Pular para o conteúdo principal

Governo João Doria proíbe policiais de divulgarem ocorrências nas redes sociais – O anúncio foi feito pelo Comando Geral da Polícia Militar do Estado de SP



O Comando Geral da Polícia Militar baixou norma publicada no Diário Oficial do Estado que proíbe, a partir desta quarta-feira (29/12) a publicação nos perfis pessoais dos membros da corporação de qualquer texto ou imagem relacionada à corporação.

De acordo com a DIRETRIZ Nº PM3-006/02/21, do Estado Maior da Polícia Militar, os policiais militares não podem mais publicar no Facebook, Instagram ou Twitter, imagens de seus trabalhos junto à comunidade. Não podem mais tirar fotos ao lado de viaturas e muito menos exibir qualquer equipamento de trabalho ou fazer comentários relacionados às ocorrências.

O Comando Geral da PM determina que as ocorrências devem ser filtradas pelo Departamento de Comunicação Social e, a partir da publicação nos canais oficiais da corporação, é que os soldados podem fazer compartilhamentos, mas se eximindo de comentários sobre as publicações.

De acordo com informações, a decisão ocorre mais por abusos cometidos por algumas pessoas – como reportagem publicada no site de policiais em outros estados que estão “monetizando” suas páginas.



Pela norma publicada no Diário Oficial, os policiais militares devem zelar pelo nome da PM nas mídias digitais e não devem fazer comentários, “para evitar mal-entendidos e polêmicas que Diz ainda que não podem publicar fotos, conteúdos ou comentários de colegas de trabalho sem as devidas anuências; não publicar fotos, conteúdos ou comentários de caráter exclusivamente pessoal durante o horário de serviço; não utilizar o ambiente virtual como alternativa para aquilo que não se deva praticar no ambiente real; não publicar conteúdos sobre assuntos incompatíveis com a classe policial-militar”.

O comando da PM orienta os policiais a partir desta data a usar perfis privados/fechados, de modo a ter mais controle acerca do público visualizador dos conteúdos publicados. Os policiais militares que descumprirem as regras estarão sujeitos aos Códigos Penal e Penal Militar.

A nova regra proíbe inclusive os policiais de usarem o brasão da PM em seus perfis pessoais. Para a Imprensa as medidas adotadas serão péssimas para a publicidade de ocorrências policiais, uma vez que o Departamento de Comunicação Social da Polícia Militar em São Paulo não dá conta de responder aos questionamentos feitos por jornais, rádios e emissoras de TVs de todo o Estado. Às vezes as respostas nunca chegam.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...