Casos de dengue sobem 35%: Veja imunizantes e o que esperar da pesquisa do Butantan Pular para o conteúdo principal

Casos de dengue sobem 35%: Veja imunizantes e o que esperar da pesquisa do Butantan



A dengue é uma doença infeciosa que acomete milhares de brasileiros e ainda preocupa autoridades de saúde pública. Nos primeiros dois meses deste ano, os casos de dengue tiveram aumento de 35,4% em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados do Ministério da Saúde. Foram 30 óbitos e 128.379 casos. https://g1.globo.com/saude/noticia/2022/04/05/sem-vacina-acessivel-casos-de-dengue-sobem-35percent-veja-imunizantes-e-o-que-esperar-da-pesquisa-do-butantan.ghtml

Mesmo com pesquisas há décadas, ainda não temos uma vacina eficiente como vimos para a Covid-19. Somente um imunizante está disponível no Brasil, mas apenas no mercado privado e com restrições de uso (entenda mais abaixo).



Outra vacina aguarda a aprovação da Anvisa desde o ano passado e, além disso, o Instituto Butantan está desenvolvendo - com parceria internacional - um imunizante do tipo, há mais de 10 anos.

Entenda, abaixo, quais são as vacinas já conhecidas, os estudos e quais as perspectivas para o SUS:

1.Dengvaxia, da Sanofi Pasteur

Atualmente, a única vacina contra a dengue disponível no Brasil é a Dengvaxia (a primeira que teve registro no mundo), fabricada pelo laboratório francês Sanofi Pasteur. O imunizante é vendido na rede privada na maior parte do Brasil e não está disponível no Programa Nacional de Imunizações, o PNI.

Segundo a fabricante, a vacina promove imunidade de longa duração para os quatro sorotipos da dengue, prevenindo aproximadamente 8 em cada 10 casos de dengue grave e com risco de hospitalização.

Os sorotipos são as diferentes linhagens de um patógeno, os organismos que causam doenças. No caso da dengue eles são chamados de arbovírus, ou seja, são normalmente transmitidos por mosquitos (o Aedes aegypti).

Quem pode tomar?

A Dengvaxia não é recomendada para quem nunca entrou em contato com o vírus da dengue. Essa é uma recomendação reforçada pela Anvisa e pela Organização Mundial de Saúde.

Isso ocorre porque estudos da própria fabricante indicaram que esses indivíduos soronegativos que tomaram a vacina apresentaram, em longo prazo, mais casos da forma grave da dengue, após uma infecção pela doença.

Assim, a vacina é indicada para indivíduos de 9 a 45 anos com infecção prévia por dengue e seu esquema de administração consiste em três doses, que devem ser intercaladas num intervalo de 6 meses.

Renato Kfouri, médico pediatra e diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), explica que essa é uma vacina que mostrou um risco aumentado de complicações para as pessoas que não tiveram a doença antes de serem vacinadas.
A bula da Dengvaxia determina que seja realizado um teste laboratorial ou soroteste para descobrir se o futuro vacinado teve uma infecção prévia pela doença.

Para a professora Hillegonda Maria Novaes, que participou do grupo de trabalho da vacina da dengue que fez os estudos com as recomendações para a OMS, essa vacina desde o início foi considerada “problemática”.

“Condicionar uma vacina à realização de um teste anterior é muito complicado e muito caro, nenhuma vacina aprovada é assim. Um estudo de caso-controle realizado no Paraná chegou à conclusão que ela mostrou efetividade na prevenção da infecção e na evolução para casos graves para apenas um dos 4 sorotipos”, diz.

Atualmente, a farmacêutica, juntamente com a CTK Biotech, desenvolveu ainda um novo teste de diagnóstico rápido (TDR) para detectar infecções anteriores por dengue que já foi inclusive aprovado pela Anvisa.

Porém, como ressalta Alberto Chebabo, presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, esse novo teste é uma ferramenta que facilita a aplicação somente daqueles que desejam se vacinar com a vacina, e não campanhas de vacinação em massa.

“Para campanhas de vacinação populacional fica muito complicado. Eu acho muito difícil que essa vacina possa participar do PNI, por exemplo. Mas, individualmente, na clínica privada, ajuda sim”, pontua Chebabo.
Como a vacina está disponível?

