Pular para o conteúdo principal

PIX: Mudanças acontecem a partir desta sexta-feira (29); Veja o que muda

https://radiojornal.ne10.uol.com.br/noticia/2021/10/28/modo-de-fazer-pix-muda-a-partir-de-sextafeira-29-como-as-novas-regras-afetam-voce-218427

A partir de sexta-feira (29), quem quiser fazer um Pix terá que ficar atento a algumas mudanças. As novidades prometem trazer mais facilidade para realizar esse tipo de operação. O Banco Central vai colocar em operação a terceira fase do Open Banking, permitindo que os chamados 'iniciadores de pagamentos' possam atuar diretamente com os pagamentos instantâneos. Isso muda a forma como o usuário já está acostumado a utilizar o Pix.

O que muda?

De acordo com o Banco Central, fazer um Pix para pagamentos de compras ou serviços em aplicativos terceiros terá uma redução de sete para três passos, levando-se em conta o mecanismo financeiro tecnológico para efetuação dos pagamentos.

A principal vantagem para o usuário será conseguir efetuar os pagamentos sem a necessidade de abrir o aplicativo do banco, o que até então era necessário para conseguir fazer a transferência.

A partir desta sexta-feira (29), os iniciadores de pagamentos poderão oferecer o Pix como opção de pagamento, sendo autorizados a realizar a operação dentro do seu próprio ambiente.

Um exemplo é um pedido feito no aplicativo de delivery iFood. Atualmente, para um pagamento via Pix, o usuário que deseje pagar neste formato recebe a chave Pix, um código ou QR Code e precisa sair do aplicativo do iFood, acessar a conta bancária e realizar a transação com os dados.


Com a entrada da terceira fase do Open Banking a transação será feita no próprio aplicativo que oferece o serviço desejado, no caso mencionado, o iFood. Bastará autorização do usuário, sem se precisar sair de um aplicativo para outro. Longe dos olhos do usuário, a autorização do pagamento segue sendo feita pela instituição financeira na qual ele tem conta, o que continua garantindo a segurança da transação.

De acordo com o Banco Central, a nova funcionalidade é válida para aplicativos, assim como também sites de compras. Quem prefere ainda acessar o ambiente do aplicativo do banco para efetuar o pagamento também poderá continuar a fazer de tal modo.

O iniciador de transação de pagamento (ITP) começa a transação de pagamento ordenada pelo usuário final, no entanto, não gerencia conta de pagamento, nem detém os fundos das transações iniciadas, por isso é possível que o cliente efetue pagamentos ou transferências presenciais ou na internet, sem a utilização de cartão e sem ter que acessar diretamente o ambiente da instituição onde o cliente tem conta.

Sobre o Open Banking

O Open Banking está em vigor desde 1º de fevereiro. A primeira etapa permitiu o compartilhamento de informações sobre produtos, serviços, canais de atendimento e localização de agências. Com base nos dados, os bancos podem fazer comparações, por meio de sistemas de interface de programação de aplicações. A segunda fase, que envolve o compartilhamento de cadastros e de transações entre as instituições financeiras, passou a vigorar no dia 13 de agosto.

A terceira fase, que envolve o os pagamentos com Pix, deveria ter entrado em vigor no fim de agosto, mas foi adiada para o dia 29 de outubro. A quarta etapa, que prevê a troca de informações sobre serviços de câmbio, de investimentos, de previdência e de seguros, está prevista para o mês de dezembro.

Fonte: 

https://radiojornal.ne10.uol.com.br/noticia/2021/10/28/modo-de-fazer-pix-muda-a-partir-de-sextafeira-29-como-as-novas-regras-afetam-voce-218427



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Após décadas dependente de Mogi Mirim, Conchal terá seu próprio Cartório de Registro de Imóveis ainda em 2025

Banda Trinado reúne público expressivo em apresentação no Bar do Fabinho; veja as fotos

Pai e madrasta são presos por matarem e enterrarem menina de 4 anos no quintal

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Repórter Beto Ribeiro perde mais de 20 kg em apenas dois meses de tratamento em Araras