Pular para o conteúdo principal

Núcleo da Terra parou de girar? Cientistas descobrem mudanças na camada mais profunda do planeta

 

O núcleo da Terra, camada mais profunda do planeta, parou de girar mais rápido do que o globo e inverteu o sentido da própria rotação. A mudança foi apontada por um estudo feito a partir da análise de dados de terremotos, realizado pelos sismólogos Yi Yang e Xiaodong Song, da Universidade de Pequim, China, e publicado nessa segunda-feira (23) na revista especializada Nature.

A esfera quente do tamanho de Plutão, formada essencialmente por ferro, é uma espécie de "planeta dentro do planeta" e está localizada a cerca de 5 mil quilômetros da superfície terrestre, conforme a agência de notícias AFP.

“Ficamos bastantes surpresos [com a descoberta]", disse a dupla de cientistas”.

Ao analisarem as informações sísmicas das últimas seis décadas, os pesquisadores concluíram que a rotação dele, que costumava ser mais rápida que a da Terra, possivelmente parou por volta de 2009 e, desde então, passou a realizar o movimento no sentido contrário.


Os dados do estudo podem indicar que, nesse caso, algo provavelmente está acontecendo com as forças magnéticas e gravitacionais que impulsionam a rotação do núcleo interno. Tais transformações podem ligá-lo a fenômenos geofísicos mais amplos, como aumentos ou diminuições na duração de um dia na Terra.

"Acreditamos que o núcleo central está, em relação à superfície da Terra, girando em uma direção e depois na outra, como um balanço", explicou a dupla à AFP.

FENÔMENO SERIA CÍCLICO

Yang e Song esclareceram no artigo que as informações sísmicas indicam que o núcleo da Terra muda a forma como gira — em relação ao movimento do planeta —, após pausas breves e peculiares, uma vez a cada algumas décadas, e, agora, uma dessas inversões pode estar acontecendo.

"Um ciclo completo deste movimento dura em torno de sete décadas", o que significa que a direção muda aproximadamente a cada 35 anos, acrescentaram os cientistas à agência de notícias.

Antes da alteração na rotação de 2009, a última teria ocorrido no início dos anos 1970. A próxima deve ocorrer em meados da década de 2040, completando o ciclo, conforme os pesquisadores chineses.


POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS

O movimento de rotação do núcleo se ajusta, aproximadamente, às mudanças na duração do dia, variações mínimas no tempo exato que a Terra precisa para efetuar uma rotação do próprio eixo, detalham os cientistas.

Até hoje, existem poucas indicações sobre a influência desta rotação na superfície terrestre. No entanto, os dois autores garantem estar convencidos de que existem ligações físicas entre todas as camadas que compõem a Terra.



Com informações: Diário

Comentários

Mais lidas

Ônibus com trabalhadores rurais de Conchal se envolve em acidente na SP-107, em Amparo

Helicóptero Águia intercepta aeronave com 288 kg de pasta base de cocaína após perseguição aérea no interior de SP

Polícia Militar apreende drogas durante Operação Impacto no Parque Industrial, em Conchal

Polícia Civil aguarda laudo do IML e inicia nova fase da investigação sobre a morte de Bernardo

Polícia Civil apreende drogas, celulares e dinheiro após denúncia de tráfico no Sol Nascente, em Conchal