Pular para o conteúdo principal

10 de novembro: Reflexão sobre prevenção, direitos e inclusão das pessoas surdas na sociedade



A surdez pode afetar pessoas de qualquer idade, ter diferentes graus, tipos, ser congênita ou adquirida. Seus prejuízos são diversos, entre eles, alterações na comunicação que impactam na saúde, qualidade de vida, desenvolvimento acadêmico e relações de trabalho. Quando não congênito há maneiras de prevenir a surdez, porém se diagnosticado com perda auditiva é o fonoaudiólogo, profissional que vai contribuir de forma decisiva para a qualidade de vida do paciente com algum grau de surdez. Hoje, 10 de novembro é Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Fonoaudiologia da Santa Casa de Piracicaba, Érica Sbravatti, o fonoaudiólogo é um dos profissionais capacitados para prevenir, promover, diagnosticar e tratar os diferentes tipos e graus de perda auditiva, bem como aspectos relacionados a dificuldades de fala e linguagem.

Como estamos no novembro roxo, mês da prematuridade, vale ressaltar que dados do Ministério da Saúde revelam que a prevalência da deficiência auditiva varia de um a seis neonatos para cada mil nascidos vivos e de um a quatro para cada cem recém-nascidos provenientes de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal.


Quanto mais cedo à detecção, melhor será a qualidade de vida desse bebê, que precisa de todos os estímulos possíveis para se desenvolver. Segundo Érica, na Santa Casa, o exame da orelhinha, como é chamado, é realizado antes da alta hospitalar do recém-nascido. “Quando detectamos algum tipo de alteração ou fatores de risco, realizamos novo teste em 30 dias”, explica.

Na Santa Casa, segundo a fonoaudióloga, de janeiro a outubro deste ano, foram realizados 1.769 exames da orelhinha, desses, 140 precisaram refazer o teste, sendo que cinco deles foram encaminhados com carta ao pediatra para que fosse feito diagnóstico de surdez. “Toda vez que segundo teste aponte falha, enviamos carta ao pediatra com sugestão de investigação mais profunda da perda auditiva, pois o diagnóstico e a conduta devem ser feitos antes dos 2 anos de idade, para que os déficits de linguagem sejam minimizados ao máximo”, enfatiza Érica.

INCLUSÃO

No mundo, há, pelo menos, 800 milhões de pessoas com alguma perda auditiva. No Brasil, são cerca de 5,8 milhões de pessoas. A cada mil crianças nascidas no País, cinco já nascem com deficiência auditiva. Essas pessoas lutam há séculos por igualdade, equidade e inclusão social.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Acidente envolvendo dois veículos causa a morte de duas vítimas na Rod. Prof. Zeferino Vaz em Tujuguaba (Conchal)

  Duas pessoas perderam a vida e outras duas ficaram feridas na tarde desta quinta-feira (12), em um acidente envolvendo dois veículos na Rodovia Professor Zeferino Vaz, próximo ao distrito de Tujuguaba. O acidente aconteceu por volta das 17h30min, no   Km 174+900 da rodovia, no sentido Sul, em direção a Engenheiro Coelho. Os veículos, uma Amarok e uma Saveiro, seguiam no mesmo sentido quando a colisão ocorreu. No veículo Amarok, estavam um homem e uma mulher, que, apesar de sofrerem ferimentos leves, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhados ao Hospital Madre Vannini, em Conchal. Suas identidades não foram divulgadas, porém, são moradores de Conchal. Infelizmente, a tragédia se abateu sobre os ocupantes da Saveiro, onde estavam dois homens que não resistiram aos ferimentos e entraram em óbito ainda no local do acidente. Os nomes das vítimas fatais e informações sobre suas origens ainda estão sob investigação, e seus corpos for