Pular para o conteúdo principal

Núcleo da Terra parou de girar? Cientistas descobrem mudanças na camada mais profunda do planeta

 

O núcleo da Terra, camada mais profunda do planeta, parou de girar mais rápido do que o globo e inverteu o sentido da própria rotação. A mudança foi apontada por um estudo feito a partir da análise de dados de terremotos, realizado pelos sismólogos Yi Yang e Xiaodong Song, da Universidade de Pequim, China, e publicado nessa segunda-feira (23) na revista especializada Nature.

A esfera quente do tamanho de Plutão, formada essencialmente por ferro, é uma espécie de "planeta dentro do planeta" e está localizada a cerca de 5 mil quilômetros da superfície terrestre, conforme a agência de notícias AFP.

“Ficamos bastantes surpresos [com a descoberta]", disse a dupla de cientistas”.

Ao analisarem as informações sísmicas das últimas seis décadas, os pesquisadores concluíram que a rotação dele, que costumava ser mais rápida que a da Terra, possivelmente parou por volta de 2009 e, desde então, passou a realizar o movimento no sentido contrário.


Os dados do estudo podem indicar que, nesse caso, algo provavelmente está acontecendo com as forças magnéticas e gravitacionais que impulsionam a rotação do núcleo interno. Tais transformações podem ligá-lo a fenômenos geofísicos mais amplos, como aumentos ou diminuições na duração de um dia na Terra.

"Acreditamos que o núcleo central está, em relação à superfície da Terra, girando em uma direção e depois na outra, como um balanço", explicou a dupla à AFP.

FENÔMENO SERIA CÍCLICO

Yang e Song esclareceram no artigo que as informações sísmicas indicam que o núcleo da Terra muda a forma como gira — em relação ao movimento do planeta —, após pausas breves e peculiares, uma vez a cada algumas décadas, e, agora, uma dessas inversões pode estar acontecendo.

"Um ciclo completo deste movimento dura em torno de sete décadas", o que significa que a direção muda aproximadamente a cada 35 anos, acrescentaram os cientistas à agência de notícias.

Antes da alteração na rotação de 2009, a última teria ocorrido no início dos anos 1970. A próxima deve ocorrer em meados da década de 2040, completando o ciclo, conforme os pesquisadores chineses.


POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS

O movimento de rotação do núcleo se ajusta, aproximadamente, às mudanças na duração do dia, variações mínimas no tempo exato que a Terra precisa para efetuar uma rotação do próprio eixo, detalham os cientistas.

Até hoje, existem poucas indicações sobre a influência desta rotação na superfície terrestre. No entanto, os dois autores garantem estar convencidos de que existem ligações físicas entre todas as camadas que compõem a Terra.



Com informações: Diário

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Condutores de ambos os veículos envolvidos em acidente na SP 191, são moradores de Conchal

Um trágico acidente na noite deste sábado (13) na rodovia "Wilson Finardi" - SP-191, próximo ao Centro de Ressocialização, deixou duas pessoas mortas e uma pessoa ferida. Um casal de idosos, residentes do Distrito de Tujuguaba, foi vítima fatal do incidente, que envolveu dois os veículos. Segundo informações preliminares da polícia, o acidente ocorreu por volta das 19h30, quando um carro Volkswagen/Gol, conduzido por um homem de 72 anos, e sua esposa, de 70 anos. Infelizmente, houve uma colisão frontal com um Honda/Civic, também operado por um morador local. Os Bombeiros Militares de Mogi Guaçu e os Bombeiros Municipais de Mogi Mirim foram rapidamente acionados para prestar socorro, porém, lamentavelmente, o casal não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local do acidente. O condutor do Honda Civic, de 74 anos, foi encaminhado à Santa Casa com ferimentos leves. A Intervias, concessionária responsável pela administração da rodovia, também prestou os primeiros