Pular para o conteúdo principal

Em nota técnica, Fundo Monetário Internacional elogia retomada econômica do Brasil


O Fundo Monetário Internacional (FMI) fez elogios ao Brasil pela resposta econômica que o país durante a pandemia do novo coronavírus. De acordo com a Instituição, o Governo Federal conseguiu se sair bem durante o período pandêmico. No entanto, eles fizeram uma ressalva em relação ao Auxílio Emergencial.

De acordo com o FMI, o fim do programa poderá fazer com que a pobreza e extrema-pobreza voltem a atacar em um nível pré-pandemia. Eles também disseram que o Governo precisa encontrar uma maneira de atender as pessoas mais vulneráveis neste momento. Isso porque se entende que elas serão prejudicadas com o fim do benefício.

“As transferências emergenciais de dinheiro acabarão expirando e, na ausência de um fortalecimento permanente da rede de proteção social, a pobreza e a desigualdade podem se agravar”, diz a nota técnica do FMI. O Governo Federal ainda não respondeu oficialmente essa indicação.

De acordo com o Palácio do Planalto, o Auxílio Emergencial vai chegar ao fim no próximo mês de outubro. Então, em tese, faltam apenas mais dois pagamentos para que o projeto deixe de fazer os repasses para cerca de 35 milhões de brasileiros neste momento. É por isso que já há uma preocupação neste sentido.

Vale lembrar que o Planalto quer começar os pagamentos do novo Bolsa Família em novembro. No entanto, não é segredo para ninguém que não vai ter espaço para todo mundo. Em entrevista recente, o próprio Ministro da Cidadania, João Roma, admitiu que cerca de 25 milhões ficarão sem auxílios.

Prorrogação

Mesmo antes da divulgação dessa nota técnica do FMI, essa preocupação com o fim do Auxílio Emergencial já existia. É justamente por isso que uma ala do Governo está tentando convencer o Presidente Jair Bolsonaro a aplicar mais uma prorrogação.

De acordo com informações de bastidores, essa ala de governistas está temendo que nem o novo Bolsa Família consiga sair do papel para 2022. É que o programa depende de uma série de aprovações do Congresso Nacional.

De qualquer forma, sabe-se que uma nova prorrogação do Auxílio Emergencial não está nos planos do Ministério da Economia. Eles temem que isso possa acabar descontrolando as contas públicas.

Empregos

Em entrevistas recentes, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que existe um plano para essas pessoas que ficarão sem Auxílio Emergencial. De acordo com ele, a saída vai ser aumentar a oferta de empregos no país.

Guedes segue apostando muito que o ritmo da vacinação contra a Covid-19 aumente em um nível rápido nos próximos meses. Com isso, é de se esperar que a economia do país melhore um pouco mais.

Dentro desse cenário dos sonhos para o Governo, mais pessoas poderiam voltar a trabalhar e a ganhar os seus próprios salários. A questão é que não se sabe ao certo se isso vai acontecer de fato ainda.

O Ministro da Cidadania, João Roma, disse em entrevista que o mais provável é que a recuperação econômica não seja tão rápida. Por isso, ele disse que acredita que o Governo precisa pensar em algo para esses 25 milhões de brasileiros.

*Notícias e Concursos



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Esposa vê dano em carro, chama a polícia e marido acaba preso em Conchal suspeito de matar motociclista atropelado em Mogi Mirim

F5 Conchal Um acidente entre dois carros e duas motocicletas deixou uma pessoa morta, na noite de domingo (13), em Mogi Mirim (SP). Um corretor de imóveis que teria causado o acidente foi preso em Conchal (SP), após esposa dele chamar a polícia. A reportagem é do G1 Campinas. O acidente aconteceu na Rodovia Monsenhor Clodoaldo de Paiva. De acordo com registro da ocorrência, um carro bateu em uma motocicleta e o motorista não parou para prestar socorro. O motociclista, chamado Júlio Cesar Aparecido Marcelino, morreu no local. Em seguida, uma motociclista atingiu a moto que já estava caída na via. A mulher teve ferimentos e foi socorrida. Na sequência, um automóvel bateu na mesma moto que estava na rodovia e pegou fogo. Negou teste de bafômetro O motorista do veículo que bateu na primeira motocicleta foi encontrado em Conchal (SP) e vai responder por homicídio culposo, quando não há a intenção em causar a morte. Segundo o boletim de ocorrência, ele afirmou que não parou para ...