Pular para o conteúdo principal

Multas por desperdício de água potável poderão ser aplicadas em Conchal – Iluminação pública também foi tema da entrevista com o prefeito



O Brasil vive a pior crise hídrica registrada nos últimos 91 anos, com escassez de chuvas, rios com os níveis baixos e maior demanda por energia em razão da reativação da economia para patamares pré-pandemia em vários setores.

A crise que assola todo o país, também causam reflexos nos pequenos municípios que compõem a União.

Embora o município de Conchal esteja cercado de fontes naturais, a falta de chuva tem comprometido o nível dos rios de onde é captada a água que, após passar por processo de tratamento, é entregue à população.

É notório que o desperdício de água potável acontece diariamente na cidade, basta andar pelas ruas que percebemos a enorme quantidade de pessoas lavando calçadas, em alguns casos, em uma mesma residência, a calçada é lavada duas vezes no mesmo dia.

Outro problema provocado pela seca, é que, com os níveis dos rios baixos, a água que é captada chega com mais impurezas à ETA, de forma que prejudica o tratamento, podendo acontecer de a água chegar às residências com cheiro, gosto ou até mesmo amarelada.

A prefeitura de Conchal iniciou essa semana, uma campanha de conscientização à população, para que não desperdicem água.

Na semana passada, durante uma entrevista feita pelo F5, com o prefeito Vando Magunusson, o assunto foi abordado.

Vando pediu a população para que economize água, para que não precise fazer racionamento. O prefeito alertou quanto as multas que poderão ser aplicadas por desperdício de água potável.

“Gostaria de falar com cada um de vocês conchalenses, para se conscientizar na economia de água.  Estamos passando por uma estiagem muito grande e cada um precisa fazer a sua parte, se não fizermos, poderemos ficar não só sem água, mas também sem energia elétrica. Isso não é só em Conchal que está acontecendo e sim, em todo o país.

Lembrando, que temos uma lei que caso o munícipe use água de forma inconsciente poderá pagar multa, por isso, ajudem nesse sentido”, disse o prefeito.

Iluminação Pública

Iluminação pública também foi tema da entrevista. Por conta do alto número de reclamações em relação ao desperdício de energia que acontece em Conchal, por causa das lâmpadas dos postes que ficam acessas durante o dia, questionamos o prefeito quanto a soluções para esse problema.

Vando explicou que, uma nova empresa estará sendo contratada para atender unicamente ao município de Conchal. A empresa que prestava serviço por intermédio da antiga Consab, atendia vários municípios, não conseguindo dar conta de solucionar todos os problemas, de todas as cidades.

“Realmente, a reclamação nos últimos dias foi grande com relação à iluminação pública de nossa cidade, isto se deu devido ao término do contrato que tínhamos com a empresa que prestava esses serviços.

Porém dentro de alguns dias tudo isso voltará ao normal, pois o processo licitatório para uma nova contratação já está em fase de finalização”, informou o prefeito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ação da Polícia Civil em Conchal mira fraudes em gestões passadas; servidor é afastado e empresário preso por porte ilegal de arma

Polícia Civil apreende drogas, armas e munições em residência no Jardim do Lago, em Conchal

Criança morre e outras ficam feridas após adolescente invadir escola no RS com faca

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Adolescente é apreendido com cocaína, maconha e dinheiro no Sol Nascente em Conchal