Pular para o conteúdo principal

Dança das cadeiras: Bolsonaro faz ato de despedida de ministros que devem disputar eleições e dá posse a substitutos


O presidente Jair Bolsonaro participou nesta quinta-feira (31) no Palácio do Planalto uma cerimônia de despedida para os ministros que devem disputar as eleições deste ano. No mesmo ato, Bolsonaro deu posse aos substitutos. https://g1.globo.com/politica/noticia/2022/03/31/bolsonaro-faz-ato-de-despedida-de-ministros-que-devem-disputar-eleicoes-e-da-posse-a-substitutos.ghtml

A cerimônia não havia terminado até a última atualização desta reportagem.

A legislação eleitoral determina a saída dos ministros que vão disputar as eleições. O nome técnico é "desincompatibilização", e a medida deve acontecer até seis meses antes do pleito. O primeiro turno deste ano está marcado para 2 de outubro.


Durante a cerimônia, os ministros que deixam os cargos fizeram discursos de agradecimento a Bolsonaro.

Mais cedo, nesta quinta, o "Diário Oficial da União" publicou nove trocas de ministros (veja a lista mais abaixo).

Ainda não foi oficializada, contudo, a saída do ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, que também deve deixar o cargo.

A colunista do g1 Ana Flor informou que Braga Netto tem o perfil que Bolsonaro quer para ser o candidato a vice-presidente. O atual vice, Hamilton Mourão, deve disputar uma vaga no Senado, pelo Rio Grande do Sul.

O sucessor de Braga Netto deve ser o general Paulo Sérgio Nogueira, atual comandante do Exército, que será substituído pelo general Marco Antônio Freire Gomes. A passagem de comando do Exército está prevista para a tarde desta quinta.

Daniel Silveira

Aliado do presidente Jair Bolsonaro, o deputado Daniel Silveira participou da cerimônia na primeira fileira destinada aos convidados.

Réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por atos antidemocráticos, Daniel Silveira chegou a ser preso, mas depois foi solto sob algumas condições, entre as quais não se comunicar com outros investigados e ficar fora das redes sociais.

Segundo a Procuradoria Geral da República (PGR), porém, Silveira continua participando de eventos públicos para ameaçar a democracia, as instituições e ministros do STF, em especial Alexandre de Moraes.

Alexandre de Moraes, então, determinou a instalação de tornozeleira eletrônica em Daniel Silveira. O parlamentar, contudo, se recusou a receber o equipamento. No Planalto, questionado por jornalistas se estava usando a tornozeleira, Silveira disse que não.

As mudanças

Veja as mudanças oficializadas até o momento no primeiro escalão do governo federal:

INFRAESTRUTURA

- Quem sai: Tarcísio de Freitas, pré-candidato ao governo de São Paulo;

- Quem entra: Marcelo Sampaio, que era secretário-executivo do ministério.
CIDADANIA

- Quem sai: João Roma, pré-candidato ao governo da Bahia. Volta à Câmara dos Deputados;

- Quem entra: Ronaldo Vieira Bento, que chefiava a assessoria de Assuntos Estratégicos do ministério.
MULHER, FAMÍLIA E DIREITOS HUMANOS

- Quem sai: Damares Alves, pré-candidata ao Senado ou a Câmara dos Deputados;

- Quem entra: Cristiane Britto, que era secretária nacional de Políticas para as Mulheres.
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÕES

- Quem sai: Marcos Pontes, pré-candidato a deputado federal por São Paulo.

- Quem entra: Paulo Alvim, que era secretário de Inovação do ministério.
TRABALHO E PREVIDÊNCIA

- Quem sai: Onyx Lorenzoni, pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul. Volta à Câmara dos Deputados;

- Quem entra: José Carlos Oliveira, que presidia o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
SECRETARIA DE GOVERNO

- Quem sai: Flávia Arruda, pré-candidata ao Senado no Distrito Federal. Volta à Câmara dos Deputados.

- Quem entra: Célio Faria Junior, que era chefe do gabinete pessoal de Bolsonaro.
AGRICULTURA

- Quem sai: Tereza Cristina, pré-candidata ao Senado no Mato Grosso do Sul. Volta à Câmara dos Deputados.

- Quem entra: Marcos Montes, ex-deputado, que era secretário-executivo do ministério.

DESENVOLVIMENTO REGIONAL

- Quem sai: Rogério Marinho, pré-candidato ao Senado no Rio Grande do Norte;

- Quem entra: Daniel de Oliveira Duarte Ferreira, que era secretário-executivo da pasta.
TURISMO

- Quem sai: Gilson Machado, pré-candidato ao Senado em Pernambuco;

- Quem entra: Carlos Brito, que era diretor-presidente da Embratur.
Ministros que ficam

O governo Bolsonaro tem 23 ministérios. O presidente já trocou nove ministros e ainda deve fazer uma mudança na pasta da Defesa, totalizando 10 nesta reforma ministerial.

- Ciro Nogueira (Casa Civil);

- Anderson Torres (Justiça);

- Carlos França (Relações Exteriores);

- Paulo Guedes (Economia);

- Marcelo Queiroga (Saúde);

- Bento Albuquerque (Minas e Energia);

- Fábio Faria (Comunicações);

- Joaquim Leite (Meio Ambiente);

- Wagner Rosário (CGU);

- Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral da Presidência);

- Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional);

- Bruno Bianco (Advocacia-Geral da União);

- Victor Godoy Veiga (Educação, interino).

*Com informações: G1.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Acidente envolvendo dois veículos causa a morte de duas vítimas na Rod. Prof. Zeferino Vaz em Tujuguaba (Conchal)

  Duas pessoas perderam a vida e outras duas ficaram feridas na tarde desta quinta-feira (12), em um acidente envolvendo dois veículos na Rodovia Professor Zeferino Vaz, próximo ao distrito de Tujuguaba. O acidente aconteceu por volta das 17h30min, no   Km 174+900 da rodovia, no sentido Sul, em direção a Engenheiro Coelho. Os veículos, uma Amarok e uma Saveiro, seguiam no mesmo sentido quando a colisão ocorreu. No veículo Amarok, estavam um homem e uma mulher, que, apesar de sofrerem ferimentos leves, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhados ao Hospital Madre Vannini, em Conchal. Suas identidades não foram divulgadas, porém, são moradores de Conchal. Infelizmente, a tragédia se abateu sobre os ocupantes da Saveiro, onde estavam dois homens que não resistiram aos ferimentos e entraram em óbito ainda no local do acidente. Os nomes das vítimas fatais e informações sobre suas origens ainda estão sob investigação, e seus corpos for