Pular para o conteúdo principal

Após ataques em SC e SP, deputados apresentam projetos para reforçar segurança nas escolas

Após os ataques nas escolas de São Paulo e Santa Catarina, deputados federais apresentaram diversas iniciativas em formato de Projeto de Lei (PL) e requerimentos para que sejam votadas com urgência propostas com o objetivo de endurecer as leis para crimes que envolvem crianças e trazer mais segurança no ambiente escolar.

Na quarta-feira, 5, mesmo dia em que quatro crianças foram mortas em uma creche na cidade de Blumenau, pelo menos três propostas foram apresentadas na Câmara dos Deputados.

O deputado Mauricio Marcon (Podemos) protocolou um PL que tem a finalidade de agravar a pena mínima referente ao crime de homicídio qualificado de 12 para 18 anos e altera a penalidade máxima de 30 para 40 anos. O projeto insere ainda um aumento de pena de dois terços caso o crime seja cometido contra menores de 14 anos em estabelecimentos educativos.


Outra proposta semelhante foi apresentada pelo deputado federal José Medeiros (PL) e torna hediondos os crimes de lesão corporal e homicídio praticados contra crianças ou adolescentes. Este PL foi apresentado no dia 28 de março e aguarda tramitação.

Como o processo de análise das comissões temáticas da Câmara pode ser longo, foi apresentado um requerimento que pode encurtar o caminho para colocar o PL do deputado Medeiros direto em votação no plenário, como explicou o deputado general Girão (PL), autor do pedido: “Pra fazer com que essas pessoas que cometem crimes dessa natureza, contra crianças, contra adolescentes, contra indefesos e idosos também, cumpram a pena integralmente. No mínimo isto, que a gente consiga dar essa resposta para a sociedade o mais rápido possível”.

Também foram protocolados outros dois PLs que visam reforçar a segurança nas escolas. Um deles prevê a obrigatoriedade da instalação de detectores de metais em escolas com mais de 50 alunos. Além disso, já existe uma mobilização para colher assinaturas pela criação da Frente Parlamentar em Defesa da Segurança nas Escolas, como detalhou o deputado federal Geraldo Mendes (União Brasil).

“Para que a gente possa discutir esse tema tão importante. Há pouco tivemos a professora Elizabeth, com 71 anos, assassinada em sala de aula. E a gente precisa discutir esse tema tão importante. Também coloquei o Projeto de Lei 1.627/2023 para que a gente possa aumentar a segurança na entrada com muros, catracas e identificação nas escolas e discutir esse assunto tão importante que é de segurança pública”, declarou Mendes.

Os deputados Eduardo Bolsonaro (PL), Gilvan da Federal (PL) e sargento Fahur (PSD) também são autores de um outro Projeto de Lei que prevê a presença de vigilantes armados em unidades educacionais.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Acidente envolvendo dois veículos causa a morte de duas vítimas na Rod. Prof. Zeferino Vaz em Tujuguaba (Conchal)

  Duas pessoas perderam a vida e outras duas ficaram feridas na tarde desta quinta-feira (12), em um acidente envolvendo dois veículos na Rodovia Professor Zeferino Vaz, próximo ao distrito de Tujuguaba. O acidente aconteceu por volta das 17h30min, no   Km 174+900 da rodovia, no sentido Sul, em direção a Engenheiro Coelho. Os veículos, uma Amarok e uma Saveiro, seguiam no mesmo sentido quando a colisão ocorreu. No veículo Amarok, estavam um homem e uma mulher, que, apesar de sofrerem ferimentos leves, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhados ao Hospital Madre Vannini, em Conchal. Suas identidades não foram divulgadas, porém, são moradores de Conchal. Infelizmente, a tragédia se abateu sobre os ocupantes da Saveiro, onde estavam dois homens que não resistiram aos ferimentos e entraram em óbito ainda no local do acidente. Os nomes das vítimas fatais e informações sobre suas origens ainda estão sob investigação, e seus corpos for