Pular para o conteúdo principal

Praça da Fonte Conchal: Novo lago ornamental recebe quatro espécies de peixes. Veja Vídeo.



A praça central do município de Conchal, popularmente conhecida como Praça da Fonte, está mudando a paisagem.

Tudo começou com a construção da casa do Papai Noel, atração que se tornou tradição para as famílias e, principalmente para as crianças, em todos os finais de ano. A casinha que antes era de madeira, agora foi construída com pedras. E não parou por aí.

O paisagismo também está recebendo nova roupagem. Um lago ornamental foi construído ao redor da casinha do Noel.



Na tarde de ontem, sexta-feira (12), o prefeito Vando Magnusson, juntamente com os colaboradores que estão trabalhando na restauração do local, depositaram quatro espécies de peixes no lago, que foram:

Carpa Japonesa - São carpas ornamentais, coloridas ou estampadas, que surgiram por mutação genética espontânea das carpas comuns (carpas cinza) na região de Niigata, no Japão, e que no período de 1804 e 1829 foram multiplicadas pelos piscicultores da região que aperfeiçoaram suas características chegando a obter três tipos híbridos: o Higoi (carpa vermelha), o Asagui (carpa azul e vermelha) e o Bekko (branca e preta).


Piraputanga - O peixe de água doce chamado Piraputanga é conhecido popularmente com o mesmo nome. Brycon microlepis. Sua espécie é distribuída na Bacia do Paraná-Paraguai e na região Centro-Oeste. O Piraputanga habita pequenas correntezas, remansos de corixos, à beira dos rios, poços e embaixo de árvores frutíferas.

Cascudo - O Cascudo é um peixe de fundo, onde vive raspando o substrato com seus inúmeros e delicados dentes. O peixe de água doce chamado Cascudo é conhecido popularmente como Acari, Cari, Boi-de-Guará e Uacari. Hypostomus affinis.

Lambari - Espécie onívoras alimentam-se de vários itens alimentares vegetais e animais (flores, frutos, sementes, insetos, crustáceos, algas, detritos, etc.) vivem em vários tipos de habitats. Os menores e mais coloridos têm importância como peixe ornamental.


Embora os peixes já estejam no lago, é importante lembrar que a obra da praça ainda não terminou. O lugar ainda não foi sinalizado e/ou colocado dispositivos de segurança para precaver acidentes.  A previsão do término do trabalho está prevista para as primeiras semanas de dezembro.

A população deve colaborar, não jogando e não permitindo que outros joguem comida, copos plásticos, latas ao qualquer objeto que possa atrapalhar a harmonia do local. O vandalismo deve de ser denunciado. Se o cidadão sentir receio em denunciar, fotografe ou filme o vândalo e envie as imagens aqui para o F5, que nós encaminharemos as autoridades competentes, preservando a identidade do denunciante.

A Cereja do Bolo

A restauração da fonte luminosa, já é reivindicação antiga de centenas de conchalenses. O recurso para a restauração foi conquistado pela vereadora Geny Sampaio, por meio de emenda parlamentar do deputado Barro Munhoz.

A obra já deveria estar em andamento, pois um processo de licitação foi iniciado, porém a empresa ganhadora do certame acabou sendo impugnada por um dos concorrentes. Segundo informações, por questões de apresentação de documentos. Esperamos que a restauração da fonte luminosa possa acontecer ainda este ano.



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...