precisa informar um e-mail de uso comum ou o número de seu CPF. Isso pode ser feito diretamente na página do app, sem a necessidade de acesso a um outro site.

Após o login realizado, tenha em mente de que, para a emissão do certificado de vacinação contra covid-19, é preciso já ter tomado todas as doses recomendadas pelo Ministério da Saúde. Além disso, pode ser que o sistema demore até 10 dias úteis após a data de vacinação para ser atualizado, deixando disponível todos os dados necessários para que a emissão seja concluída com sucesso.



De acordo com o que o Ministério da Saúde divulgou, os dados que o aplicativo disponibiliza são enviados pela Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). Caso isso não seja feito de forma instantânea no ato da vacinação, é necessário solicitar à secretaria estadual ou municipal de saúde de sua cidade que enviem as informações sejam às competências específicas.

Se ainda assim você não conseguir encontrar as suas doses da vacina contra a covid-19 no aplicativo Conecte SUS, verifique o campo "Fale com o Conecte SUS" e escreva todos os detalhes do problema que está enfrentando.

Dentro do app, dois tipos de documentos distintos podem ser emitidos: o certificado específico da campanha de vacinação contra a covid-19 e a carteira de vacinação.

Para obter o primeiro documento, vá até a aba dedicada a "Vacinas", localizada no menu lateral. Nela, você poderá visualizar todas as informações sobre os imunizantes, como lote e fabricante, além do local e data da aplicação das doses. Depois checar isso, basta seguir com a sua solicitação e clicar sobre "Certificado de Vacinação" — lembrando que essa opção só irá aparecer se todas as doses já tiverem sido aplicadas.

Automaticamente, o sistema emitirá o certificado em um QR Code, que poderá ser salvo em PDF nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola. Para isso, é preciso clicar sobre a bandeira do país representante das respectivas línguas.



Para acessar o segundo documento, basta ir novamente à aba "Vacinas". Siga basicamente os mesmos passos e tenha sua carteira digital de imunização à sua disposição.

Atenção: é importante manter sempre o aplicativo atualizado em seu aparelho para que nenhum problema decorrente disso venha a acontecer. O certificado de vacinação contra a covid-19 poderá ser solicitado em diversas ocasiões, incluindo viagens internacionais. Por esse motivo, não deixe de emiti-lo gratuitamente por meio do Conecte SUS!



Por: tecmundo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Acidente envolvendo dois veículos causa a morte de duas vítimas na Rod. Prof. Zeferino Vaz em Tujuguaba (Conchal)

  Duas pessoas perderam a vida e outras duas ficaram feridas na tarde desta quinta-feira (12), em um acidente envolvendo dois veículos na Rodovia Professor Zeferino Vaz, próximo ao distrito de Tujuguaba. O acidente aconteceu por volta das 17h30min, no   Km 174+900 da rodovia, no sentido Sul, em direção a Engenheiro Coelho. Os veículos, uma Amarok e uma Saveiro, seguiam no mesmo sentido quando a colisão ocorreu. No veículo Amarok, estavam um homem e uma mulher, que, apesar de sofrerem ferimentos leves, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhados ao Hospital Madre Vannini, em Conchal. Suas identidades não foram divulgadas, porém, são moradores de Conchal. Infelizmente, a tragédia se abateu sobre os ocupantes da Saveiro, onde estavam dois homens que não resistiram aos ferimentos e entraram em óbito ainda no local do acidente. Os nomes das vítimas fatais e informações sobre suas origens ainda estão sob investigação, e seus corpos for