Pular para o conteúdo principal

Por que o Dia dos Pais é comemorado em agosto no Brasil? Veja origem da data comemorativa.



No segundo domingo de agosto, celebra-se no Brasil o Dia dos Pais. Criado para homenagear a figura paterna que é tão importante na criação de um filho. Uma das datas mais comemoradas no mundo todo, assim como o Dia das Mães.

Além disso, também é uma data que impulsiona muito o comércio. Segundo dados da Neotrust/Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce, só no varejo digital, esse período movimentou cerca de R$5,4 bilhões em 2020.


Mas, embora seja comemorado em muitos países, o dia escolhido pode ser diferente. Descubra agora no artigo a seguir o motivo pelo qual foi escolhido o mês de agosto para celebrar esta data em nosso país.

Quem criou o Dia dos Pais?

Na verdade, existem duas versões sobre a origem da data. Confira ambas abaixo.

Origem nos Estados Unidos

A versão mais plausível é de 1909, quando uma jovem de Washington, nos Estados Unidos, chamada Sonora Louise Smart Dodd, teve uma ideia ao escutar uma mensagem em homenagem ao Dia das Mães, celebrado desde 1908 no país.

Sonora decidiu então criar uma data para homenagear e mostrar o orgulho que sentia de seu pai, William Jackson Smart, um veterano da Guerra Civil. Muito dedicado, o ex-combatente teve a tarefa de criar os 6 filhos sozinho, após perder a esposa em seu último parto.


A garota escolheu o dia 19 de junho, data de nascimento de seu pai, e enviou uma petição às autoridades e igrejas locais, onde a Associação Ministerial de Spokane apoiou a ideia, comemorando o primeiro Dia dos Pais em 19 de junho de 1910. A escolha do símbolo do evento foi uma rosa, sendo as vermelhas para dedicar aos pais vivos, e as brancas, aos falecidos.

O gesto simples fez com que virasse tradição e se espalhasse rapidamente pelo estado de Washington e também pelo restante do país, porém, o dia só foi reconhecido em 1966, e oficializado seis anos depois, em 1972, pelo então presidente Richard Nixon, para ser comemorado anualmente no terceiro domingo de junho.

Origem mais antiga

No entanto, há uma versão bem mais antiga. Segundo historiadores, foram encontrados indícios de que a prática de homenagear os pais já existia há mais de 4 mil anos. Foram descobertas diversas mensagens em placas de argilas, escritas por um garoto babilônio, que desejava boa saúde, sorte e vida longa ao seu pai.

Como surgiu o Dia dos Pais no Brasil?

Já em terras brasileiras, a data foi comemorada pela primeira vez em 16 de agosto de 1953. Criada pelo publicitário Sylvio Bhering, na época diretor do jornal O Globo e da rádio homônima, o objetivo do “Dia do Papai” era tanto para reconhecimento da figura paterna, quanto para atrair anunciantes e alavancar as vendas no país.

Como a população era predominantemente constituída por católicos, a ideia da data foi escolhida justamente para coincidir com o dia de São Joaquim, considerado o patriarca da família, por ser pai da Virgem Maria e avô de Jesus Cristo.

Anos depois, por motivos comerciais, foi decidido que a comemoração seria no segundo domingo do mês de agosto. A mudança aconteceu, pois o Dia das Mães é comemorado no segundo domingo de maio, mas há também quem diga que o motivo principal era para que a data fosse celebrada sempre aos domingos, dia em que a maioria dos pais estão de folga, permitindo que a família se reunisse e festejasse por mais tempo esse momento especial. E assim permanece até hoje.

Dia dos Pais em outros países

Como podemos ver, o Dia dos Pais varia de acordo com os países. Confira a seguir as datas de celebração de alguns deles.

·       23 de fevereiro: Na Rússia, os pais são homenageados na data em que comemora-se o Dia do Defensor da Pátria;


·       19 de março: Celebrado em Portugal, Espanha, Itália, Angola, Bolívia, Bélgica, entre outros países com tradição católica. A data é associada ao dia de São José, esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus;

·       Terceiro domingo de junho: Assim como nos Estados Unidos, essa data é festejada no Canadá, Inglaterra, França, Argentina, Venezuela, México, Peru, Chile, Equador, Turquia, Países Baixos, Japão, África do Sul, Índia, entre outros países;

·       21 de junho: Celebrado no primeiro dia do verão em alguns países do Oriente Médio, como Líbano, Egito, Síria e Jornada;

·       08 de agosto: Comemorado em Taiwan, pelo motivo curioso de que a pronúncia da data no mandarin assemelha-se à palavra “pai”;

·       Primeiro domingo de setembro: Austrália e Nova Zelândia. O principal motivo é porque as temperaturas já estão mais amenas nesta época do ano;


·       Segundo domingo de novembro: Suécia, Finlândia, Islândia, Dinamarca, Noruega e Estônia;

·       Sétimo mês do calendário islâmico: No Irã, O Dia dos Pais é comemorado no 13° dia do Rajab, data de aniversário de Imam Ali, primo de Maomé e o primeiro homem a aceitar as mensagens do profeta.



 *Cash Me


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...