Pular para o conteúdo principal

Ministra da agricultura acredita no fim do embargo chinês sobre carne brasileira



Ainda em declaração em frente ao ministério, Tereza Cristina afirmou que a decisão alivia os exportadores, pois “tinham muitos desses contêineres que estavam no mar, outros em alguns portos na China” e agora serão liberados para entrar no país.

A Ministra foi positiva em relação ao mercado bovino brasileiro: “Eu acho que o setor mostrou que é forte, que vai continuar exportando e que a carne brasileira tem um lugar sempre nos mercados, porque somos os maiores produtores e exportadores de carne bovina”.

A declaração da ministra da Agricultura vem após a China ter liberado ainda nesta terça (23) a importação de lotes de carne bovina que foram certificados antes do embargo do dia 4 de setembro, segundo a Administração Geral de Alfândegas da China.

Entretanto a liberação não muda a suspensão das exportações da proteína do Brasil ao país asiático. O embargo continua em vigor e completa 80 dias.



Os embarques foram interrompidos após dois casos atípicos de vaca louca terem sido notificados em Minas Gerais e Mato Grosso. Em nota, a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) confirmou a liberação da carga, estimada em pouco mais de 100 toneladas, que já estava a caminho da China quando houve a suspensão da importação.

O país asiático é o principal mercado da carne bovina brasileira e compra quase metade das cerca de 2 milhões toneladas que o país exporta. A retomada total das exportações depende exclusivamente do país asiático.

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) já se posicionou sobre o assunto e informou que as ocorrências de vaca louca não representam risco para a cadeia de produção bovina brasileira.

Acompanhe a declaração da Ministra da Agricultura Tereza Cristina, acessando a BandNews



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Furto em creche de Conchal resulta em investigação, prisões e recuperação de bens

Adolescente de 16 anos é apreendido por tráfico de drogas no bairro Parque Industrial em Conchal

Cerca de 20 mil presos deixam penitenciárias de São Paulo na saída temporária nesta terça-feira

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Polícia Civil prende homem por tráfico de drogas em Conchal -- Prisão em flagrante ocorreu na tarde de sexta-feira (12), no bairro Parque Industrial, e resultou na apreensão de cocaína e crack