Pular para o conteúdo principal

Intoxicação infantil por cannabis comestível cresce nos Estados Unidos

A exposição de crianças a produtos comestíveis e bebidas contendo cannabis, com o consequente potencial de toxicidade aguda, aumentou constantemente nos últimos cinco anos nos Estados Unidos, juntamente com a maior disponibilidade desses produtos, segundo alertou um estudo publicado este mês na revista “Pediatrics”. “Pais, mães e outros adultos que usam produtos comestíveis de maconha devem se certificar de que seus filhos e filhas não tenham acesso a eles”, advertiu a publicação da Academia Americana de Pediatria (AAP).

Pesquisadores do Departamento de Medicina de Emergência da Escola de Medicina da Universidade do Sul do Illinois conduziram uma análise dos dados de exposição pediátrica no Sistema Nacional de Intoxicação. Entre 2017 e 2021, foram registados 7.043 casos de exposição de crianças à cannabis, sendo 207 deles em 2017 e 3.054 em 2021, o que representa um aumento de 1.375%, segundo o estudo.

A grande maioria desses casos, 97%, ocorreram em contexto residencial e 90% na casa dos menores expostos, acrescentaram os autores. Além disso, 27,7% dos casos de menores que consumiram comestíveis com cannabis corresponderam a crianças de 2 a 3 anos e 24,6% a menores de 3 a 4 anos.


Os pesquisadores conseguiram rastrear dados sobre a evolução médica de 4.827 casos e descobriram que o efeito clínico mais comum (70%) foi a depressão, seguida de ataxia (7,4%), agitação (7,1%) e confusão (6,1%).

De todos os casos notificados, 22,7% dos pacientes foram hospitalizados. “Os produtos de cannabis tornaram-se cada vez mais acessíveis à medida que mais estados legalizaram o uso de maconha para fins médicos ou recreativos”, lembrou o artigo.

No início de 2017, havia 30 estados que, juntamente com o Distrito de Columbia, permitiam o uso de cannabis para fins médicos e oito estados, além de DC, que permitiam o uso recreativo. No final de maio de 2022, eram 39 estados que permitiam o uso médico e 18 estados que, juntamente com o DC, permitiam o uso recreativo por adultos.

Os pesquisadores concluíram que “houve um aumento consistente na exposição pediátrica à cannabis nos últimos cinco anos, com potencial para toxicidade significativa”. “É importante que os provedores estejam cientes desse risco em sua prática, o que representa uma importante oportunidade de educação e prevenção”, destacaram.


*JP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Acidente envolvendo dois veículos causa a morte de duas vítimas na Rod. Prof. Zeferino Vaz em Tujuguaba (Conchal)

  Duas pessoas perderam a vida e outras duas ficaram feridas na tarde desta quinta-feira (12), em um acidente envolvendo dois veículos na Rodovia Professor Zeferino Vaz, próximo ao distrito de Tujuguaba. O acidente aconteceu por volta das 17h30min, no   Km 174+900 da rodovia, no sentido Sul, em direção a Engenheiro Coelho. Os veículos, uma Amarok e uma Saveiro, seguiam no mesmo sentido quando a colisão ocorreu. No veículo Amarok, estavam um homem e uma mulher, que, apesar de sofrerem ferimentos leves, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhados ao Hospital Madre Vannini, em Conchal. Suas identidades não foram divulgadas, porém, são moradores de Conchal. Infelizmente, a tragédia se abateu sobre os ocupantes da Saveiro, onde estavam dois homens que não resistiram aos ferimentos e entraram em óbito ainda no local do acidente. Os nomes das vítimas fatais e informações sobre suas origens ainda estão sob investigação, e seus corpos for