Pular para o conteúdo principal

Laboratório chinês clona primeiro lobo selvagem do Ártico


No fim de setembro, uma empresa de genes com sede em Pequim, na China, anunciou o primeiro clone de um lobo selvagem do Ártico — o animal passou 100 dias em um laboratório. A companhia que realizou o experimento, Sinogene Biotechnology Co, afirma apoiar o uso da tecnologia para salvar animais raros e ameaçados.

A loba, nomeada de Maya, nasceu no dia 10 de junho de 2022 e foi clonada por meio de uma amostra de pele de uma loba selvagem no Ártico. Os especialistas afirmam que a tecnologia de clonagem aplicada no lobo selvagem do Ártico é um marco para a ciência e será de grande importância para conservar diversas espécies de animais.

Os cientistas usaram 137 embriões para o desenvolvimento do clone, a partir de oócitos enucleados de uma cachorra e células somáticas, seguida da transferência de 85 embriões para o útero — a mãe de aluguel de Maya foi uma cadela da raça Beagle.


No momento, a loba clonada vive com sua mãe adotiva Beagle em um laboratório no leste da China e, segundo informações, a companhia também revelará um lobo selvagem do Ártico macho clonado.

Clone de animais

"Para salvar o animal ameaçado de extinção, iniciamos a cooperação de pesquisa com Harbin Polarland sobre a clonagem do lobo ártico em 2020. Após dois anos de esforços meticulosos, o lobo ártico foi clonado com sucesso. É o primeiro caso desse tipo no mundo" disse o gerente geral da empresa da Sinogene Biotechnology Co, Mi Jidong, durante uma coletiva de imprensa.

Apesar da boa intenção, alguns cientistas ainda estão céticos em relação ao uso da tecnologia de clonagem em animais. O pesquisador da organização World Animal Protection, Sun Quanhui, afirmou ao site Global Times que a tecnologia de clonagem ainda está em fase inicial e que as questões técnicas e éticas ainda precisam ser debatidas.


*Tecmundo 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...