No Brasil, o único estado que chegou a disponibilizar o imunizante da Sanofi foi o Paraná. A campanha de vacinação contra a dengue foi ofertada para a população em 30 cidades do estado, no período de agosto de 2016 a setembro de 2017.

No ano de 2018, a vacina foi ofertada apenas para as pessoas que já haviam recebido a vacina nos anos anteriores, ou seja, somente para conclusão dos esquemas vacinais.

O g1 procurou a secretaria de saúde do Paraná para saber se o estado ainda planejava campanhas de vacinação contra a dengue, mas, segundo resposta do órgão, depois da recomendação da Anvisa, a secretaria disse que “ficou inviável” a continuidade da campanha, “uma vez que seria necessário a testagem sorológica prévia à vacinação”.

Assim, atualmente, a Dengvaxia está disponível somente no mercado privado de vacinação.

Por que não foi incluída no PNI?

Para Carla Domingues, epidemiologista e ex-coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), essa decisão do governo paranaense foi “precipitada”.

“Um programa de vacinação exitoso para enfrentar um problema de saúde pública como é o caso da dengue deve ser pensado nacionalmente e uma ação feita em apenas alguns municípios de um único estado não tem impacto na diminuição da carga da doença”, explica.
Na época, o Ministério da Saúde tinha se posicionado afirmando que não iria implantar a vacina até que houvesse mais dados para subsidiar a tomada de decisão.

“Portanto, a decisão do Ministério foi adequada, pois era necessário ter mais evidências para a inclusão da vacina no PNI”, acrescenta.

Domingues também aponta que, à época, tendo em vista que os dados de eficácia da vacina não eram elevados, era fundamental entender qual seria o comportamento da vacina após o seu uso na população, principalmente porque ela não apresentava eficácia para o tipo 2 da dengue.

O g1 também entrou em contato com o governo federal perguntando se há uma previsão de incorporação da Dengvaxia no PNI e quais os resultados do estudo de custo-efetividade realizado em 2018, mas não obteve resposta do Ministério da Saúde.

Em nota enviada ao g1, a Sanofi Pasteur informou que não há estudos clínicos sendo conduzidos pela empresa para a avaliar o uso da vacina em indivíduos sem infecção prévia por dengue.

“De acordo com o uso indicado em bula, bem como recomendações externas, a testagem e vacinação continua sendo a abordagem recomendada para o uso de Dengvaxia”, disse a fabricante.

2.TAK-003, da Takeda
Em abril do ano passado, a farmacêutica Takeda enviou à Anvisa a solicitação do registro de sua vacina tetravalente (que protege contra os quatro sorotipos) contra à dengue, a TAK-003.

Segundo a empresa, foi requerida prioridade na análise do dossiê enviado à agência regulatória, que apresenta os dados de eficácia e segurança da vacina.

“A estimativa do prazo de aprovação cabe à Anvisa, mas a companhia está comprometida a responder de forma ágil a todos os questionamentos que forem levantados”, afirmou a Takeda, em nota.

Segundo a Anvisa, o pedido de registro segue em análise. A agência solicitou ao laboratório a apresentações de informações necessárias para o seguimento do processo.

Quem poderá tomar?

Segundo a empresa, a proposta da vacina é ser indicada para prevenção da dengue em pessoas de 4 a 60 anos de idade. Portanto, não há distinção entre quem teve ou não a doença. Ela poderá ser aplicada em ambos os casos.

O infectologista Alberto Chebabo explica que, até o momento, os estudos que foram publicados sobre o imunizante da farmacêutica japonesa mostram que o problema que aconteceu com a vacina da Sanofi não ocorreu com a vacina da Takeda.

“O último segmento que está sendo avaliado pela vacina da Takeda é a faixa etária de 2 a 3 anos. Se eles realmente conseguirem mostrar que não houve, neste segmento, risco aumentado de doença grave na população não vacinada, não haveria necessidade de se fazer sorologia prévia. O que ajuda muito”, avalia Chebabo.

O estudo de fase 3, que analisou crianças e adolescentes de 4 a 16 anos, mostrou que a eficácia geral da vacina foi de 80,9%. Para os casos de hospitalizações, o índice foi ainda maior: 95,4% de eficácia. Apesar disso, segundo a pesquisa, a eficácia do imunizante variou de acordo com o sorotipo da dengue.

