Mapa da Água Brasil: Consulte a qualidade da água em seu município Pular para o conteúdo principal

Mapa da Água Brasil: Consulte a qualidade da água em seu município

Conchal/SP

As informações podem ser consultadas por cidade no Mapa da Água, que destaca quais substâncias extrapolaram o limite e explica seus riscos. Os dados são resultados de testes feitos por empresas ou órgãos de abastecimento e enviados ao Sisagua (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano), do Ministério da Saúde.

Araras/SP

Esta semana, o Brasil foi pego de surpresa com uma pesquisa feita pelo Mapa da ÁguaRepórter Brasil que tirou debaixo do tapete o lixo da água consumida pelos brasileiros, mostrando que “todos nós bebemos pequenas doses diárias de substâncias químicas e radioativas. São agrotóxicos e outros resíduos da indústria que se misturam aos rios e represas”, mostra a pesquisa em forma de reportagem.

No Paraná, o quadro é preocupante. No mapa paranaense, dezenas de cidades estão pontuadas como integrantes dessa lista que soma mais de 750 municípios brasileiros. Desde a capital, Curitiba, até pequenas cidades do interior do Estado estão inseridas no contexto dessa suspeita água.

A primeira cidade paranaense a se manifestar foi Maringá. A prefeitura do município, por meio da Agência Maringaense de Regulação (AMR), pede explicações à Sanepar e dá um prazo de 24 horas para obter respostas quanto ao resultado negativo da cidade no Mapa da Água.



A prefeitura de Maringá pontua que índices apresentados pelo Mapa da Água apontam que a água tratada do município poderia conter substâncias com riscos de gerar doenças crônicas ao carregar agrotóxicos e outras substâncias químicas e radioativas que são perigosas para a saúde quando acima dos limites fixados pelo Ministério da Saúde.

Engenheiro Coelho/SP

Segundo a pesquisa e reportagem, na opinião de alguns especialistas, não há risco se elas – substâncias - estiverem dentro do limite regulamentado. Outros argumentam que as doses aceitas no Brasil são permissivas, pois são bem mais altas do que as da União Europeia.

Sobre um ponto não há dúvida: essas substâncias são prejudiciais à saúde quando estão acima do limite brasileiro. O consumo diário aumenta o risco de câncer, mutações genéticas, problemas hormonais, nos rins, fígado e no sistema nervoso, a depender do produto? questiona o Mapa da Água.

Dados inéditos levantados pela Repórter Brasil mostram que são esses os riscos oferecidos pela água que saiu da torneira de 763 cidades entre 2018 e 2020.

Substâncias químicas e radioativas foram encontradas acima do limite em um de cada quatro municípios que fizeram os testes. Entre eles, estão São Paulo (13 testes acima do limite), Florianópolis (26) e Guarulhos (11).

Limeira/SP


As informações podem ser consultadas por cidade no Mapa da Água, que destaca quais substâncias extrapolaram o limite e explica seus riscos. Os dados são resultados de testes feitos por empresas ou órgãos de abastecimento e enviados ao Sisagua (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano), do Ministério da Saúde.

Os testes são feitos após o tratamento e a maioria dessas substâncias não pode ser removida por filtros ou fervendo a água.

Se há substância acima do valor máximo permitido, podemos dizer que a água está contaminada."

Fábio Kummrow, professor de toxicologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) diz: "uma outra forma de dizer é que essa água não está própria para consumo, como quando um alimento passa da data de validade."

Contaminada ou imprópria, Kummrow confirma que existe risco para quem bebe a água, e ele varia de acordo com a substância e com o número de vezes que ela foi consumida ao longo do tempo. O risco é maior para quem bebeu diversas vezes ao longo de anos.



É o caso de quem mora em São Paulo, Florianópolis, Guarulhos e outras 79 cidades onde a mesma substância foi encontrada acima do limite nos três anos analisados (2018, 2019 e 2020).

Com impacto silencioso, esses produtos têm dinâmica diferente das contaminações por bactérias, que provocam dor de barriga, diarreia e até surtos de cólera. Os sintomas das substâncias químicas e radioativas podem levar anos, mas, quando aparecem, são na forma de doenças graves.

