Pular para o conteúdo principal

Saúde de Conchal entrega primeiras Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) em evento no Dia Mundial da Conscientização do Autismo


O Departamento Municipal de Saúde de Conchal, representado pelo seu diretor Wagner E. Fadel Lozano entregou as primeiras Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), em evento no Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

Com o documento, por meio do Decreto Municipal nº 4.515, eles passam a ter prioridade no atendimento em estabelecimentos públicos e privados em Conchal, especialmente nos estabelecimentos de saúde, educação e assistência social.

Quem ainda não solicitou a emissão dessa carteira deve ir até o CEMEC de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 15h30 horas e falar com a servidora Jussara Guarnieri ou agendar o atendimento pelo whatsapp (19) 99238-1975.

Evento

Com idealização e realização pelo casal Priscila Leite J. Oliveira e Neimir A. J. Oliveira em parceria com a Prefeitura (Departamento Municipal de Saúde e Equipe de Atendimento Educacional Especializado) e pais de autistas, a ação aconteceu no último sábado, dia 02, na Praça da Fonte das 9h às 15h.


O dia ainda contou com os Desbravadores e Aventureiros da Igreja do Sétimo Dia, esclarecimentos e dúvidas sobre o Autismo, recreação com a equipe da escola Musicalizar, barracas de artesanato e de alimentação e apresentação da Banda Laranjas a Vapor.

Para Priscila, o dia foi para conscientizar, entender e aprender sobre um assunto tão antigo e ao mesmo tempo tão novo na sociedade. “Diante do número crescente de diagnósticos que temos visto, é mais do que necessário fazer com que as pessoas conheçam mais sobre o Transtorno do Espectro Autista. Da mesma forma que é importante conscientizar é importante também entender para saber aceitar um diagnóstico dentro de casa para buscar ajuda e tratamento o quanto antes. Um diagnóstico e tratamento precoce possibilita autonomia, independência e liberdade para o autista e sua família”.

Ainda destacou que a idealização surgiu quando percebeu a carência de informação tanto da população quanto de famílias que não sabem como agir diante da situação e não compreendem o que é o autismo. “Depois de procurada por várias pessoas, achei necessário informar, conscientizar e divulgar sobre o autismo”, concluiu.

Sobre o Dia Mundial da Conscientização do Autismo - definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007 é comemorado no dia 2 de abril. Uma data muito importante, pois muitas pessoas não compreendem o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo fundamental a propagação de informação de qualidade.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...