Pular para o conteúdo principal

Em nota técnica, Fundo Monetário Internacional elogia retomada econômica do Brasil


O Fundo Monetário Internacional (FMI) fez elogios ao Brasil pela resposta econômica que o país durante a pandemia do novo coronavírus. De acordo com a Instituição, o Governo Federal conseguiu se sair bem durante o período pandêmico. No entanto, eles fizeram uma ressalva em relação ao Auxílio Emergencial.

De acordo com o FMI, o fim do programa poderá fazer com que a pobreza e extrema-pobreza voltem a atacar em um nível pré-pandemia. Eles também disseram que o Governo precisa encontrar uma maneira de atender as pessoas mais vulneráveis neste momento. Isso porque se entende que elas serão prejudicadas com o fim do benefício.

“As transferências emergenciais de dinheiro acabarão expirando e, na ausência de um fortalecimento permanente da rede de proteção social, a pobreza e a desigualdade podem se agravar”, diz a nota técnica do FMI. O Governo Federal ainda não respondeu oficialmente essa indicação.

De acordo com o Palácio do Planalto, o Auxílio Emergencial vai chegar ao fim no próximo mês de outubro. Então, em tese, faltam apenas mais dois pagamentos para que o projeto deixe de fazer os repasses para cerca de 35 milhões de brasileiros neste momento. É por isso que já há uma preocupação neste sentido.

Vale lembrar que o Planalto quer começar os pagamentos do novo Bolsa Família em novembro. No entanto, não é segredo para ninguém que não vai ter espaço para todo mundo. Em entrevista recente, o próprio Ministro da Cidadania, João Roma, admitiu que cerca de 25 milhões ficarão sem auxílios.

Prorrogação

Mesmo antes da divulgação dessa nota técnica do FMI, essa preocupação com o fim do Auxílio Emergencial já existia. É justamente por isso que uma ala do Governo está tentando convencer o Presidente Jair Bolsonaro a aplicar mais uma prorrogação.

De acordo com informações de bastidores, essa ala de governistas está temendo que nem o novo Bolsa Família consiga sair do papel para 2022. É que o programa depende de uma série de aprovações do Congresso Nacional.

De qualquer forma, sabe-se que uma nova prorrogação do Auxílio Emergencial não está nos planos do Ministério da Economia. Eles temem que isso possa acabar descontrolando as contas públicas.

Empregos

Em entrevistas recentes, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que existe um plano para essas pessoas que ficarão sem Auxílio Emergencial. De acordo com ele, a saída vai ser aumentar a oferta de empregos no país.

Guedes segue apostando muito que o ritmo da vacinação contra a Covid-19 aumente em um nível rápido nos próximos meses. Com isso, é de se esperar que a economia do país melhore um pouco mais.

Dentro desse cenário dos sonhos para o Governo, mais pessoas poderiam voltar a trabalhar e a ganhar os seus próprios salários. A questão é que não se sabe ao certo se isso vai acontecer de fato ainda.

O Ministro da Cidadania, João Roma, disse em entrevista que o mais provável é que a recuperação econômica não seja tão rápida. Por isso, ele disse que acredita que o Governo precisa pensar em algo para esses 25 milhões de brasileiros.

*Notícias e Concursos



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Acidente envolvendo dois veículos causa a morte de duas vítimas na Rod. Prof. Zeferino Vaz em Tujuguaba (Conchal)

  Duas pessoas perderam a vida e outras duas ficaram feridas na tarde desta quinta-feira (12), em um acidente envolvendo dois veículos na Rodovia Professor Zeferino Vaz, próximo ao distrito de Tujuguaba. O acidente aconteceu por volta das 17h30min, no   Km 174+900 da rodovia, no sentido Sul, em direção a Engenheiro Coelho. Os veículos, uma Amarok e uma Saveiro, seguiam no mesmo sentido quando a colisão ocorreu. No veículo Amarok, estavam um homem e uma mulher, que, apesar de sofrerem ferimentos leves, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhados ao Hospital Madre Vannini, em Conchal. Suas identidades não foram divulgadas, porém, são moradores de Conchal. Infelizmente, a tragédia se abateu sobre os ocupantes da Saveiro, onde estavam dois homens que não resistiram aos ferimentos e entraram em óbito ainda no local do acidente. Os nomes das vítimas fatais e informações sobre suas origens ainda estão sob investigação, e seus corpos for