Piracicaba/SP


Segundo o Mapa da Água – Repórter Brasil, estudos que associam esses produtos ao câncer, mutações genéticas e diversos outros problemas de saúde são carimbados pelos mais respeitados órgãos de saúde, como a OMS (Organização Mundial da Saúde) e as agências regulatórias da União Europeia, Estados Unidos, Canadá e Austrália.

O Mapa da Água destaca o risco para a saúde e as atividades econômicas em que cada substância é utilizada. O nitrato, por exemplo, terceira que mais vezes excedeu o limite, é usado na fabricação de fertilizantes, conservantes de alimentos, explosivos e medicamentos. Ele é classificado como "provavelmente cancerígeno" pela OMS.

Nos Estados Unidos e União Europeia, qualquer um pode consultar testes de todas as substâncias presentes na água. E, em muitos desses países, as empresas monitoram um número maior de substâncias e alertam os consumidores em caso de problemas."

"O quadro revelado por esses dados é grave", afirma Leo Heller, pesquisador da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e relator especial do Direito Humano à Água da ONU entre 2014 e 2020. "Eles mostram omissões e falhas dos órgãos e serviços que fazem parte de uma importante cadeia de responsabilidades."

Mogi Guaçu/SP


Quase todos os estados que testaram a água acharam problemas. São Paulo foi o que mais encontrou, com 1.298 resultados acima do limite, mas também foi o que mais testou. Foram 831 mil testes, 45% de todos os realizados no país. A capital paulista traz um retrato preocupante: três substâncias acima do limite, uma delas nos três anos analisados.

A contaminação contínua, cenário de maior risco, ocorreu em 82 cidades do Brasil. As substâncias acima do limite estavam em três sistemas importantes que abastecem a cidade.

Ironicamente, as maiores responsáveis pelos problemas com a água no Brasil são substâncias geradas pelo próprio tratamento. Quando o cloro interage com elementos como algas, esgoto ou agrotóxicos, nascem os chamados "subprodutos da desinfecção". Eles estão acima do limite em 493 cidades, 21% das que testaram.

"Evidente que é importante tratar a água para remover microrganismos, mas não é aceitável eliminar riscos biológicos e gerar riscos químicos", afirma Heller, da Fiocruz.

Além dos órgãos públicos que deveriam fazer o monitoramento, cabe também à indústria e ao agronegócio controlar o despejo de substâncias tóxicas no ambiente. "Mas quem está no centro [empresas e órgãos de abastecimento] é quem deveria garantir a qualidade."

Mogi Mirim/SP


A falta de transparência é tamanha que nem sempre os fiscais têm acesso aos dados. Em quase metade dos municípios (48%), as companhias de abastecimento não informaram resultados ao Sisagua. Isso é grave, já que é pelo Sisagua que as secretarias municipais ou estaduais de saúde monitoram a água. Há problemas até nas cidades que mais testam, como São Paulo.

A Sabesp alega que os resultados acima do limite são casos pontuais e que eles não indicam problemas no padrão da água. A empresa informa que faz sua avaliação por uma média móvel, mas não divulga esses dados.

Questionada, a Sabesp se negou a enviar os resultados ou os critérios de cálculo da média. Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde admite que também não teve acesso a esses dados.



A Prefeitura de Guarulhos negou que existam substâncias acima do permitido, mesmo diante dos dados do Sisagua. Já Florianópolis afirmou estar trabalhando para resolver o problema.

Há 50 cidades com pesticidas acima do limite. Esses casos também deveriam acender o alerta máximo devido a sua periculosidade: 21 dos pesticidas monitorados na água do Brasil são tão perigosos à saúde que foram proibidos na União Europeia. Cinco são "substâncias eternas", tão resistentes que nunca se degradam.

Apesar do problema, especialistas pedem cuidado para evitar pânico. "Pegar água no poço do vizinho ou comprar água que você não sabe a procedência pode ser pior", afirma Paulo Barrocas, pesquisador da Fiocruz.

