Pular para o conteúdo principal

Pix é principal meio de pagamento a microempreendedores individuais - Cartão de crédito divide preferência nas micro e pequenas empresas


O Pix se tornou o principal meio de pagamento para os microempreendedores individuais (MEI) no Brasil, de acordo com a terceira edição da pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae e pelo IBGE. Cerca de 52% dos MEIs consideram o Pix como a modalidade principal para receber pagamentos, superando o cartão de crédito, que é utilizado por 20% dos microempreendedores. O dinheiro em espécie aparece em terceiro lugar, com 12% de preferência.

No caso das micro e pequenas empresas, que faturam de R$ 82 mil a R$ 4,8 milhões por ano, o Pix divide a preferência com o cartão de crédito. Ambas as modalidades são apontadas como o principal meio de recebimento de recursos em 27% dos negócios. Os boletos vêm em segundo lugar, com 18% de preferência.

Em relação aos MEIs, houve um aumento de um ponto percentual em relação à primeira edição da pesquisa, indicando uma maior adoção do Pix como forma de recebimento de recursos. O Sebrae destaca que os baixos custos em comparação com as maquininhas de cartões e a velocidade das transferências consolidam o Pix como uma ferramenta essencial para essa categoria de empreendedores.


Outros fatores que contribuem para a crescente preferência pelo Pix nos pequenos negócios são a conveniência de não precisar se preocupar com troco, a facilidade de controle financeiro e a praticidade na gestão do fluxo de caixa, como o pagamento de fornecedores. Alguns empreendedores estão até oferecendo descontos para clientes que optam pelo Pix.

Nas micro e pequenas empresas, o cartão de crédito continua sendo utilizado devido à possibilidade de parcelamento de compras ou do pagamento mensal da fatura. Apesar das taxas das maquininhas, os empresários mantêm essa opção disponível.

Além disso, a pesquisa revela que a principal preocupação dos proprietários de pequenos negócios é o aumento dos custos, mencionado por 38% dos entrevistados. Em segundo lugar, está a falta de clientes, que agora preocupa 31% dos empreendedores, em parte devido à alta dos juros e ao endividamento das famílias. Essa preocupação em ter clientes tem impedido os empresários de repassar integralmente os aumentos de custos para os consumidores.

A combinação de queda no número de clientes e aumento dos custos afetou o faturamento dos pequenos negócios, com 42% relatando uma redução em relação ao mesmo período do ano anterior. Apenas 25% dos negócios tiveram um aumento nas receitas, e o faturamento médio teve uma queda de 10%. A pesquisa foi realizada online, entre 24 de abril e 2 de maio, com a participação de 7.537 empreendedores de todos os estados brasileiros, com margem de erro de 1 ponto percentual para cima ou para baixo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...