Pular para o conteúdo principal

Ministra da agricultura acredita no fim do embargo chinês sobre carne brasileira



Ainda em declaração em frente ao ministério, Tereza Cristina afirmou que a decisão alivia os exportadores, pois “tinham muitos desses contêineres que estavam no mar, outros em alguns portos na China” e agora serão liberados para entrar no país.

A Ministra foi positiva em relação ao mercado bovino brasileiro: “Eu acho que o setor mostrou que é forte, que vai continuar exportando e que a carne brasileira tem um lugar sempre nos mercados, porque somos os maiores produtores e exportadores de carne bovina”.

A declaração da ministra da Agricultura vem após a China ter liberado ainda nesta terça (23) a importação de lotes de carne bovina que foram certificados antes do embargo do dia 4 de setembro, segundo a Administração Geral de Alfândegas da China.

Entretanto a liberação não muda a suspensão das exportações da proteína do Brasil ao país asiático. O embargo continua em vigor e completa 80 dias.



Os embarques foram interrompidos após dois casos atípicos de vaca louca terem sido notificados em Minas Gerais e Mato Grosso. Em nota, a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) confirmou a liberação da carga, estimada em pouco mais de 100 toneladas, que já estava a caminho da China quando houve a suspensão da importação.

O país asiático é o principal mercado da carne bovina brasileira e compra quase metade das cerca de 2 milhões toneladas que o país exporta. A retomada total das exportações depende exclusivamente do país asiático.

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) já se posicionou sobre o assunto e informou que as ocorrências de vaca louca não representam risco para a cadeia de produção bovina brasileira.

Acompanhe a declaração da Ministra da Agricultura Tereza Cristina, acessando a BandNews



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...