Pular para o conteúdo principal

Moradores próximos ao bairro Jardim Julia em Conchal se assustam com queimada acontecida na noite passada; Veja vídeo com imagens de drone



Moradores de vários bairros da cidade, ficaram assustados com as labaredas de fogo provocadas por uma queimada acontecida na noite de ontem, quinta-feira (4), em uma área próxima aos bairros Jardim Julia e Vivaldini, em Conchal.

Diversos leitores enviaram fotos para o F5, no momento da ocorrência.

O caminhão-pipa da prefeitura chegou a ser acionado, porém não houve a necessidade de ser utilizado, pois as chamas se apagaram naturalmente. O F5 foi até o local para registrar as imagens (assista vídeo abaixo).



Nesta sexta-feira (5), o F5 acionou o departamento do Meio Ambiente do município, para buscar informações sobre a legalidade do ocorrido.

Fizemos contato com o chefe do setor, Mauro Cesar de Almeida, que não soube nos informar, pois não tinha conhecimento do caso.  Mauro solicitou para que o representante do setor, Luciano Bomfim, fosse até o local.


Após a verificação da área onde aconteceu a queimada, o representante do Meio Ambiente nos informou que: a queimada acontecida naquele local é tecnicamente chamada de “queimada controlada”, tratando-se ser, apenas galhos e restos de pés de laranjas. Por este motivo o fogo apagou naturalmente rápido.  

 “São feitos vários montes de restos das árvores, com espaçamento entre eles e, em seguida, é ateado fogo. Para se fazer esse tipo de queimada existem regras, como por exemplo, condições climáticas, dia e horário”, disse Luciano Bomfim.   

Luciano ainda alertou que, considerando os montes de galhos já formados (veja imagens abaixo), em breve poderá acontecer novamente.


“Vale lembrar que, para esse tipo de “queima controlada”, a propriedade rural requer autorização junto a CETESB que é o órgão ambiental estadual e a defesa agropecuária e rural, nessa autorização constam as regras a serem aplicadas para tal operação de queima”, completou Luciano.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Motorista que atropelou casal que passeava com cachorros no Jardim das Palmeiras, em Conchal, em 2024, é preso nesta sexta-feira após longa investigação da Polícia Civil

Policiais militares ajudam jovem de 25 anos a dar à luz em Conchal

Prefeitura de Conchal abre concurso público com 65 vagas + Cadastro de Reserva para nível de alfabetizado a superior

Conchal vive noite de encanto no Acender das Luzes de Natal

GCM de Conchal cumpre três mandados de prisão em menos de uma semana — Um indivíduo procurado por homicídio, um por furto e outro por furto qualificado