“A vacina da Takeda já concluiu seus estudos de fase 3. Já tem dados de até três anos de segmento desses indivíduos, com uma discrepância de uma eficácia maior para um tipo de dengue do que outro, mas que pode cumprir um papel importante no controle da doença”, analisa Kfouri.

3.Vacina da dengue do Butantan
O Instituto Butantan vem desenvolvendo uma vacina contra a dengue há mais de 10 anos, em parceria com o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos (NIH, na sigla em inglês).

O estudo sobre o imunizante avançou para fase 3 em 2016 e hoje está na etapa de acompanhamento.

O estudo de fase 1 sobre o imunizante mostrou que ele induziu a geração de anticorpos (soroconversão) em 100% dos indivíduos que já tiveram dengue e em mais de 90% naqueles que nunca haviam tido contato com o vírus.

No teste clínico de fase 2, tanto a vacina liofilizada (em pó) desenvolvida pelo Instituto quanto a formulação original do NIH, induziram a produção de anticorpos e de células de defesa em pessoas com ou sem contato prévio com todos os sorotipos da dengue.

Quem poderá tomar?

Assim, a vacina, que também é tetravalente, deve proteger pessoas com e sem contato prévio com o vírus. Essa sua imunogenicidade, ou seja, a capacidade da vacina de gerar uma resposta imune, foi analisada durante um ano por meio de testes de neutralização do vírus e se manteve alta em todos os participantes.

A vacina está sendo produzida com os quatro tipos do vírus da dengue atenuados, ou seja, enfraquecidos. A expectativa é que uma dose seja suficiente, já que, segundo os estudos, a dose adicional não induziu diferenças significativas.

“Os estudos mostram uma eficácia importante e uma segurança em reduzir os eventos adversos graves pós vacina, que foi o problema da vacina da Sanofi”, destaca Chebabo.

De acordo com o Butantan, as reações mais comuns foram leves, como dor de cabeça, fadiga, erupção cutânea e mialgia (dor muscular).

“Esses estudos do Instituto ainda precisam evoluir. A gente precisa da fase 3 para ter essas respostas com certeza, mas já temos uma resposta imune importante”, acrescenta.

Segundo o Butantan, a pesquisa deve ser finalizada até 2024.

“Essa é uma vacina experimental. Ela tem uma tecnologia diferente de produção, mas os dados de segurança no curto prazo e sua resposta imune são bastante adequados”, salienta Renato Kfouri, da SBIm.

Os voluntários da pesquisa estão sendo avaliados por 5 anos. De acordo com o Instituto, esse período é importante para que seja garantida a segurança e imunogenicidade da vacina e envolve todos voluntários do estudo, independentemente de pessoas infectadas ou não pelo vírus dengue.

Após o término do estudo de fase III, os dados serão analisados por uma comissão independente e só então o resultado dessa análise será submetido à aprovação da Anvisa.

“Estamos tentando agilizar todas essas etapas para entregar a vacina o quanto antes”, disse o Butantan, em nota enviada ao g1.

4.Quando uma vacina deve estar disponível no PNI?

A ex-coordenadora do PNI, Carla Domingues, acredita que, neste momento, não é possível fazer uma previsão clara de quando teremos uma vacina disponível contra a dengue que seja eficaz e que apresente todas as condições de segurança e qualidade para que possa ser incluída no programa.

A epidemiologista destaca que é preciso avaliar se o investimento em uma nova vacina irá trazer maiores ou menores resultados para a saúde, com estudos de custo-efetividade.

“Este é o método mais empregado para ajudar na tomada de decisão pelos gestores, já que permite comparar os custos e a efetividade de uma ou mais intervenções ou mesmo não fazer nenhuma intervenção com a que está sendo proposta”.

Kfouri lembra que a dengue é uma doença que precisa de uma estratégia combinada de prevenção e que não é somente com as vacinas que controlaremos seu vetor e teremos níveis “mais aceitáveis” da enfermidade.

“A doença tem uma dinâmica diferente em cada ano, temos anos de epidemias com mais de 1,5 milhão de casos, outros muito tímidos, e tudo isso torna uma complexidade para a introdução no país”, ressalta o infectologista.

