Pular para o conteúdo principal

Santa Casa de Araras adia cirurgias eletivas. O motivo, segundo a prefeitura da cidade, são dificuldades financeiras.


A Santa Casa de Araras (SP) tem adiado a realização de cirurgias eletivas, aquelas que não são consideradas de urgência ou emergência. O motivo, segundo a prefeitura da cidade, são dificuldades financeiras. A reportagem é de Rafael Castro, EPTV2.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Araras, a Santa Casa tem um déficit mensal de R$ 2,5 milhões. Sem dinheiro, o hospital deixou de comprar remédios, pagar funcionários e cancelou as cirurgias eletivas.

A dona de casa Vanessa Foguel teve a cirurgia para retirada da pedra na vesícula adiado por duas vezes nos últimos meses. Ela conta que o hospital alega não ter anestesista por falta de pagamento.


A mesma justificativa tem sido dada para outros pacientes. “Pelo fato de não ter anestesista, eles não marcam com o cardiologista para verificar os exames porque senão a consulta fica velha e não vai valer mais e, quando a gente vai atrás, não tem o retorno de quando terá o anestesista para fazer a cirurgia, a fila está imensa, quando você vai na secretaria de Saúde, eles fazem questão de mostrar a pasta da lista de espera”, conta a operadora de caixa Érica Romano Melitio, que aguarda por uma cirurgia para retirar o útero.

Mas o problema não é recente. A dona de casa Palmira Gomes aguarda há sete anos para fazer uma cirurgia na bexiga e outra no ombro. “Não tem médico para liberar, e vai enrolando e, até agora, nada de cirurgia”, lamenta.

A Santa Casa de Araras atende uma região que engloba também os municípios Leme, Conchal, Pirassununga e Santa Cruz da Conceição.

O que diz a prefeitura

A prefeitura nega que haja pagamentos atrasados e diz que vai fazer uma auditoria para apurar as contas da Santa Casa.

“Para saber a real situação da Santa Casa e diante do relatório, a secretaria de saúde e a prefeitura irão tomar as medidas necessárias”, afirmou o secretário de Saúde de Araras, Alex Zaniboni.

O secretário acredita que as dificuldades do hospital tenham com causa a defasagem da tabela do SUS. Atualmente, 60% da verba da Santa Casa vem do Sistema Único de Saúde.

“Hoje a Santa Casa esta se esforçando muito, mas a tabela SUS não é atualizada há mais de 16 anos e está deficitária”, afirmou.

O relatório da comissão especial da Secretaria de Saúde sobre a situação do hospital deve ficar pronto até o final do mês. A diretoria da Santa Casa de Araras não quis dar entrevista e disse que não irá ser manifestar.

Assista reportagem completa: https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2023/03/10/com-dificuldades-financeiras-santa-casa-de-araras-adia-cirurgias-eletivas.ghtml


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...