Pular para o conteúdo principal

Especialistas investigam causas de centenas pássaros que caíram mortos na Espanha

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/historia-hoje/centenas-de-passaros-caem-mortos-na-espanha.phtml?fbclid=IwAR1Yr4NaNN1oacfToxR9KSvlXjw5LNbsDBjLy7IdrT31bFixoXrm6AfvZd0

Os moradores da cidade de Ferrol, localizada no norte da Espanha, vivenciaram um fenômeno perturbador na sexta-feira 26/11, quando centenas pássaros teriam subitamente desabado dos céus, mortos.

"Mais de mil voaram pelas torres e um grupo de cerca de 200 veio em direção às casas, perto do hospital, e começaram a cair em cima de nós, tanto em mim como em outra garota que descia a rua. Ficamos estarrecidos", narrou um transeunte que presenciou o episódio em entrevista ao La Voz de Galicia, um jornal local.

A causa da morte de tantas aves, que eram estorninhos, está atualmente sendo alvo de investigação por pesquisadores do Centro de Recuperação da Vida Selvagem de Oleiros, que receberam 127 carcaças recolhidas da região onde a "chuva de pássaros" ocorreu.


Além destes, o laboratório também conseguiu alguns espécimes com vida, embora muito debilitadas e frequentemente já incapazes de voar.

Até o momento, as hipóteses de os animais terem sido eletrocutados ou então acometidos por uma gripe aviária foram descartadas. Um outro detalhe de relevância é que todos os esterninhos apresentavam lesões hemorrágicas que não podem ser conectadas a infecções de nenhum tipo. 


Algumas das teorias levantadas pelos especialistas são relativas a uma possível intoxicação ou então colisão em massa entre os pássaros enquanto eles voavam em formação.

No início de 2021, conforme repercutido pelo UOL, uma outra cidade espanhola foi palco de um episódio semelhante.  Os motivos das mortes das aves, neste caso, foram determinados como resultado da liberação de produtos químicos no ar por uma petroquímica da região. 


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...