Por isso, ele acredita que é pouco provável que, mesmo o imunizante da Takeda, que não necessita de sorologia prévia, seja incluído no PNI, mas defende uma estratégia de vacinação no Brasil que leve em conta perspectivas regionais e o cenário epidemiológico local.

“Talvez com esquemas para algumas faixas etárias, pois não haverá vacina para todo mundo. Talvez vacinas para algumas regiões do país, classicamente com mais casos do que outras. Os estudos de introdução da vacina da dengue no programa devem levar em conta todos esses aspectos”.

Já Alberto Chebabo também ressalta que essa é uma questão de custo-benefício, mas destaca que, vacinas que não exigem uma sorologia prévia são muito mais fáceis de serem incluídas no PNI.

“Se você tiver uma vacina que não precise fazer sorologia, que ela se mostre segura, é muito mais vantajoso incorporar e fazer uma vacinação em massa na população brasileira”, diz.

Porém, assim como Kfouri, ele destaca que a dengue deve ser entendida como uma enfermidade importante de ser combatida, pois a doença pode provocar quadros graves e apresenta uma alta taxa de mortalidade.

"A gente precisa de uma vacina. O combate ao mosquito é muito díficil, temos ciclos de infestação. Isso é muito comum. Apenas combater o vetor não é suficiente. A vacina teria um papel muito importante nesse controle".

*Com informações: G1.

“Poder da Sedução” Moda Íntima


Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal
CLIQUE NA FOTO PARA ACESSAR TABELA DE HORÁRIOS

Leia também

Vídeo: Mulher vira 'onça' ao descobrir traição e faz live na frente de motel em Belém para flagrar marido

Um suposto flagrante de traição em Belém resultou em cenas inusitadas que viralizaram nas redes sociais. Na noite de quarta-feira (18), Dayse Monique foi filmada “virando onça” em frente a um motel, no bairro Val-de-Cans. Ela aguardava o marido sair do local, onde, segundo Monique, ele estava acompanhado de uma amiga dela. A reportagem é do G1/Pará. Monique se agachou na frente do motel como se fosse uma onça e gritou para o marido abrir a porta. Internautas comentaram o caso. A esposa traída compartilhou o caso em uma live, que já tem cerca de 115 mil visualizações. “Parece mais o Jove”, opinou um internauta, se referindo ao personagem da novela Pantanal, da rede Globo, interpretado por Jesuíta Barbosa. “Mas quando que me prestava a isso, mano”, disse outra. Live para contar o flagrante Na transmissão ao vivo, Monique relatou a situação por cerca de 30 minutos. Ela contou que estava “em um corre” (andando) em carro de aplicativo quando viu o marido comprando cerveja

Homem é baleado e morto nesta sexta-feira (20) em frente a colégio em Mogi Mirim

Foto: O Popular Um homem de 44 anos de idade foi assassinado no final da tarde desta sexta-feira (20), em frente ao Colégio Imaculada Conceição, em Mogi Mirim. A vítima, Alexandre Armani Lourenço foi morto por um indivíduo que estava em um Corola branco, ocupado por pelo menos mais um elemento. O crime aconteceu no horário de na saída dos alunos do colégio. De acordo com informações do portal de notícias O Popular, as primeiras informações que chegaram à Polícia indicam que a vítima foi com a esposa até o colégio buscar sua criança. Na saída, o carro com os bandidos parou em frente à escola e segurou o trânsito. Um dos suspeitos desceu, foi em direção à vítima e após pegá-la pela camisa, efetuou diversos disparos.  Depois, o atirador fugiu.   Lourenço morreu no local. Diversa cápsula calibre 380 deflagradas foram apreendidas. O local do crime foi interditado para o trabalho da perícia técnica. 

Residência é arrombada e furtada no Jardim Terra Nobre em Conchal – Bandidos levaram o veículo da família

Mais uma família foi vítima de furto em Conchal, na tarde desta quinta-feira (19). Desta vez o crime aconteceu no bairro Terra Nobre. Criminosos arrombaram as entradas da residência e levaram o veículo da família, um VW Gol, cor prata, que estava na garagem. A vítima só percebeu o furto ao chegar em casa, por volta das 17hs. A polícia foi acionada, mas até o fechamento desta matéria ninguém havia sido preso ou o carro recuperado.

