Pular para o conteúdo principal

Alopecia areata: Entenda a doença que acomete Jada Smith e faz cair o cabelos


A cerimônia do Oscar 2022, realizada no último domingo (27), direcionou os holofotes para a alopecia areata – doença que faz cair os pelos do corpo – depois que o comediante Chris Rock fez uma piada sobre Jada Pinkett Smith, que sofre com a condição, e acabou levando um tapa do ator Will Smith, que é casado com a atriz. https://noticias.r7.com/saude/entenda-o-que-e-alopecia-areata-doenca-que-acomete-jada-smith-e-faz-cair-o-cabelos-28032022?fbclid=IwAR2rgM6Djd42fEiunFwacJU2bFPOINYolx8wflIAi8iNR-LYQBzZsL9ykRE

Depois de ser diagnosticada com a doença, Jada adotou o visual de cabelos raspados, e decidiu assumir a estética sem os fios. Em 2021, ela compartilhou um vídeo no Instagram em que mostra as falhas e escreveu: “eu e essa alopecia vamos ser amigas... ponto final!”.


O dermatologista Luann Lôbo, especialista em dermatologia clínica, explica que a alopecia areata é uma doença autoimune, isto é, causada por uma auto agressão do sistema imunológico aos pelos e folículos pilosos, que acaba ocasionando a queda dos fios de qualquer região do corpo, desde a cabeça, até axilas, sobrancelhas e região pubiana.

"É uma doença de pele de origem multifatorial, porque o paciente precisa ter uma predisposição genética, além da existência de alguns gatilhos ambientais. Diversos estudos sugerem que alterações psicossomáticas, como depressão, são possíveis gatilhos para quem já é predisposto ao quadro, por exemplo”, ressalta o médico.

A alopecia areata pode acontecer de forma assintomática, caracterizada pela perda repentina dos cabelos, ou com sintomas de ardência e coceira na região onde os fios começaram a cair. Além disso, as falhas capilares podem aparecer de forma circunscrita, como um círculo no couro cabeludo.

“Não existe prevenção. Se a pessoa tem predisposição genética, com muitos familiares que são acometidos pela doença, o que orientamos é evitar possíveis gatilhos ambientais, ter a parte psicológica sempre muito bem alinhada, mas isso não é um bloqueio completo contra a doença”, afirma Lôbo.

Apesar de não ter cura definitiva, o dermatologista destaca que existe uma grande variedade de tratamentos que podem controlar o quadro. As formas de tratar podem incluir desde aplicações de corticoides e imunomoduladores diretamente na pele, à medicação oral.

“Tem procedimentos como infiltração de corticoide na pele, fototerapia com irradiação ultravioleta e até mesmo microagulhamento. Sempre orientamos um tratamento multidisciplinar, tem várias doenças na dermatologia que requerem um segmento multidisciplinar com psicólogo, às vezes até mesmo um psiquiatra”, ressalta o especialista.

Vale destacar que a alopecia areata não é uma doença contagiosa e não pode ser transmitida por meio do toque, por exemplo.

*Com informações: R7.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...