Pular para o conteúdo principal

Leitos de UTI na rede pública chegam a 100% de ocupação em Piracicaba - Na rede particular, a taxa é de 74%.

Conteúdo G1 https://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2022/01/29/piracicaba-fica-sem-vagas-em-leitos-publicos-de-uti-para-pacientes-com-covid-pela-1a-vez-em-2022.ghtml

A Prefeitura de Piracicaba (SP) confirmou neste sábado (29) ocupação de 100% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para pacientes com Covid-19 na rede pública de saúde. Isso significa que as 20 estruturas disponíveis estão com pacientes, e não há mais vagas. Na rede particular, a taxa é de 74%.

Os leitos de terapia intensiva são destinados aos casos graves da doença. O boletim de prefeitura indica, ainda, que a ocupação nas enfermarias, onde ficam pacientes com quadros menos complexos, é de 84% no Sistema Único de Saúde (SUS).

Já nos hospitais particulares, a ocupação nas enfermarias é de 71%.

De acordo com os boletins diários emitidos pela prefeitura, esta é a primeira vez no ano que Piracicaba fica sem leitos de UTI Covid no SUS. Há uma semana, 22 de janeiro, a ocupação era de 90%.



Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que "todos os pacientes internados estão devidamente assistidos por equipes médicas especializadas e que a liberação de novos leitos já foi solicitada a Secretaria de Estado de Saúde".

A pasta argumenta que possui capacidade para ampliar o número de leitos de UTI, já que, em julho do ano passado, somente no SUS eram mais de 80 leitos disponibilizados, com ocupação média de 54%.

"A retomada da oferta destes leitos tem sido feita de forma gradativa seguindo as orientações do Governo do Estado e do Ministério da Saúde, conforme disponibilidade junto aos hospitais da cidade e região", afirmou a Saúde municipal.

Aumento progressivo desde início de janeiro

No primeiro boletim do ano sobre a pandemia, em 4 de janeiro, a prefeitura registrava 24% de ocupação nas UTIs Covid no SUS municipal. Dois dias depois, a administração informou que voltaria a divulgar os boletins diários em virtude do aumento expressivo de casos.

Além dos casos, a taxa de ocupação em UTI passou a subir. Já em 6 de janeiro, estava em 50%. No dia 12, passou para 58%. Houve queda no dia 16, para 43%, mas seguida de novas altas.



Há 10 dias, em 19 de janeiro, chegou a 67%. Na sexta-feira (21) passada, saltou para 80% e, no dia seguinte, 91%. Nesta sexta (28), chegou a 95%.

Casos e mortes

Neste sábado, Piracicaba teve mais uma morte pela doença causada pelo novo coronavírus, o que elevou o total desde o início da prefeitura para 1.445. O número de casos chegou a 79.816, com mais 330 novas confirmações.

A morte mais recente é de um homem de 68 anos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Acidente envolvendo dois veículos causa a morte de duas vítimas na Rod. Prof. Zeferino Vaz em Tujuguaba (Conchal)

  Duas pessoas perderam a vida e outras duas ficaram feridas na tarde desta quinta-feira (12), em um acidente envolvendo dois veículos na Rodovia Professor Zeferino Vaz, próximo ao distrito de Tujuguaba. O acidente aconteceu por volta das 17h30min, no   Km 174+900 da rodovia, no sentido Sul, em direção a Engenheiro Coelho. Os veículos, uma Amarok e uma Saveiro, seguiam no mesmo sentido quando a colisão ocorreu. No veículo Amarok, estavam um homem e uma mulher, que, apesar de sofrerem ferimentos leves, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhados ao Hospital Madre Vannini, em Conchal. Suas identidades não foram divulgadas, porém, são moradores de Conchal. Infelizmente, a tragédia se abateu sobre os ocupantes da Saveiro, onde estavam dois homens que não resistiram aos ferimentos e entraram em óbito ainda no local do acidente. Os nomes das vítimas fatais e informações sobre suas origens ainda estão sob investigação, e seus corpos for