Cidade de Engenheiro Coelho comemora aniversário com bolo de 31 metros

A festividade de aniversário da cidade de Engenheiro Coelho ficou marcada pela distribuição de pedaços de um bolo de 31 metros. A festa aconteceu na tarde desta quinta-feira (19) no Barracão da Feira. Muitas pessoas foram até o local para passear de carreta com música, crianças brincarem em brinquedos infláveis e a distribuição de pedaços de bolo de aniversário feitos por uma panificadora da cidade. O prefeito Zeedivaldo Miranda (PSB) esteve no evento e ladeado pelos vereadores, a primeira-dama e secretários, falou à população comemorando o aniversário da cidade. Logo após, o pároco da Paróquia de São Pedro realizou uma oração na companhia de muitas pessoas que estavam no recinto. O prefeito entregou um pedaço de bolo à um munícipe de 85 anos e deu-se início a distribuição. A entrega dos pedaços de bolo foi feita de forma ordeira entregue por profissionais da Prefeitura à três filas de pessoas que estavam no local. Logo após a entrega de bolo, foi realizado um show

Força Tática prende indivíduo com 280 porções de drogas no Jardim Planalto em Conchal (SP)

  Uma equipe da Força Tática da Polícia Militar prendeu na noite de ontem, sexta-feira (20), um indivíduo por tráfico de entorpecentes, no bairro Jardim Planalto, em Conchal (SP). A equipe estava em patrulhamento quando avistou dois homens que estavam em situação suspeita. Um dos homens correu ao perceber a aproximação da viatura, porém os policiais conseguiram abordar o outro. Durante revista pessoal, os policiais encontraram 15 porções de cocaína, 16 pedras de crack e R$ 90 reais em dinheiro trocado, com o suspeito. O indivíduo confessou que estaria traficando e, que em sua residência haviam mais ilícitos. Durante averiguação à casa do suspeito, os policias encontraram em seu quarto, 125 porções de cocaína e 124 pedras de crack, devidamente embaladas e prontas para a comercialização. Ao todo, foram apreendidas 140 porções de cocaína e 140 pedras de crack, somando o montante de 280 porções de drogas que seriam vendidas.   Os policiais deram voz de pris

Quer receber notícias gratuitamente via WhatsApp?

Quer receber notícias gratuitamente via WhatsApp?
Clique na imagem e nos envie o seu nome e idade

VEJA TAMBÉM

Umaflex faz entrega das motocicletas aos colaboradores premiados no Dia do Trabalho

A Umaflex realizou na manhã desta sexta-feira (06), a entrega oficial de cinco, das sete motocicletas 160cc, 0km, que foram sorteadas no último dia 1º de maio , aos colaboradores da empresa. A promoção faz parte da comemoração do Dia do Trabalho, quando a empresa resolveu presentear os mais de 1.350 colaboradores que fazem parte do quadro de funcionários. Entre os ganhadores, cinco pertencem a unidade da empresa em Conchal (SP), e outros dois pertencem a unidade de Umuarama (PR). Os sortudos que hoje puderam levar para a casa o prêmio foram: João Matheus, Antônio Patrocínio, Lusivania Nunes, Francisca Geniceli e Jairo Rodrigues, todos da Umaflex de Conchal (SP). Em Umuarama (PR) , os ganhadores foram : Eliel de Freitas e Jose Alves Ribeiro. Colaboradores da nova unidade da Umaflex, em Escada (PE), que deve inaugurar no início do próximo mês (junho), também concorreram, mas infelizmente não foram sorteados desta vez. “Em nome da minha família, quero agradecer a todos os colab

Hoje é dia de Parque em Conchal!!! - Kis Center Park - Veja fotos e vídeos:

A parque de diversões “Kis Center Park”, chegou em Conchal e já está em funcionamento. São dezenas de brinquedos para adultos e crianças, que foram montados no Campo do SAJE, no bairro Jardim Planalto, em frente à rua da feira livre que acontece todos os domingos. A previsão é que o parque fique na cidade por pelo menos 30 dias, nos seguintes horários: ·        Quinta e sexta-feira, das 19hs às 22hs ·        Sábados, domingos e feriados das 16hs às 22hs Os ingressos são vendidos a preço popular (veja na imagem abaixo), podendo optar por ingresso individual ou o passaporte (pulseira), que dá direito ao passe livre para brincar em todos os brinquedos (exceto barracas e elementos).  Veja fotos e vídeos de alguns dos brinquedos disponíveis no local.  

