Pular para o conteúdo principal

Praça da Fonte Conchal: Novo lago ornamental recebe quatro espécies de peixes. Veja Vídeo.



A praça central do município de Conchal, popularmente conhecida como Praça da Fonte, está mudando a paisagem.

Tudo começou com a construção da casa do Papai Noel, atração que se tornou tradição para as famílias e, principalmente para as crianças, em todos os finais de ano. A casinha que antes era de madeira, agora foi construída com pedras. E não parou por aí.

O paisagismo também está recebendo nova roupagem. Um lago ornamental foi construído ao redor da casinha do Noel.



Na tarde de ontem, sexta-feira (12), o prefeito Vando Magnusson, juntamente com os colaboradores que estão trabalhando na restauração do local, depositaram quatro espécies de peixes no lago, que foram:

Carpa Japonesa - São carpas ornamentais, coloridas ou estampadas, que surgiram por mutação genética espontânea das carpas comuns (carpas cinza) na região de Niigata, no Japão, e que no período de 1804 e 1829 foram multiplicadas pelos piscicultores da região que aperfeiçoaram suas características chegando a obter três tipos híbridos: o Higoi (carpa vermelha), o Asagui (carpa azul e vermelha) e o Bekko (branca e preta).


Piraputanga - O peixe de água doce chamado Piraputanga é conhecido popularmente com o mesmo nome. Brycon microlepis. Sua espécie é distribuída na Bacia do Paraná-Paraguai e na região Centro-Oeste. O Piraputanga habita pequenas correntezas, remansos de corixos, à beira dos rios, poços e embaixo de árvores frutíferas.

Cascudo - O Cascudo é um peixe de fundo, onde vive raspando o substrato com seus inúmeros e delicados dentes. O peixe de água doce chamado Cascudo é conhecido popularmente como Acari, Cari, Boi-de-Guará e Uacari. Hypostomus affinis.

Lambari - Espécie onívoras alimentam-se de vários itens alimentares vegetais e animais (flores, frutos, sementes, insetos, crustáceos, algas, detritos, etc.) vivem em vários tipos de habitats. Os menores e mais coloridos têm importância como peixe ornamental.


Embora os peixes já estejam no lago, é importante lembrar que a obra da praça ainda não terminou. O lugar ainda não foi sinalizado e/ou colocado dispositivos de segurança para precaver acidentes.  A previsão do término do trabalho está prevista para as primeiras semanas de dezembro.

A população deve colaborar, não jogando e não permitindo que outros joguem comida, copos plásticos, latas ao qualquer objeto que possa atrapalhar a harmonia do local. O vandalismo deve de ser denunciado. Se o cidadão sentir receio em denunciar, fotografe ou filme o vândalo e envie as imagens aqui para o F5, que nós encaminharemos as autoridades competentes, preservando a identidade do denunciante.

A Cereja do Bolo

A restauração da fonte luminosa, já é reivindicação antiga de centenas de conchalenses. O recurso para a restauração foi conquistado pela vereadora Geny Sampaio, por meio de emenda parlamentar do deputado Barro Munhoz.

A obra já deveria estar em andamento, pois um processo de licitação foi iniciado, porém a empresa ganhadora do certame acabou sendo impugnada por um dos concorrentes. Segundo informações, por questões de apresentação de documentos. Esperamos que a restauração da fonte luminosa possa acontecer ainda este ano.



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ação da Polícia Civil em Conchal mira fraudes em gestões passadas; servidor é afastado e empresário preso por porte ilegal de arma

Criança morre e outras ficam feridas após adolescente invadir escola no RS com faca

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Júlia e Yara Chiarotto são homenageadas pela Câmara de Conchal com Moções de Aplausos por conquistas acadêmicas e profissionais de destaque

Câmara de Conchal aprova lei que garante matrícula de irmãos na mesma escola pública e cria novos programas sociais