Pular para o conteúdo principal

ONU: Comunicado pede que mortes no Complexo do Salgueiro sejam investigadas de forma imparcial

A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou comunicado nesta terça-feira, 23, pedindo que os fatos ocorridos nas mortes registradas após operação da Polícia Militar no Complexo do Salgueiro, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, fossem apurados imparcialmente.

“Pedimos ao Ministério Público que realize uma investigação independente e imparcial sobre as mortes, dentro dos padrões internacionais, e que seja garantido que os responsáveis destes atos prestem contas à Justiça”, afirmou a porta-voz do gabinete, Marta Hurtado.

Ela também citou uma “violação” à liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) que restringiu as operações policiais no Rio de Janeiro a casos “absolutamente excepcionais”, acompanhados pelo MP, enquanto durasse a pandemia da Covid-19.

“Do nosso escritório, reiteramos a proposta de abrir um diálogo para discutir o modelo atual de nossa política nas favelas”, disse a porta-voz, afirmando que o uso da violência deveria ser “último recurso” nessas ocasiões.


O comunicado foi divulgado um dia após oito corpos serem encontrados por moradores em um manguezal do Complexo horas após uma operação do Batalhão de Operações Especiais (Bope) passar pelo local.

A identidade das pessoas assassinadas não foi revelada até o momento, mas, de acordo com a polícia, todos usavam roupas camufladas e apenas um dos mortos não tinha antecedentes criminais.

Apesar da polícia confirmar apenas oito mortes no local, a Federação das Associações das Favelas do Rio de Janeiro narrou que 14 pessoas foram assassinadas, três delas do sexo feminino.

O Bope teria instalado a operação na região no domingo, 21, após uma denúncia informar que um dos responsáveis pela morte do sargento Leandro Rumbelsperger da Silva, de 38 anos, assassinado durante um patrulhamento na área, estava ferido no local.

Em pronunciamento feito por assessoria de imprensa, a PM informou que “equipes foram atacadas” nas proximidades de uma área de mangue e um “intenso confronto” ocorreu na região. Armas, munição, um uniforme camuflado e drogas teriam sido apreendidos pelo efetivo e um Inquérito Policial Militar (IPM) deve ser aberto para apurar a operação. Outros órgãos, como a Polícia Civil, Ministério Público e Defesa Civil também afirmaram que estão investigando o ocorrido.

Veja mais na Jovem Pan 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...