A água de garrafa traz ainda o problema do plástico, que também pode liberar substâncias perigosas. O ideal é evitar a contaminação dos cursos d'água. "No caso dos agrotóxicos, por exemplo, precisamos de rigor na liberação de novos produtos, assim como discutir a proibição da pulverização aérea [por avião]", afirma Fábio Kummrow, da Unifesp.

Artur Nogueira/SP


Agrotóxicos já foram encontrados em poços profundos, lençóis freáticos e até mesmo na água da chuva. Neste ponto, especialistas falam em coro: não há como se blindar do problema da água no Brasil, ele já afeta ou vai afetar a todos, a única solução passa por políticas públicas.

Essa matéria faz parte do especial Mapa da Água, da Repórter Brasil:



“Poder da Sedução” Moda Íntima


Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal
CLIQUE NA FOTO PARA ACESSAR TABELA DE HORÁRIOS

Leia também

Vídeo: Mulher vira 'onça' ao descobrir traição e faz live na frente de motel em Belém para flagrar marido

Um suposto flagrante de traição em Belém resultou em cenas inusitadas que viralizaram nas redes sociais. Na noite de quarta-feira (18), Dayse Monique foi filmada “virando onça” em frente a um motel, no bairro Val-de-Cans. Ela aguardava o marido sair do local, onde, segundo Monique, ele estava acompanhado de uma amiga dela. A reportagem é do G1/Pará. Monique se agachou na frente do motel como se fosse uma onça e gritou para o marido abrir a porta. Internautas comentaram o caso. A esposa traída compartilhou o caso em uma live, que já tem cerca de 115 mil visualizações. “Parece mais o Jove”, opinou um internauta, se referindo ao personagem da novela Pantanal, da rede Globo, interpretado por Jesuíta Barbosa. “Mas quando que me prestava a isso, mano”, disse outra. Live para contar o flagrante Na transmissão ao vivo, Monique relatou a situação por cerca de 30 minutos. Ela contou que estava “em um corre” (andando) em carro de aplicativo quando viu o marido comprando cerveja

Homem é baleado e morto nesta sexta-feira (20) em frente a colégio em Mogi Mirim

Foto: O Popular Um homem de 44 anos de idade foi assassinado no final da tarde desta sexta-feira (20), em frente ao Colégio Imaculada Conceição, em Mogi Mirim. A vítima, Alexandre Armani Lourenço foi morto por um indivíduo que estava em um Corola branco, ocupado por pelo menos mais um elemento. O crime aconteceu no horário de na saída dos alunos do colégio. De acordo com informações do portal de notícias O Popular, as primeiras informações que chegaram à Polícia indicam que a vítima foi com a esposa até o colégio buscar sua criança. Na saída, o carro com os bandidos parou em frente à escola e segurou o trânsito. Um dos suspeitos desceu, foi em direção à vítima e após pegá-la pela camisa, efetuou diversos disparos.  Depois, o atirador fugiu.   Lourenço morreu no local. Diversa cápsula calibre 380 deflagradas foram apreendidas. O local do crime foi interditado para o trabalho da perícia técnica. 

Residência é arrombada e furtada no Jardim Terra Nobre em Conchal – Bandidos levaram o veículo da família

Mais uma família foi vítima de furto em Conchal, na tarde desta quinta-feira (19). Desta vez o crime aconteceu no bairro Terra Nobre. Criminosos arrombaram as entradas da residência e levaram o veículo da família, um VW Gol, cor prata, que estava na garagem. A vítima só percebeu o furto ao chegar em casa, por volta das 17hs. A polícia foi acionada, mas até o fechamento desta matéria ninguém havia sido preso ou o carro recuperado.

