Pular para o conteúdo principal

IPVA: Valor venal dos veículos sobe 22,54% em média no Estado de São Paulo

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/12/22/governo-de-sp-divulga-valor-venal-dos-veiculos-para-pagamento-do-ipva-2022-veja-tabela.ghtml

O governo de São Paulo divulgou nesta quarta-feira (22) os valores venais das 12.221 diferentes marcas dos veículos disponíveis para o pagamento da Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022. A consulta de quanto cada proprietário vai pagar exatamente de IPVA ainda não está disponível e deve ser disponibilizada até 31 de dezembro.

A Secretaria da Fazenda prevê arrecadar R$ 21,8 bilhões com o IPVA em 2022. O Diário Oficial divulgou nesta manhã o valor venal e para saber o valor aproximado do imposto é preciso fazer um cálculo baseado na alíquota do veículo. Também é possível consultar o valor venal pena internet com o código de IPVA e o ano de fabricação do veículo.

As alíquotas do imposto para veículos particulares novos e usados permanecem as mesmas:

·       4% para carros de passeio;

·       2% para motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado;

·       1,5% para caminhões;

·       veículos de locadoras, registrados em São Paulo, terá alíquota reduzida de 4% para 1%.

Em 2021, o valor venal dos veículos subiu 22,54% em média, segundo a pesquisa anual feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para a Secretaria de Fazenda e Planejamento.



A maior valorização foi registrada nos preços de venda de caminhões usados, que apresentaram 25,17%. A alta foi seguida por camionetas e utilitários, com 23,50%. As motocicletas fecharam em 23,33%. Já os preços de venda de automóveis registraram média de 21,99% acima do valor apurado no ano anterior. Os ônibus e micro-ônibus tiveram 15,57% de variação.

Calendário de pagamento

Nesta terça-feira (21), foi divulgado o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022. Os proprietários de veículos usados que quitarem o imposto em parcela única terão um desconto de 9%. Antes, o pagamento em uma única parcela tinha desconto de 3% do valor total do imposto. Também será possível fazer o pagamento do IPVA em até cinco vezes sem juros.

O calendário de pagamento começa no dia 10 de janeiro. Os proprietários de veículos usados que pagarem o imposto integralmente em fevereiro ou optarem pelo parcelamento, terão redução de 5%.

Para os donos de veículos 0 km, o desconto continua de 3% no pagamento até o quinto dia da emissão da nota fiscal, e os que preferirem também poderão parcelar em cinco vezes, sem desconto.



A Assembleia Legislativa do estado de São Paulo aprovou na semana passada o Projeto de Lei que aumentou o parcelamento do IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor) para veículos usados em até cinco vezes. Antes, o pagamento ocorria em três parcelas, no máximo.

O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.

A frota total no estado de São Paulo é de aproximadamente 26 milhões de veículos. Desses, 17,8 milhões estão sujeitos ao recolhimento do IPVA e 7,5 milhões estão isentos por terem mais de 20 anos de fabricação.

Cerca de 612 mil veículos são considerados isentos, imunes ou dispensados do pagamento (como taxistas, pessoas com deficiência, igrejas, entidades sem fins lucrativos, veículos oficiais e ônibus/micro-ônibus urbanos).

Veja data das parcelas:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...