Pular para o conteúdo principal

“Todos os dias falta água”, diz moradora do sítio dos Daniel em Conchal (SP)

Moradores do sitio dos Daniel, próximo ao bairro Santa Rita em Conchal, dizem estar há tempos passando por dificuldades por conta da falta de água no local.

De acordo com a moradora Vânia Daniel, que falou com a reportagem do F5, dez famílias com crianças, adultos e pessoa com deficiência moram no lugar.

“Então Gean, o problema da água, é todos os dias que falta. Não é dias alternados... É todos os dias. A gente cansa de reclamar com a prefeitura, e eles vem com àquele pouco caso, não resolvem e vão embora” disse Vânia.

A moradora também contou, que um sobrinho com deficiência, que também mora no lugar, transporta água com baldes durante a noite e reserva em tanques de lavar roupas, caixas e outros lugares, para que no dia seguinte tenham água para a utilização diária.

“O que mais tá fazendo que a gente entre em desespero é o cadeirante. O cadeirante é meu sobrinho, ele fica acordado durante a noite, colocando água em caixas, em tanque de lavar roupa, em máquina, em balde, pra mãe poder chegar do serviço no outro dia e ter como limpar a casa e lavar roupas. E ele também coitado, que a vezes abre a torneira e não tem água pra usar, e por ser cadeirante complica mais ainda” contou a moradora.  Assista abaixo um vídeo que, indignada,  a morado gravou.


Vânia disse ao F5, que foi reclamar na prefeitura e foi informada que, durante a noite os responsáveis pelo tratamento e distribuição de água, deligam a bomba que manda água para o lugar, para poder abastecer o bairro Vivaldinni.

“Então que dizer que, quando a caixa baixa um pouco pro Vivaldinni, eles deligam aqui pra nós, pra abastecer lá, e dane-se nós aqui? ”, disse a moradora indignada.

O que diz a prefeitura?

O F5 entrou em contato com o diretor do departamento de meio ambiente, Luciano Bomfim, que também responde pelo setor de água e esgoto no município.

Luciano explicou que:    

“A questão especificamente desse local, é uma questão que se arrasta por anos. O sistema que abastece o sítio é interligado ao abastecimento das caixas da cidade, aquelas que ficam no centro, no momento que o volume de água dessas caixas baixa, é ligado o bombeamento para enviar água para essas caixas, e nesse momento envia água para o sítio também quando atinge o nível da caixa para o bombeamento, em consequência para o bombeamento de água para o sítio. Com isso, a caixa de armazenamento do centro está cheia, e os reservatórios do sítio também ficam cheios. Após isso, é ligado o bombeamento que envia água para o Jd Vivaldini, Regina, Julia e redondeza, acontecendo esse revezamento desde sempre.

A Divisão de Saneamento Básico e Meio Ambiente está em contato com o pessoal do condomínio que foi construído ao lado do sítio, para que liberem o sistema para abastecer a caixa de grande porte que tem no condomínio, assim faremos uma derivação dessa caixa de grande porte para o sítio em questão, resolvendo de uma vez por todas um problema que se arrasta por anos e não é de agora.

Alguns vereadores nos procuraram para saber dessa solução, e informamos a todos a mesma ideia, estamos vendo se eles conseguem nos ajudar para agilizar esse processo de liberação para encher a caixa do condomínio para resolver o problema", disse Luciano.




 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homem de 71 anos é encontrado morto em estrada rural de Araras/Conchal

Trio que torturou e matou Silvinho Ferreira em Conchal é condenado a 30 anos de prisão

Vento forte causa danos estruturais em escola e queda de cabos no Jardim Bela Vista, em Conchal

De Conchal para a esperança: menino de 5 anos doa cabelo para ajudar no tratamento de crianças com câncer

Conchal: Justiça condena dupla a 20 anos de prisão por latrocínio na SP-191; delegado destaca eficiência investigativa e atuação do Judiciário