Pular para o conteúdo principal

Brasileiros estão tomando crédito cada vez mais alto no mercado e se endividando cada vez mais

Um relatório que foi publicado pela XP Investimentos mostrou que os brasileiros estão cada vez mais entrando em dívidas e em linhas de crédito. O ano de 2021 foi marcado por uma inflação acima dos dois dígitos e com muita preocupação fiscal, o que fez com que muitos recorressem a algumas alternativas para sanar seus débitos.

Para 2022, as expectativas não são muito positivas, ainda mais se for levado em consideração as incertezas que podem surgir com o resultado das eleições. Em um cenário conturbado como esse, é cada vez mais preocupante que as famílias continuem a adquirir dívidas e linhas de crédito que na sua maioria, são cada vez mais caras, com a alta dos juros.

Saldo de crédito para pessoas físicas cresceu 21% em 2021

No relatório, a analista Camilla Dolle apontou que o saldo de crédito para pessoas físicas cresceu 21% no último ano. Em comparativo com o ano anterior, o aumento tinha sido de 10%, o que mostra que os pedidos de linha de crédito dobraram nos últimos 12 meses.

Outro dado relevante mostra que houve uma maior contribuição para esse recente crescimento de pessoas físicas que tiveram acesso a linhas de crédito, na maioria dos casos sem garantias. A maioria dos pedidos de empréstimo foi referente ao cartão de crédito e crédito consignado, com o dobro do crescimento que foi visto em 2018 e 2019.


O crescimento do cartão de crédito representou um crescimento de aproximadamente 30% no último ano. Só não cresceu mais do que o crédito consignado em 2021, que teve um aumento de 40% em relação à 2020.

Juros do crédito rotativo segue subindo em níveis surreais

A taxa de juros do cartão de crédito rotativo subiu em dezembro para 349,6%. Já a taxa do cartão de crédito parcelado terminou em 2021 em 158,61% de média. Em relação ao cartão de crédito não consignado, a taxa média de juros que foi observada pelo Banco Central do Brasil fechou janeiro em 68,41%.

Essa foi uma das linhas que ficou mais acessível desde que a taxa de juros (Selic) iniciou o período de altas históricas, que em março já vai completar 1 ano de aumentos consecutivos.

Mesmo estando abaixo dos três dígitos, essa taxa ainda é sim uma das mais caras do mercado financeiro. Apenas para se ter uma ideia do tamanho da discrepância, a taxa do crédito consignado para o setor público tem um juros médio de 20,5% ao ano, sendo que essa taxa para o setor privado saltou para 35% ao ano.

Nível de comprometimento financeiro das famílias é o maior dos últimos 15 anos

De acordo com o documento que foi publicado pela XP Investimentos, no último ano as famílias atingiram o maior nível de endividamento dos últimos 15 anos. A tendência é que siga em trajetória de elevação também em 2022.

Até outubro de 2021, o endividamento das famílias chegou a 51%, que é o maior da série que foi iniciada em 2005. Sem um avanço do PIB, é díficil que o cenário mude tão cedo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Acidente envolvendo dois veículos causa a morte de duas vítimas na Rod. Prof. Zeferino Vaz em Tujuguaba (Conchal)

  Duas pessoas perderam a vida e outras duas ficaram feridas na tarde desta quinta-feira (12), em um acidente envolvendo dois veículos na Rodovia Professor Zeferino Vaz, próximo ao distrito de Tujuguaba. O acidente aconteceu por volta das 17h30min, no   Km 174+900 da rodovia, no sentido Sul, em direção a Engenheiro Coelho. Os veículos, uma Amarok e uma Saveiro, seguiam no mesmo sentido quando a colisão ocorreu. No veículo Amarok, estavam um homem e uma mulher, que, apesar de sofrerem ferimentos leves, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhados ao Hospital Madre Vannini, em Conchal. Suas identidades não foram divulgadas, porém, são moradores de Conchal. Infelizmente, a tragédia se abateu sobre os ocupantes da Saveiro, onde estavam dois homens que não resistiram aos ferimentos e entraram em óbito ainda no local do acidente. Os nomes das vítimas fatais e informações sobre suas origens ainda estão sob investigação, e seus corpos for