Eclipse da "lua de sangue" acontece neste domingo (15). Veja onde e como acompanhar

O Eclipse lunar, um raro fenômeno, enfeitará o céu entre a noite deste domingo (15), a partir das 23h27, e o início da madrugada de segunda-feira (16). Será uma Lua de Sangue “triplamente especial para o Brasil”, afirmou a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, a Band News . A melhor notícia é que o evento celeste será bem visível de todas as partes do Brasil. De acordo com a Climatempo, mesmo com frente fria, algumas regiões do país vão poder apreciar a beleza do espetáculo. Em outras, será preciso muita paciência e sorte para se livrar das nuvens e em algumas áreas, o céu vai ficar quase todo nublado durante todo o evento. Nuvens com bastante umidade devem se espalham pelo Norte e pelo Nordeste; uma frente fria passa pelo litoral da Bahia e aumenta a nebulosidade.   E uma grande frente fria avança do Sul para o Sudeste e Sudeste do Brasil justamente durante o domingo, provocando muitas nuvens sobre estas regiões, indica a Climatempo. Eclipse lunar trip

Gabarito preliminar do concurso público em Conchal é divulgado; acesse e confira

O gabarito preliminar das provas escritas objetivas realizadas no dia 24 de abril de 2022, referente ao Concurso Público de Conchal, aberto através do Edital Nº 001/2022 foi divulgado nesta segunda-feira (23). Para conferir, basta acessar o link   , ou verificar abaixo: O edital na íntegra pode ser conferido na edição de nº 271, de 23/03/2022 do Diário Oficial Eletrônico, nos sites www.conchal.sp.gov.br   ou no site da empresa organizadora do concurso   www.klcconcursos.com.br . Tradumedia International: Escola de inglês em Conchal abre novas turmas para o início de maio – Receba 10% de desconto agora. Acesse AQUI o WhatsApp

Postagens mais visitadas deste blog

Dois bairros em Conchal amanhecem com faixas de alerta colocadas por moradores; “Sujeito a Cacete”

  Duas ruas de diferentes bairros em Conchal, SP, amanheceram nesta quinta-feira (23), com faixas alertando quanto ao barulho provocado pelo escapamento de motocicletas. “Proibido tirar de giro e chamar no grau – Sujeito a Cacete. Não vamos aceitar essas coisas na comunidade”, diz a mensagem nas faixas. Os responsáveis pela colocação das faixas não foram identificados, porém a mensagem foi bem aceita por moradores próximos aos locais onde as faixas foram colocadas, conforme algumas pessoas dos bairros relataram ao F5. Uma das faixas foi colocada na rua dos Battel, no bairro Esperança III, próximo ao campo de futebol. A outra foi colocada no bairro Parque Industrial, na rua Mato Grosso. Atualizando - 13:30hs:  Polícia Civil retira faixas de “Proibido tirar de giro e chamar no grau – Sujeito a Cacete, colocadas em bairros de Conchal – Faixas idênticas foram vistas em quase todas as regiões do estado de SP; Veja outras cidades. Acesse:

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apr

Desentendimento em bar em Conchal (SP), termina com um morto, um hospitalizado e dois foragidos

O que era para ser apenas uma discussão, levou a morte de um jovem de 26 anos, proprietário de um bar na esquina da rua Pernambuco, com a rua Mato Grosso, no bairro Parque Industrial, no município de Conchal (SP). De acordo com as primeiras informações, por volta das 23hs, desta segunda-feira (08), o proprietário do estabelecimento tratava sobre uma dívida com um adolescente de 17 anos de idade, que estava junto com o pai. O pai do adolescente saiu para fora do estabelecimento e passou a discutir com a irmã do proprietário do bar que, entrou no próprio veículo e saiu do local, porém retornou em seguida e, em alta velocidade, atropelou o homem com quem havia discutido. Ao ver que o pai havia sido atropelado, o adolescente de 17 anos, golpeou com uma faca, o dono do bar (veja outra versão abaixo). O dono do estabelecimento Júlio Cesar Brito, chegou a ser socorrido ao hospital Madre Vannini, em Conchal, mas não resistiu aos ferimentos. O homem atropelado, foi socorrido

