Pular para o conteúdo principal

Multas por desperdício de água potável poderão ser aplicadas em Conchal – Iluminação pública também foi tema da entrevista com o prefeito



O Brasil vive a pior crise hídrica registrada nos últimos 91 anos, com escassez de chuvas, rios com os níveis baixos e maior demanda por energia em razão da reativação da economia para patamares pré-pandemia em vários setores.

A crise que assola todo o país, também causam reflexos nos pequenos municípios que compõem a União.

Embora o município de Conchal esteja cercado de fontes naturais, a falta de chuva tem comprometido o nível dos rios de onde é captada a água que, após passar por processo de tratamento, é entregue à população.

É notório que o desperdício de água potável acontece diariamente na cidade, basta andar pelas ruas que percebemos a enorme quantidade de pessoas lavando calçadas, em alguns casos, em uma mesma residência, a calçada é lavada duas vezes no mesmo dia.

Outro problema provocado pela seca, é que, com os níveis dos rios baixos, a água que é captada chega com mais impurezas à ETA, de forma que prejudica o tratamento, podendo acontecer de a água chegar às residências com cheiro, gosto ou até mesmo amarelada.

A prefeitura de Conchal iniciou essa semana, uma campanha de conscientização à população, para que não desperdicem água.

Na semana passada, durante uma entrevista feita pelo F5, com o prefeito Vando Magunusson, o assunto foi abordado.

Vando pediu a população para que economize água, para que não precise fazer racionamento. O prefeito alertou quanto as multas que poderão ser aplicadas por desperdício de água potável.

“Gostaria de falar com cada um de vocês conchalenses, para se conscientizar na economia de água.  Estamos passando por uma estiagem muito grande e cada um precisa fazer a sua parte, se não fizermos, poderemos ficar não só sem água, mas também sem energia elétrica. Isso não é só em Conchal que está acontecendo e sim, em todo o país.

Lembrando, que temos uma lei que caso o munícipe use água de forma inconsciente poderá pagar multa, por isso, ajudem nesse sentido”, disse o prefeito.

Iluminação Pública

Iluminação pública também foi tema da entrevista. Por conta do alto número de reclamações em relação ao desperdício de energia que acontece em Conchal, por causa das lâmpadas dos postes que ficam acessas durante o dia, questionamos o prefeito quanto a soluções para esse problema.

Vando explicou que, uma nova empresa estará sendo contratada para atender unicamente ao município de Conchal. A empresa que prestava serviço por intermédio da antiga Consab, atendia vários municípios, não conseguindo dar conta de solucionar todos os problemas, de todas as cidades.

“Realmente, a reclamação nos últimos dias foi grande com relação à iluminação pública de nossa cidade, isto se deu devido ao término do contrato que tínhamos com a empresa que prestava esses serviços.

Porém dentro de alguns dias tudo isso voltará ao normal, pois o processo licitatório para uma nova contratação já está em fase de finalização”, informou o prefeito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Condutores de ambos os veículos envolvidos em acidente na SP 191, são moradores de Conchal

Um trágico acidente na noite deste sábado (13) na rodovia "Wilson Finardi" - SP-191, próximo ao Centro de Ressocialização, deixou duas pessoas mortas e uma pessoa ferida. Um casal de idosos, residentes do Distrito de Tujuguaba, foi vítima fatal do incidente, que envolveu dois os veículos. Segundo informações preliminares da polícia, o acidente ocorreu por volta das 19h30, quando um carro Volkswagen/Gol, conduzido por um homem de 72 anos, e sua esposa, de 70 anos. Infelizmente, houve uma colisão frontal com um Honda/Civic, também operado por um morador local. Os Bombeiros Militares de Mogi Guaçu e os Bombeiros Municipais de Mogi Mirim foram rapidamente acionados para prestar socorro, porém, lamentavelmente, o casal não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local do acidente. O condutor do Honda Civic, de 74 anos, foi encaminhado à Santa Casa com ferimentos leves. A Intervias, concessionária responsável pela administração da rodovia, também prestou os primeiros