Pular para o conteúdo principal

Aposentadorias e pensões terão reajuste em 2022 - Quem ainda não completou os 12 meses cheios terá direito a reajustes percentuais menores

 


Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) terão seus benefícios reajustados a partir do dia 25 de janeiro. A correção será de 10,16% para todos os segurados que ganham mais de um salário mínimo e começaram a receber os pagamentos até janeiro de 2021.

Quem ainda não completou os 12 meses cheios terá direito a reajustes percentuais menores. Esse grupo é formado por todos os cidadãos que receberam a primeira parcela após fevereiro do ano passado.



Já para aqueles que ganham um salário mínimo por mês, a correção foi de 10,18%, para R$ 1.212. O novo piso do instituto está em vigência desde o dia 1º de janeiro de 2022.

Por que os valores foram reajustados?

De acordo com a legislação, o governo precisa atualizar a remuneração de segurados do INSS para garantir a manutenção do seu poder de compra. Ela deve ser feita com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior, apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mais cedo neste mês, o órgão divulgou que o INPC de 2021 ficou em 10,16%. O indexador mede a inflação para famílias que ganham de um a cinco salários mínimos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jardim Santana em Conchal: Decisão judicial suspende pagamentos, Município aponta descumprimento de prazos e empresa afirma que obras seguem e que denúncias são improcedentes

Após décadas dependente de Mogi Mirim, Conchal terá seu próprio Cartório de Registro de Imóveis ainda em 2025

Conchal publica edital para leilão eletrônico de 15 imóveis municipais

Banda Trinado reúne público expressivo em apresentação no Bar do Fabinho; veja as fotos

Brasil é Campeão Mundial de Churrasco — e conchalense Raphael Gelly integra equipe histórica no Chile