Pular para o conteúdo principal

681 sargentos são formados no curso superior de tecnólogo pela Polícia Militar de SP



A Polícia Militar formou, na manhã desta sexta-feira (11), 681 sargentos no Curso Superior Tecnólogo de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública. O secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, participou da solenidade, na Escola Superior de Sargentos, no bairro do Tatuapé, na zona leste da Capital. https://reporterbetoribeiro.com.br/policia-militar-de-sp-forma-681-sargentos-no-curso-superior-de-tecnologo/
 
O curso, iniciado em maio de 2021, foi concluído por 579 homens e 102 mulheres que já integravam a instituição e, agora, sobem de patente. 
 
Em mais de 1.600 horas de aula, foram abordadas disciplinas como Inteligência Policial, Doutrina de Polícia Comunitária e Ostensiva, Direitos Humanos, Direito Penal e Legislação, Gerenciamento de Crises, entre outras.
 

Para ingresso, o policial precisava, entre outros requisitos, ser cabo ou soldado de 1ª classe, com pelo menos cinco anos de serviço, estar no efetivo exercício das funções policiais-militares e ter comportamento considerado, no mínimo, bom nos últimos dois anos. Além disso, era preciso ter sido considerado apto em inspeção de saúde e em teste de aptidão física.
 
Paraninfo

O paraninfo da turma foi o tenente-coronel Wigberto Ribeiro Júnior, da reserva. Nascido em Barra do Piraí (RJ), em 30 de agosto de 1944, ingressou como soldado na então Força Pública em 1966.  Foi promovido a cabo em 1967 e a 3º sargento em dezembro de 1968, sendo classificado no Batalhão de Guarda, atualmente Escola Superior de Sargentos.
 
Ele Ingressou na Academia de Polícia Militar do Barro Branco em 1972, sendo declarado aspirante a oficial. Cursou Mestrado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública em 1990.  O oficial trabalhou em diversas unidades na PM, tendo encerrado sua carreira em 2009, na Escola Superior de Sargentos. 
 

O tenente-coronel Wigberto, quando no posto de capitão, compôs a letra da Canção da Escola Superior de Soldados.
 
Patrono

O patrono da turma foi o 1º sargento Lucas Cordeiro Mastrocolla. Ele pertencia ao efetivo da Escola Superior de Sargentos e faleceu em 19 de março de 2021 em decorrência de complicações da Covid-19. O policial deixou esposa e um filho de 11 meses. Ele atuou na PM por 17 anos. Na Escola Superior de Sargentos, ficou por 1 ano e 4 meses na função de preceptor de Pelotão na 4ª Companhia Escola. Participou da formação do CAS-II/20, CFS-I/20, CFSd – I e II/19, totalizando 1.280 alunos, além de ser professor das matérias de Planejamento Operacional e Escrituração Profissional.

*Com informações: Repórter Beto Ribeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...