Cidade de Engenheiro Coelho comemora aniversário com bolo de 31 metros

A festividade de aniversário da cidade de Engenheiro Coelho ficou marcada pela distribuição de pedaços de um bolo de 31 metros. A festa aconteceu na tarde desta quinta-feira (19) no Barracão da Feira. Muitas pessoas foram até o local para passear de carreta com música, crianças brincarem em brinquedos infláveis e a distribuição de pedaços de bolo de aniversário feitos por uma panificadora da cidade. O prefeito Zeedivaldo Miranda (PSB) esteve no evento e ladeado pelos vereadores, a primeira-dama e secretários, falou à população comemorando o aniversário da cidade. Logo após, o pároco da Paróquia de São Pedro realizou uma oração na companhia de muitas pessoas que estavam no recinto. O prefeito entregou um pedaço de bolo à um munícipe de 85 anos e deu-se início a distribuição. A entrega dos pedaços de bolo foi feita de forma ordeira entregue por profissionais da Prefeitura à três filas de pessoas que estavam no local. Logo após a entrega de bolo, foi realizado um show

Força Tática prende indivíduo com 280 porções de drogas no Jardim Planalto em Conchal (SP)

  Uma equipe da Força Tática da Polícia Militar prendeu na noite de ontem, sexta-feira (20), um indivíduo por tráfico de entorpecentes, no bairro Jardim Planalto, em Conchal (SP). A equipe estava em patrulhamento quando avistou dois homens que estavam em situação suspeita. Um dos homens correu ao perceber a aproximação da viatura, porém os policiais conseguiram abordar o outro. Durante revista pessoal, os policiais encontraram 15 porções de cocaína, 16 pedras de crack e R$ 90 reais em dinheiro trocado, com o suspeito. O indivíduo confessou que estaria traficando e, que em sua residência haviam mais ilícitos. Durante averiguação à casa do suspeito, os policias encontraram em seu quarto, 125 porções de cocaína e 124 pedras de crack, devidamente embaladas e prontas para a comercialização. Ao todo, foram apreendidas 140 porções de cocaína e 140 pedras de crack, somando o montante de 280 porções de drogas que seriam vendidas.   Os policiais deram voz de pris

Quer receber notícias gratuitamente via WhatsApp?

Quer receber notícias gratuitamente via WhatsApp?
Clique na imagem e nos envie o seu nome e idade

VEJA TAMBÉM

Umaflex faz entrega das motocicletas aos colaboradores premiados no Dia do Trabalho

A Umaflex realizou na manhã desta sexta-feira (06), a entrega oficial de cinco, das sete motocicletas 160cc, 0km, que foram sorteadas no último dia 1º de maio , aos colaboradores da empresa. A promoção faz parte da comemoração do Dia do Trabalho, quando a empresa resolveu presentear os mais de 1.350 colaboradores que fazem parte do quadro de funcionários. Entre os ganhadores, cinco pertencem a unidade da empresa em Conchal (SP), e outros dois pertencem a unidade de Umuarama (PR). Os sortudos que hoje puderam levar para a casa o prêmio foram: João Matheus, Antônio Patrocínio, Lusivania Nunes, Francisca Geniceli e Jairo Rodrigues, todos da Umaflex de Conchal (SP). Em Umuarama (PR) , os ganhadores foram : Eliel de Freitas e Jose Alves Ribeiro. Colaboradores da nova unidade da Umaflex, em Escada (PE), que deve inaugurar no início do próximo mês (junho), também concorreram, mas infelizmente não foram sorteados desta vez. “Em nome da minha família, quero agradecer a todos os colab

Hoje é dia de Parque em Conchal!!! - Kis Center Park - Veja fotos e vídeos:

A parque de diversões “Kis Center Park”, chegou em Conchal e já está em funcionamento. São dezenas de brinquedos para adultos e crianças, que foram montados no Campo do SAJE, no bairro Jardim Planalto, em frente à rua da feira livre que acontece todos os domingos. A previsão é que o parque fique na cidade por pelo menos 30 dias, nos seguintes horários: ·        Quinta e sexta-feira, das 19hs às 22hs ·        Sábados, domingos e feriados das 16hs às 22hs Os ingressos são vendidos a preço popular (veja na imagem abaixo), podendo optar por ingresso individual ou o passaporte (pulseira), que dá direito ao passe livre para brincar em todos os brinquedos (exceto barracas e elementos).  Veja fotos e vídeos de alguns dos brinquedos disponíveis no local.  

Eclipse da "lua de sangue" acontece neste domingo (15). Veja onde e como acompanhar

O Eclipse lunar, um raro fenômeno, enfeitará o céu entre a noite deste domingo (15), a partir das 23h27, e o início da madrugada de segunda-feira (16). Será uma Lua de Sangue “triplamente especial para o Brasil”, afirmou a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, a Band News . A melhor notícia é que o evento celeste será bem visível de todas as partes do Brasil. De acordo com a Climatempo, mesmo com frente fria, algumas regiões do país vão poder apreciar a beleza do espetáculo. Em outras, será preciso muita paciência e sorte para se livrar das nuvens e em algumas áreas, o céu vai ficar quase todo nublado durante todo o evento. Nuvens com bastante umidade devem se espalham pelo Norte e pelo Nordeste; uma frente fria passa pelo litoral da Bahia e aumenta a nebulosidade.   E uma grande frente fria avança do Sul para o Sudeste e Sudeste do Brasil justamente durante o domingo, provocando muitas nuvens sobre estas regiões, indica a Climatempo. Eclipse lunar trip

Gabarito preliminar do concurso público em Conchal é divulgado; acesse e confira

O gabarito preliminar das provas escritas objetivas realizadas no dia 24 de abril de 2022, referente ao Concurso Público de Conchal, aberto através do Edital Nº 001/2022 foi divulgado nesta segunda-feira (23). Para conferir, basta acessar o link   , ou verificar abaixo: O edital na íntegra pode ser conferido na edição de nº 271, de 23/03/2022 do Diário Oficial Eletrônico, nos sites www.conchal.sp.gov.br   ou no site da empresa organizadora do concurso   www.klcconcursos.com.br . Tradumedia International: Escola de inglês em Conchal abre novas turmas para o início de maio – Receba 10% de desconto agora. Acesse AQUI o WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Dois bairros em Conchal amanhecem com faixas de alerta colocadas por moradores; “Sujeito a Cacete”

  Duas ruas de diferentes bairros em Conchal, SP, amanheceram nesta quinta-feira (23), com faixas alertando quanto ao barulho provocado pelo escapamento de motocicletas. “Proibido tirar de giro e chamar no grau – Sujeito a Cacete. Não vamos aceitar essas coisas na comunidade”, diz a mensagem nas faixas. Os responsáveis pela colocação das faixas não foram identificados, porém a mensagem foi bem aceita por moradores próximos aos locais onde as faixas foram colocadas, conforme algumas pessoas dos bairros relataram ao F5. Uma das faixas foi colocada na rua dos Battel, no bairro Esperança III, próximo ao campo de futebol. A outra foi colocada no bairro Parque Industrial, na rua Mato Grosso. Atualizando - 13:30hs:  Polícia Civil retira faixas de “Proibido tirar de giro e chamar no grau – Sujeito a Cacete, colocadas em bairros de Conchal – Faixas idênticas foram vistas em quase todas as regiões do estado de SP; Veja outras cidades. Acesse:

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apr

Desentendimento em bar em Conchal (SP), termina com um morto, um hospitalizado e dois foragidos

O que era para ser apenas uma discussão, levou a morte de um jovem de 26 anos, proprietário de um bar na esquina da rua Pernambuco, com a rua Mato Grosso, no bairro Parque Industrial, no município de Conchal (SP). De acordo com as primeiras informações, por volta das 23hs, desta segunda-feira (08), o proprietário do estabelecimento tratava sobre uma dívida com um adolescente de 17 anos de idade, que estava junto com o pai. O pai do adolescente saiu para fora do estabelecimento e passou a discutir com a irmã do proprietário do bar que, entrou no próprio veículo e saiu do local, porém retornou em seguida e, em alta velocidade, atropelou o homem com quem havia discutido. Ao ver que o pai havia sido atropelado, o adolescente de 17 anos, golpeou com uma faca, o dono do bar (veja outra versão abaixo). O dono do estabelecimento Júlio Cesar Brito, chegou a ser socorrido ao hospital Madre Vannini, em Conchal, mas não resistiu aos ferimentos. O homem atropelado, foi socorrido

Grave acidente entre carro e ônibus na SP-191 acontece na manhã desta sexta-feira (22) - Vítimas são de Conchal

Um grave acidente envolvendo um veículo WV Gol e um ônibus que transportava trabalhadores, aconteceu por volta das 7h15 da manhã desta sexta-feira (22), no Km 3+300m da SP-191 (Conchal/Mogi Mirim). Segundo testemunhas que estavam pelo local, o WV Gol com dois ocupantes, transitava no sentido Mogi Mirim para Conchal, quando ao tentar fazer uma ultrapassagem atingiu de raspão a traseira de outro veículo, um Astra, que seguia de Conchal para Mogi Mirim. O WV Gol rodopiou e colidiu em um ônibus que transportava 21 trabalhadores. Os dois ocupantes do WV Gol são de Conchal. Como impacto, Robson Lázaro Ruiz Júnior, que viajava no banco de passageiros do Gol, entrou em óbito no local. A jovem, Eduarda Pereira, foi socorrida ainda com vida, porém em estado gravíssimo, pela equipe do Águia, da Polícia Militar, para o HC da Unicamp. Até o momento não temos informações "oficiais" do estado de saúde de Eduarda.  Do ônibus ninguém se feriu. Unidades do Samu (Serviço de A

Adolescente de 16 anos é encontrado morto na tarde desta sexta-feira (12) em estrada rural de Conchal, SP

Populares encontraram o corpo do adolescente e acionaram a GCM - Foto Gean Mendes/F5 O adolescente Wesley Abreu de Andrade, de 16 anos de idade, foi encontrado morto na tarde desta sexta-feira (12), às margens da estrada municipal Conchal/Martinho Prado, bairro 90. Populares encontraram o adolescente e acionaram a Guarda Municipal. O SAMU também foi acionado, porém ao chegar no local constataram que a vitima já estava morto.   Wesley foi vítima de homicídio, sendo inicialmente constatado uma perfuração no dorso (região entre o pescoço e a região glútea), provocado por arma de fogo. A área foi isolada até a chegada da polícia cientifica que compareceu para coleta de material para exames.  O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal do município de Limeira, sendo conduzido pela funerária São Bento.  Investigadores e delegado da Policia Civil estiveram presentes, buscando evidências que possam levar ao autor do homicídio.

Resposta rápida – Após investigação Policiais Civis de Conchal prendem segundo suspeito de participação no homicídio de Elisângela, 46 anos - Suspeito teria praticado sexo com a vítima após homicídio. Assista entrevista.

Nesta terça-feira Conchal amanheceu com a triste notícia de homicídio que teve como vítima a costureira de 46 anos de idade, Elisângela Montaute. O crime aconteceu na noite de ontem, segunda-feira (16), tendo a ocorrência atendida pela Polícia Municipal, que conseguiu prender o suspeito ainda no local. Conforme a primeira informação noticiada pelo F5 Conchal, um homem de 22 anos de idade foi preso pela GCM, suspeito de matar Elisângela. Na residência estava Elizangela junto com o suspeito de 22 anos. O homem preso alegou que a mulher foi agredida por um indivíduo desconhecido, que a atingiu com um pedaço de madeira na cabeça, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública. Elisângela Montaute foi morta a facadas em Conchal — Foto: Reprodução/Facebook Disse ainda que, o mesmo suspeito que teria invadido a casa, também o teria agredido, ordenando que ele matasse a mulher com golpes de faca. Entretanto, ao ser questionado novamente, ele mudou a versão e confesso

Colisão entre bicicleta e motocicleta deixa dois mortos na SP-332 próximo a Tujuguaba em Conchal (SP)

Fotos: Gean Mendes/F5 Conchal Uma colisão entre uma motocicleta e uma bicicleta provocou a morte de dois homens na noite desta segunda-feira (18), no Km 174, da Rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332), próximo ao Distrito de Tujuguaba, em Conchal (SP). O acidente aconteceu por volta das 21:30hs, sentido município de  Engenheiro Coelho para Conchal. Foto: Gean Mendes/F5 Conchal O condutor da motocicleta morreu no local do acidente. Já o condutor da bicicleta chegou a ser socorrido para o Pronto Socorro do Hospital Madre Vannini, porém não resistiu e veio a óbito. Fotos:Gean Mendes/F5 Conchal Polícia Militar Rodoviária, equipes de socorro da Rota das Bandeiras e Polícia Civil representada pelo delegado Dr.Luis Henrique Lima Pereira juntamente com o GCM Ivan, estiveram no local. A dinâmica do acidente ainda não foi confirmada pela polícia cientifica, porém não foi descartado a possibilidade do envolvimento de um terceiro veículo (carro), no acidente. A identidade das víti

Caminhoneiro de Conchal vitima fatal em Rio Claro ligou para pedir ajuda após explosão

Foto reprodução EPTV   O motorista que morreu após a explosão de um caminhão em um posto de combustíveis em Rio Claro (SP) conseguiu ligar após o acidente para avisar que havia perdido uma perna e que precisava de ajuda. As informações são do G1 São Carlos/Araraquara O caminhoneiro Jovino Rocha de Andrade teve a morte confirmada pela Santa Cansa às 4h10 desta quinta-feira (1º). Ele tinha 51 anos e era um dos socorridos em estado grave no acidente que deixou 15 feridos. Até o início da manhã desta quinta, cinco pessoas haviam sido socorridas para a Santa Casa e dez haviam sido levadas para a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Ipeúna. Seis delas já haviam recebido alta e quatro seguiam internadas. Ajuda Andrade, que morava em Conchal (SP) e mantinha uma transportadora com quatro caminhões, preparava-se para uma viagem ao Rio de Janeiro e, no momento do acidente, abastecia dois caminhões no posto. Ele estava acompanhado da esposa grávida, que aguardava em uma caminhonete, e de outro m

Grave acidente em rodovia tira vida de conchalense na manhã desta terça-feira (15) - Edson Ricardo de Fátima, 42 anos, querido cavaquinista do grupo de pagode “Nega Véia” não resistiu aos ferimentos

Um grave acidente foi registrado na manhã deste terça-feira (15), na Rodovia Engenheiro João Tosello (SP-147), que liga Limeira a Mogi Mirim, no interior de São Paulo. De acordo com informações recebidas pela nossa reportagem, duas motocicletas acabaram se envolvendo em um acidente, com o impacto, os motociclistas caíram no meio da rodovia, momento em que um deles foi atropelado por outro veículo que transitava pela via. Segundo a Polícia Militar Rodoviária, no momento do acidente havia muita neblina na pista, e isso pode ter contribuído para o acidente. A vítima, o conchalense Edson Ricardo de Fátima, 42 anos, não resistiu aos ferimentos, vindo a óbito no local do acidente. Edson Ricardo era agente prisional lotado no município de Limeira. No momento do acidente o mesmo se dirigia ao local onde trabalhava. Segunda pessoas da esquerda para direita: Edson Ricardo De Fátima, 42 anos Em Conchal, Edson Ricardo, é muito conhecido por fazer parte do grupo de pagode “Nega Véia”. Cavaquini

Veículo atropela ciclista no distrito de Tujuguaba em Conchal – A professora Nelide Rossi, não resistiu aos ferimentos – Amigos prestam homenagem a vítima nesta sexta-feira (24)

Um grave acidente aconteceu na noite desta quinta-feira (23), em uma estrada de terra, próximo ao antigo cemitério, localizado no distrito de Tujuguaba, município de Conchal, SP. A professora aposentada Nelide Rossi, 67 anos, praticava seu esporte preferido, o ciclismo, juntamente com quatro amigos, quando foi atropelada por um veículo, que fugiu do local sem prestar assistência. Conforme relato de testemunha, eles estavam parados na beirada da estrada, quando avistaram o veículo, que reduziu a velocidade, mas em seguida acelerou vindo a atropelar a vitima.   A vítima foi socorrida pelo SAMU e encaminhada em estado grave ao pronto socorro do Hospital Madre Vaninni, em Conchal. Por conta da gravidade dos ferimentos, infelizmente a professora aposentada não resistiu, vindo à óbito pouco tempo depois. Segundo informações A pessoa que dirigia o veículo que atropelou Nelide, se apresentou na delegacia de polícia no município de Mogi Guaçu, na noite de ontem. Conforme rel