Pular para o conteúdo principal

Moradores relatam aparições frequentes de escorpiões no Boa Vista em Conchal - “Esse já o quinto {escorpião} que aparece na minha casa só este mês”, disse um dos moradores.


Moradores do bairro Boa Vista, localizado próximo ao Cristo, na Avenida União, no município de Conchal (SP), estão assustados com a quantidade de escorpiões que tem aparecido nas últimas semanas.

Eles dizem que o problema já acontece há vários meses, porém, as aparições passaram a ser mais frequentes nas últimas semanas.

“Esse já o quinto {escorpião} que aparece na minha casa só este mês”, disse um dos moradores.

O bairro faz fundos com a parte alta do Lago Municipal, onde a limpeza e manutenção é bastaste precária, conforme fomos informados e, em outras oportunidades também noticiamos.

Nesta manhã o F5 entrou em contato com a prefeitura para falar sobre o assunto.


Fomos informados que, a prefeitura está realizando a limpeza em diversos pontos na cidade, inclusive essa semana estão trabalhando em uma área no Jardim São Paulo. O responsável pelas limpezas que estão acontecendo nos informou que será solicitado com urgência o trabalho no bairro Boa Vista. Um processo licitação para contratação de empresa de dedetização também está em andamento.

População precisa colaborar

Muitos devem se lembrar do caso acontecido em 2019, quando uma criança moradora do bairro São Paulo, foi picada por um escorpião e quase perdeu a vida. Naquela ocasião a área do bairro onde foi constatado centenas de escorpiões, foi totalmente limpo pela prefeitura, além de outras melhorias. Recentemente o F5 passou pelo mesmo local que, já está sendo usado como depósito de lixos e entulhos, todo tipo de material é jogado por populares.

A população precisa colaborar, não jogando lixo e entulhos em locais inadequados e também denunciar quando ver alguém praticando o descarte ilegal.

Estado de SP registra mais de 16 mil casos de pessoas picadas por escorpiões de janeiro a agosto deste ano; três morreram

O estado de São Paulo registrou 16.248 casos de pessoas picadas por escorpiões neste ano, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. Os dados são de janeiro a agosto de 2021. Em todo ano passado foram mais de 36.109 casos e 7 mortes.

Especialistas fazem alertas para que a população tome cuidados com lixos e entulhos. Segundo eles, a incidência de invertebrados aumenta em estações mais quentes, como a primavera e o verão.


Os escorpiões são invertebrados artrópodes da classe dos aracnídeos. Quando picam uma pessoa com sua cauda, podem inocular veneno, mas nem sempre.

“ O escorpião começa a aparecer nesta época com mais frequência por que o número de presas dele, com o calor, aumenta. Consequentemente ele vai sair mais à caça e vai entrar nessa alta de reprodução”, disse o biólogo Fernando Magnani, em entrevista ao G1

Segundo especialistas, o veneno de escorpião pode levar mais riscos a saúde de crianças e idosos.

“Havendo o encontro com o escorpião, é sempre obrigatório levar essa vítima para atendimento médico”, falou Rodolpho Telarolli, médico sanitarista. Segundo o médico, o uso do soro antiescorpiônico não é rotineiro.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...