O oligarca russo Roman Abramovich – dono do clube inglês Chelsea – teria sido vítima de um envenenamento depois de participar de uma reunião em Kiev, na Ucrânia. https://www.band.uol.com.br/noticias/oligarca-russo-abramovich-e-negociadores-ucranianos-tem-sintomas-de-envenenamento-16502421
Outros dois negociadores de paz ucranianos também tiveram sintomas, segundo apuração do jornal "The Wall Street Journal".
Eles apresentaram olhos vermelhos, lacrimejamento constante e doloroso, além de descamação da pele no rosto e nas mãos, mas agora estão bem.
Abramovich participou de negociações de paz sobre a guerra no Leste Europeu no início deste mês e, segundo o jornal, o suposto envenenamento seria uma tentativa da Rússia de sabotar os acordos para acabar com o conflito.
De acordo com o jornal, especialistas que investigaram o caso sugerem ser difícil determinar se os sintomas foram causados por agentes químicos, biológicos ou algum tipo de radiação eletromagnética.
Os Estados Unidos dizem que o risco de um ataque russo com armas químicas é "real".
Desde a suposta tentativa de envenenamento, Abramovich e os negociadores ucranianos melhoraram e não correm risco de vida.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que se encontrou com Abramovich, não foi afetado, afirmou o The Wall Street Journal.
O suposto ataque pode ter relação com representantes da linha-dura de Moscou que querem sabotar as negociações. Abramovich está na lista dos bilionários que sofreram sanções e econômicas. É uma tentativa do Ocidente de isolar o presidente Vladimir Putin.
As negociações de forma presencial ocorreram a partir do dia 18 de fevereiro. Depois, as reuniões passaram a ser online.
Nesta terça-feira, uma nova rodada de negociação, por videoconferência, deve ocorrer a partir da Turquia.
*Com informações: Band.
Comentários
Postar um comentário
Olá, agradecemos a sua mensagem. Acaso você não receba nenhuma resposta nos próximos 5 minutos, pedimos para que entre em contato conosco através do WhatsApp (19) 99153 0445. Gean Mendes...