Pular para o conteúdo principal

Moradores relatam aparições frequentes de escorpiões no Boa Vista em Conchal - “Esse já o quinto {escorpião} que aparece na minha casa só este mês”, disse um dos moradores.


Moradores do bairro Boa Vista, localizado próximo ao Cristo, na Avenida União, no município de Conchal (SP), estão assustados com a quantidade de escorpiões que tem aparecido nas últimas semanas.

Eles dizem que o problema já acontece há vários meses, porém, as aparições passaram a ser mais frequentes nas últimas semanas.

“Esse já o quinto {escorpião} que aparece na minha casa só este mês”, disse um dos moradores.

O bairro faz fundos com a parte alta do Lago Municipal, onde a limpeza e manutenção é bastaste precária, conforme fomos informados e, em outras oportunidades também noticiamos.

Nesta manhã o F5 entrou em contato com a prefeitura para falar sobre o assunto.


Fomos informados que, a prefeitura está realizando a limpeza em diversos pontos na cidade, inclusive essa semana estão trabalhando em uma área no Jardim São Paulo. O responsável pelas limpezas que estão acontecendo nos informou que será solicitado com urgência o trabalho no bairro Boa Vista. Um processo licitação para contratação de empresa de dedetização também está em andamento.

População precisa colaborar

Muitos devem se lembrar do caso acontecido em 2019, quando uma criança moradora do bairro São Paulo, foi picada por um escorpião e quase perdeu a vida. Naquela ocasião a área do bairro onde foi constatado centenas de escorpiões, foi totalmente limpo pela prefeitura, além de outras melhorias. Recentemente o F5 passou pelo mesmo local que, já está sendo usado como depósito de lixos e entulhos, todo tipo de material é jogado por populares.

A população precisa colaborar, não jogando lixo e entulhos em locais inadequados e também denunciar quando ver alguém praticando o descarte ilegal.

Estado de SP registra mais de 16 mil casos de pessoas picadas por escorpiões de janeiro a agosto deste ano; três morreram

O estado de São Paulo registrou 16.248 casos de pessoas picadas por escorpiões neste ano, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. Os dados são de janeiro a agosto de 2021. Em todo ano passado foram mais de 36.109 casos e 7 mortes.

Especialistas fazem alertas para que a população tome cuidados com lixos e entulhos. Segundo eles, a incidência de invertebrados aumenta em estações mais quentes, como a primavera e o verão.


Os escorpiões são invertebrados artrópodes da classe dos aracnídeos. Quando picam uma pessoa com sua cauda, podem inocular veneno, mas nem sempre.

“ O escorpião começa a aparecer nesta época com mais frequência por que o número de presas dele, com o calor, aumenta. Consequentemente ele vai sair mais à caça e vai entrar nessa alta de reprodução”, disse o biólogo Fernando Magnani, em entrevista ao G1

Segundo especialistas, o veneno de escorpião pode levar mais riscos a saúde de crianças e idosos.

“Havendo o encontro com o escorpião, é sempre obrigatório levar essa vítima para atendimento médico”, falou Rodolpho Telarolli, médico sanitarista. Segundo o médico, o uso do soro antiescorpiônico não é rotineiro.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ação da Polícia Civil em Conchal mira fraudes em gestões passadas; servidor é afastado e empresário preso por porte ilegal de arma

Criança morre e outras ficam feridas após adolescente invadir escola no RS com faca

🚨 Adolescente é flagrado com mais de 130 cigarros eletrônicos em Conchal

Júlia e Yara Chiarotto são homenageadas pela Câmara de Conchal com Moções de Aplausos por conquistas acadêmicas e profissionais de destaque

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal