Pular para o conteúdo principal

Equador começa a misturar cocaína apreendida com cimento para evitar a sua reutilização

 


As autoridades equatorianas começaram a utilizar um método chamado encapsulamento, pelo qual misturam pó de cocaína com cimento para fazer blocos de betão para impedir a sua recuperação e reutilização e para destruir rapidamente a substância ilegal.

O cloridrato de cocaína é transformado em pó, misturado com cimento, sal e aceleradores químicos para formar um chorume que é depois vertido em moldes. Após a secagem, endurece completamente, tornando impossível a extração da cocaína.

O subsecretário para o controlo da droga no Ministério do Interior, Edmundo Mera, explicou o método numa entrevista ao portal InSight Crime e salientou que desde o início do ano e até 14 de Outubro de 2022, o Equador tinha destruído quase 180 toneladas de drogas no total, e 61% foram destruídas utilizando a técnica de encapsulamento.


O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) recomenda o encapsulamento como uma forma viável de eliminar drogas e materiais tóxicos utilizados no processamento de drogas, mas o Equador é o primeiro país a destruir a cocaína em tão grande escala utilizando este método, disse o perito em drogas sintéticas do UNODC Martin Raithelhuber ao InSight Crime.

É também um método rápido e muito necessário no Equador, onde as apreensões só nos portos aumentaram 42% até 2022. O encapsulamento permite destruir até 1.500 quilos de drogas por hora, enquanto que a incineração é limitada a 70 quilos por hora.

Fonte: (EUROPA PRESS) Via MSN



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guarda Civil Municipal de Conchal recupera motocicleta roubada e apreende menor

Pitmaster conchalense Raphael Gelly é convocado para representar o Brasil no Intercontinental Barbecue Championship 2025, no Chile

Kelly Importados inaugura segunda loja em Conchal com novidades e ampla variedade de produtos; veja fotos dos preparativos

O que se sabe sobre o homem encontrado decapitado após a operação policial no RJ

Conchal formaliza aquisição de área para novo Distrito Industrial e amplia perspectivas de crescimento