Pular para o conteúdo principal

Aposentados podem recuperar descontos indevidos no consignado por meio do Sistema Valores a Receber do Banco Central

Segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem recuperar descontos indevidos no consignado por meio do Sistema Valores a Receber do Banco Central (BC). A instituição criou a ferramenta para ajudar as pessoas físicas e jurídicas a saber se possuem dinheiro esquecido em algum banco.

Diante disso, os recursos que foram descontados na folha dos beneficiários devido a operações de crédito consignado em bancos, mesmo que tenha ocorrido a portabilidade do crédito para outra instituição financeira podem ser recuperados. O BC informar que a devolução será realizada a partir do dia 2 de maio.

Como saber se tenho valores a receber?

O interessado deve acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br e informar o número do CPF (caso seja pessoas física) ou o número do CNPJ (caso seja pessoa jurídica), além da data de nascimento ou de criação da empresa.

Caso ao realizar a consulta a resposta seja positiva para valores a receber de bancos, fique atendo a data em que o sistema vai te informar para retornar ao site do BC e prosseguir com a operação.

No entanto, para receber o dinheiro, é preciso ter uma conta gov.br nível prata ou ouro. Para retirar o valor deverá ser usado o login Gov.br, conta criada no site do Governo Federal. Também será preciso indicar uma conta bancária para transferência.

Na etapa seguinte, o cidadão consultará diretamente os valores esquecidos, normalmente oriundos de:

·       Tarifas e parcelas de operações de crédito mesmo que não haja um termo de compromisso assinado pela instituição financeira com o Banco Central;

·       Contas de pagamento pré-pagas ou pós-pagas;

·       Contas encerradas em corretoras ou distribuidoras de títulos mobiliários.

Em breve o Banco Central divulgará os procedimentos para quem tem valores a receber “por terceiros legalmente autorizados (procurador, tutor, curador, herdeiro, inventariante ou responsável por menor não emancipado) ”.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Motorista que atropelou casal que passeava com cachorros no Jardim das Palmeiras, em Conchal, em 2024, é preso nesta sexta-feira após longa investigação da Polícia Civil

Policiais militares ajudam jovem de 25 anos a dar à luz em Conchal

Prefeitura de Conchal abre concurso público com 65 vagas + Cadastro de Reserva para nível de alfabetizado a superior

Conchal vive noite de encanto no Acender das Luzes de Natal

GCM de Conchal cumpre três mandados de prisão em menos de uma semana — Um indivíduo procurado por homicídio, um por furto e outro por furto qualificado