Pular para o conteúdo principal

OMS indica redução de parceiros sexuais para evitar Varíola do Macaco


O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, aconselhou, nesta quarta-feira (27/7), que homens que fazem sexo com homens reduzam o número de parceiros sexuais para evitar o contágio e a transmissão da varíola do macaco. O grupo é considerado de risco por ter 98% dos casos registrados entre esta parte da população.

No entanto, a sugestão é válida para qualquer pessoa que queira se manter livre do vírus — visto que a doença não é exclusiva para um gênero. A afirmação de Tedros foi feita durante uma coletiva de imprensa para dar updates sobre a varíola do macaco. O diretor pediu que as pessoas tomem as medidas necessárias para evitar que o surto aumente em todo o mundo.

“A melhor maneira de fazer isso é reduzir o risco de exposição. Isso significa fazer escolhas seguras para você e para os outros. Para homens que fazem sexo com homens, isso inclui, no momento, reduzir o número de parceiros sexuais, reconsiderar o sexo com novos parceiros e trocar detalhes de contato com novos parceiros para permitir o acompanhamento [de saúde], se necessário”, informou.


O consultor da OMS sobre HIV, hepatite e infecções sexualmente transmissíveis Andy Seale, que estava presente na conferência, informou que o atual surto da varíola é “claramente transmitido durante o sexo”, mas ainda não foi concluído se a doença é uma infecção sexualmente transmissível.

Ao comentar o perigo de colocar a doença como algo exclusivo de homens que fazem sexo com homens — como ocorreu com o HIV/AIDS entre os anos 80 e 90 — Tedros deixou claro que “estigma e discriminação podem ser tão perigosos quanto qualquer vírus e podem alimentar o surto”.

Os setores de saúde de cada país também devem focar nesta parte da população, não só para informá-la sobre o risco, mas também para oferecer auxílio.

“O foco para todos os países deve ser engajar e capacitar as comunidades de homens que fazem sexo com homens para reduzir o risco de infecção e transmissão posterior, prestar cuidados aos infectados e salvaguardar os direitos humanos e a dignidade”, pontuou Tedros.

Apesar do contato sexual ser um dos maiores vistos, a doença também pode ser transmitida por qualquer contato direto com a pele e até mesmo pela emissão de gotículas liberadas na fala — isso inclui lençóis ou roupas que podem ter tocado as feridas na pele causadas pela doença ou “molhados” pelas gotículas de saliva.

Até o momento, a OMS recebeu o registro de 19 mil casos em mais de 75 países — cerca de cinco mortes foram relatadas, todas na África.

*Correio Braziliense 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Acidente envolvendo dois veículos causa a morte de duas vítimas na Rod. Prof. Zeferino Vaz em Tujuguaba (Conchal)

  Duas pessoas perderam a vida e outras duas ficaram feridas na tarde desta quinta-feira (12), em um acidente envolvendo dois veículos na Rodovia Professor Zeferino Vaz, próximo ao distrito de Tujuguaba. O acidente aconteceu por volta das 17h30min, no   Km 174+900 da rodovia, no sentido Sul, em direção a Engenheiro Coelho. Os veículos, uma Amarok e uma Saveiro, seguiam no mesmo sentido quando a colisão ocorreu. No veículo Amarok, estavam um homem e uma mulher, que, apesar de sofrerem ferimentos leves, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhados ao Hospital Madre Vannini, em Conchal. Suas identidades não foram divulgadas, porém, são moradores de Conchal. Infelizmente, a tragédia se abateu sobre os ocupantes da Saveiro, onde estavam dois homens que não resistiram aos ferimentos e entraram em óbito ainda no local do acidente. Os nomes das vítimas fatais e informações sobre suas origens ainda estão sob investigação, e seus corpos for