Grave acidente entre carro e ônibus na SP-191 acontece na manhã desta sexta-feira (22) - Vítimas são de Conchal

Um grave acidente envolvendo um veículo WV Gol e um ônibus que transportava trabalhadores, aconteceu por volta das 7h15 da manhã desta sexta-feira (22), no Km 3+300m da SP-191 (Conchal/Mogi Mirim). Segundo testemunhas que estavam pelo local, o WV Gol com dois ocupantes, transitava no sentido Mogi Mirim para Conchal, quando ao tentar fazer uma ultrapassagem atingiu de raspão a traseira de outro veículo, um Astra, que seguia de Conchal para Mogi Mirim. O WV Gol rodopiou e colidiu em um ônibus que transportava 21 trabalhadores. Os dois ocupantes do WV Gol são de Conchal. Como impacto, Robson Lázaro Ruiz Júnior, que viajava no banco de passageiros do Gol, entrou em óbito no local. A jovem, Eduarda Pereira, foi socorrida ainda com vida, porém em estado gravíssimo, pela equipe do Águia, da Polícia Militar, para o HC da Unicamp. Até o momento não temos informações "oficiais" do estado de saúde de Eduarda.  Do ônibus ninguém se feriu. Unidades do Samu (Serviço de A

Adolescente de 16 anos é encontrado morto na tarde desta sexta-feira (12) em estrada rural de Conchal, SP

Populares encontraram o corpo do adolescente e acionaram a GCM - Foto Gean Mendes/F5 O adolescente Wesley Abreu de Andrade, de 16 anos de idade, foi encontrado morto na tarde desta sexta-feira (12), às margens da estrada municipal Conchal/Martinho Prado, bairro 90. Populares encontraram o adolescente e acionaram a Guarda Municipal. O SAMU também foi acionado, porém ao chegar no local constataram que a vitima já estava morto.   Wesley foi vítima de homicídio, sendo inicialmente constatado uma perfuração no dorso (região entre o pescoço e a região glútea), provocado por arma de fogo. A área foi isolada até a chegada da polícia cientifica que compareceu para coleta de material para exames.  O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal do município de Limeira, sendo conduzido pela funerária São Bento.  Investigadores e delegado da Policia Civil estiveram presentes, buscando evidências que possam levar ao autor do homicídio.

Resposta rápida – Após investigação Policiais Civis de Conchal prendem segundo suspeito de participação no homicídio de Elisângela, 46 anos - Suspeito teria praticado sexo com a vítima após homicídio. Assista entrevista.

Nesta terça-feira Conchal amanheceu com a triste notícia de homicídio que teve como vítima a costureira de 46 anos de idade, Elisângela Montaute. O crime aconteceu na noite de ontem, segunda-feira (16), tendo a ocorrência atendida pela Polícia Municipal, que conseguiu prender o suspeito ainda no local. Conforme a primeira informação noticiada pelo F5 Conchal, um homem de 22 anos de idade foi preso pela GCM, suspeito de matar Elisângela. Na residência estava Elizangela junto com o suspeito de 22 anos. O homem preso alegou que a mulher foi agredida por um indivíduo desconhecido, que a atingiu com um pedaço de madeira na cabeça, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública. Elisângela Montaute foi morta a facadas em Conchal — Foto: Reprodução/Facebook Disse ainda que, o mesmo suspeito que teria invadido a casa, também o teria agredido, ordenando que ele matasse a mulher com golpes de faca. Entretanto, ao ser questionado novamente, ele mudou a versão e confesso

Colisão entre bicicleta e motocicleta deixa dois mortos na SP-332 próximo a Tujuguaba em Conchal (SP)

