Pular para o conteúdo principal

Praça da Fonte Conchal: Novo lago ornamental recebe quatro espécies de peixes. Veja Vídeo.



A praça central do município de Conchal, popularmente conhecida como Praça da Fonte, está mudando a paisagem.

Tudo começou com a construção da casa do Papai Noel, atração que se tornou tradição para as famílias e, principalmente para as crianças, em todos os finais de ano. A casinha que antes era de madeira, agora foi construída com pedras. E não parou por aí.

O paisagismo também está recebendo nova roupagem. Um lago ornamental foi construído ao redor da casinha do Noel.



Na tarde de ontem, sexta-feira (12), o prefeito Vando Magnusson, juntamente com os colaboradores que estão trabalhando na restauração do local, depositaram quatro espécies de peixes no lago, que foram:

Carpa Japonesa - São carpas ornamentais, coloridas ou estampadas, que surgiram por mutação genética espontânea das carpas comuns (carpas cinza) na região de Niigata, no Japão, e que no período de 1804 e 1829 foram multiplicadas pelos piscicultores da região que aperfeiçoaram suas características chegando a obter três tipos híbridos: o Higoi (carpa vermelha), o Asagui (carpa azul e vermelha) e o Bekko (branca e preta).


Piraputanga - O peixe de água doce chamado Piraputanga é conhecido popularmente com o mesmo nome. Brycon microlepis. Sua espécie é distribuída na Bacia do Paraná-Paraguai e na região Centro-Oeste. O Piraputanga habita pequenas correntezas, remansos de corixos, à beira dos rios, poços e embaixo de árvores frutíferas.

Cascudo - O Cascudo é um peixe de fundo, onde vive raspando o substrato com seus inúmeros e delicados dentes. O peixe de água doce chamado Cascudo é conhecido popularmente como Acari, Cari, Boi-de-Guará e Uacari. Hypostomus affinis.

Lambari - Espécie onívoras alimentam-se de vários itens alimentares vegetais e animais (flores, frutos, sementes, insetos, crustáceos, algas, detritos, etc.) vivem em vários tipos de habitats. Os menores e mais coloridos têm importância como peixe ornamental.


Embora os peixes já estejam no lago, é importante lembrar que a obra da praça ainda não terminou. O lugar ainda não foi sinalizado e/ou colocado dispositivos de segurança para precaver acidentes.  A previsão do término do trabalho está prevista para as primeiras semanas de dezembro.

A população deve colaborar, não jogando e não permitindo que outros joguem comida, copos plásticos, latas ao qualquer objeto que possa atrapalhar a harmonia do local. O vandalismo deve de ser denunciado. Se o cidadão sentir receio em denunciar, fotografe ou filme o vândalo e envie as imagens aqui para o F5, que nós encaminharemos as autoridades competentes, preservando a identidade do denunciante.

A Cereja do Bolo

A restauração da fonte luminosa, já é reivindicação antiga de centenas de conchalenses. O recurso para a restauração foi conquistado pela vereadora Geny Sampaio, por meio de emenda parlamentar do deputado Barro Munhoz.

A obra já deveria estar em andamento, pois um processo de licitação foi iniciado, porém a empresa ganhadora do certame acabou sendo impugnada por um dos concorrentes. Segundo informações, por questões de apresentação de documentos. Esperamos que a restauração da fonte luminosa possa acontecer ainda este ano.



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Condutores de ambos os veículos envolvidos em acidente na SP 191, são moradores de Conchal

Um trágico acidente na noite deste sábado (13) na rodovia "Wilson Finardi" - SP-191, próximo ao Centro de Ressocialização, deixou duas pessoas mortas e uma pessoa ferida. Um casal de idosos, residentes do Distrito de Tujuguaba, foi vítima fatal do incidente, que envolveu dois os veículos. Segundo informações preliminares da polícia, o acidente ocorreu por volta das 19h30, quando um carro Volkswagen/Gol, conduzido por um homem de 72 anos, e sua esposa, de 70 anos. Infelizmente, houve uma colisão frontal com um Honda/Civic, também operado por um morador local. Os Bombeiros Militares de Mogi Guaçu e os Bombeiros Municipais de Mogi Mirim foram rapidamente acionados para prestar socorro, porém, lamentavelmente, o casal não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local do acidente. O condutor do Honda Civic, de 74 anos, foi encaminhado à Santa Casa com ferimentos leves. A Intervias, concessionária responsável pela administração da rodovia, também prestou os primeiros