Pular para o conteúdo principal

10 de novembro: Reflexão sobre prevenção, direitos e inclusão das pessoas surdas na sociedade



A surdez pode afetar pessoas de qualquer idade, ter diferentes graus, tipos, ser congênita ou adquirida. Seus prejuízos são diversos, entre eles, alterações na comunicação que impactam na saúde, qualidade de vida, desenvolvimento acadêmico e relações de trabalho. Quando não congênito há maneiras de prevenir a surdez, porém se diagnosticado com perda auditiva é o fonoaudiólogo, profissional que vai contribuir de forma decisiva para a qualidade de vida do paciente com algum grau de surdez. Hoje, 10 de novembro é Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Fonoaudiologia da Santa Casa de Piracicaba, Érica Sbravatti, o fonoaudiólogo é um dos profissionais capacitados para prevenir, promover, diagnosticar e tratar os diferentes tipos e graus de perda auditiva, bem como aspectos relacionados a dificuldades de fala e linguagem.

Como estamos no novembro roxo, mês da prematuridade, vale ressaltar que dados do Ministério da Saúde revelam que a prevalência da deficiência auditiva varia de um a seis neonatos para cada mil nascidos vivos e de um a quatro para cada cem recém-nascidos provenientes de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal.


Quanto mais cedo à detecção, melhor será a qualidade de vida desse bebê, que precisa de todos os estímulos possíveis para se desenvolver. Segundo Érica, na Santa Casa, o exame da orelhinha, como é chamado, é realizado antes da alta hospitalar do recém-nascido. “Quando detectamos algum tipo de alteração ou fatores de risco, realizamos novo teste em 30 dias”, explica.

Na Santa Casa, segundo a fonoaudióloga, de janeiro a outubro deste ano, foram realizados 1.769 exames da orelhinha, desses, 140 precisaram refazer o teste, sendo que cinco deles foram encaminhados com carta ao pediatra para que fosse feito diagnóstico de surdez. “Toda vez que segundo teste aponte falha, enviamos carta ao pediatra com sugestão de investigação mais profunda da perda auditiva, pois o diagnóstico e a conduta devem ser feitos antes dos 2 anos de idade, para que os déficits de linguagem sejam minimizados ao máximo”, enfatiza Érica.

INCLUSÃO

No mundo, há, pelo menos, 800 milhões de pessoas com alguma perda auditiva. No Brasil, são cerca de 5,8 milhões de pessoas. A cada mil crianças nascidas no País, cinco já nascem com deficiência auditiva. Essas pessoas lutam há séculos por igualdade, equidade e inclusão social.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Esposa vê dano em carro, chama a polícia e marido acaba preso em Conchal suspeito de matar motociclista atropelado em Mogi Mirim

F5 Conchal Um acidente entre dois carros e duas motocicletas deixou uma pessoa morta, na noite de domingo (13), em Mogi Mirim (SP). Um corretor de imóveis que teria causado o acidente foi preso em Conchal (SP), após esposa dele chamar a polícia. A reportagem é do G1 Campinas. O acidente aconteceu na Rodovia Monsenhor Clodoaldo de Paiva. De acordo com registro da ocorrência, um carro bateu em uma motocicleta e o motorista não parou para prestar socorro. O motociclista, chamado Júlio Cesar Aparecido Marcelino, morreu no local. Em seguida, uma motociclista atingiu a moto que já estava caída na via. A mulher teve ferimentos e foi socorrida. Na sequência, um automóvel bateu na mesma moto que estava na rodovia e pegou fogo. Negou teste de bafômetro O motorista do veículo que bateu na primeira motocicleta foi encontrado em Conchal (SP) e vai responder por homicídio culposo, quando não há a intenção em causar a morte. Segundo o boletim de ocorrência, ele afirmou que não parou para ...