Fotos: Gean Mendes/F5 Conchal Uma colisão entre uma motocicleta e uma bicicleta provocou a morte de dois homens na noite desta segunda-feira (18), no Km 174, da Rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332), próximo ao Distrito de Tujuguaba, em Conchal (SP). O acidente aconteceu por volta das 21:30hs, sentido município de  Engenheiro Coelho para Conchal. Foto: Gean Mendes/F5 Conchal O condutor da motocicleta morreu no local do acidente. Já o condutor da bicicleta chegou a ser socorrido para o Pronto Socorro do Hospital Madre Vannini, porém não resistiu e veio a óbito. Fotos:Gean Mendes/F5 Conchal Polícia Militar Rodoviária, equipes de socorro da Rota das Bandeiras e Polícia Civil representada pelo delegado Dr.Luis Henrique Lima Pereira juntamente com o GCM Ivan, estiveram no local. A dinâmica do acidente ainda não foi confirmada pela polícia cientifica, porém não foi descartado a possibilidade do envolvimento de um terceiro veículo (carro), no acidente. A identidade das víti

Caminhoneiro de Conchal vitima fatal em Rio Claro ligou para pedir ajuda após explosão

Foto reprodução EPTV   O motorista que morreu após a explosão de um caminhão em um posto de combustíveis em Rio Claro (SP) conseguiu ligar após o acidente para avisar que havia perdido uma perna e que precisava de ajuda. As informações são do G1 São Carlos/Araraquara O caminhoneiro Jovino Rocha de Andrade teve a morte confirmada pela Santa Cansa às 4h10 desta quinta-feira (1º). Ele tinha 51 anos e era um dos socorridos em estado grave no acidente que deixou 15 feridos. Até o início da manhã desta quinta, cinco pessoas haviam sido socorridas para a Santa Casa e dez haviam sido levadas para a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Ipeúna. Seis delas já haviam recebido alta e quatro seguiam internadas. Ajuda Andrade, que morava em Conchal (SP) e mantinha uma transportadora com quatro caminhões, preparava-se para uma viagem ao Rio de Janeiro e, no momento do acidente, abastecia dois caminhões no posto. Ele estava acompanhado da esposa grávida, que aguardava em uma caminhonete, e de outro m

Grave acidente em rodovia tira vida de conchalense na manhã desta terça-feira (15) - Edson Ricardo de Fátima, 42 anos, querido cavaquinista do grupo de pagode “Nega Véia” não resistiu aos ferimentos

Um grave acidente foi registrado na manhã deste terça-feira (15), na Rodovia Engenheiro João Tosello (SP-147), que liga Limeira a Mogi Mirim, no interior de São Paulo. De acordo com informações recebidas pela nossa reportagem, duas motocicletas acabaram se envolvendo em um acidente, com o impacto, os motociclistas caíram no meio da rodovia, momento em que um deles foi atropelado por outro veículo que transitava pela via. Segundo a Polícia Militar Rodoviária, no momento do acidente havia muita neblina na pista, e isso pode ter contribuído para o acidente. A vítima, o conchalense Edson Ricardo de Fátima, 42 anos, não resistiu aos ferimentos, vindo a óbito no local do acidente. Edson Ricardo era agente prisional lotado no município de Limeira. No momento do acidente o mesmo se dirigia ao local onde trabalhava. Segunda pessoas da esquerda para direita: Edson Ricardo De Fátima, 42 anos Em Conchal, Edson Ricardo, é muito conhecido por fazer parte do grupo de pagode “Nega Véia”. Cavaquini

Veículo atropela ciclista no distrito de Tujuguaba em Conchal – A professora Nelide Rossi, não resistiu aos ferimentos – Amigos prestam homenagem a vítima nesta sexta-feira (24)

Um grave acidente aconteceu na noite desta quinta-feira (23), em uma estrada de terra, próximo ao antigo cemitério, localizado no distrito de Tujuguaba, município de Conchal, SP. A professora aposentada Nelide Rossi, 67 anos, praticava seu esporte preferido, o ciclismo, juntamente com quatro amigos, quando foi atropelada por um veículo, que fugiu do local sem prestar assistência. Conforme relato de testemunha, eles estavam parados na beirada da estrada, quando avistaram o veículo, que reduziu a velocidade, mas em seguida acelerou vindo a atropelar a vitima.   A vítima foi socorrida pelo SAMU e encaminhada em estado grave ao pronto socorro do Hospital Madre Vaninni, em Conchal. Por conta da gravidade dos ferimentos, infelizmente a professora aposentada não resistiu, vindo à óbito pouco tempo depois. Segundo informações A pessoa que dirigia o veículo que atropelou Nelide, se apresentou na delegacia de polícia no município de Mogi Guaçu, na noite de ontem. Conforme rel