Pular para o conteúdo principal

Mogi Mirim enfrenta morte por febre maculosa: Medidas de prevenção intensificadas no Complexo do Lavapés


A cidade de Mogi Mirim, no interior do estado de São Paulo, confirmou o primeiro óbito causado pela febre maculosa. A vítima, um homem de 59 anos identificado extraoficialmente como Walmir José Ribeiro Crevellari, era instrutor de autoescola e frequentava a área do Complexo do Lavapés, especialmente o antigo kartódromo no Zerão, onde ministrava aulas de direção. A morte ocorreu em 4 de julho, mas a causa foi confirmada somente em 21 de julho pelo Instituto Adolfo Lutz.

A Secretaria Municipal de Saúde emitiu uma nota oficial lamentando profundamente o falecimento e esclarecendo que já vinha tomando medidas preventivas antes desse trágico caso. Uma dessas medidas é o cercamento do Zerão, atendendo a uma recomendação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Outra providência é o manejo das capivaras que habitam a região, já que esses animais são hospedeiros do carrapato estrela (Amblyomma sculptum), transmissor da bactéria Rickettsia rickettsii, causadora da febre maculosa.

A Secretaria de Saúde anunciou que realizará um exame minucioso em todas as capivaras do local e que aquelas que estiverem contaminadas serão sacrificadas, enquanto as demais passarão por castração. Paralelamente, haverá um controle rigoroso dos carrapatos, incluindo o corte periódico da grama. Outdoors informativos serão instalados em pontos estratégicos, e materiais educativos sobre a febre maculosa já estão sendo distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade e da zona rural.

Com o objetivo de proteger os frequentadores do Zerão, especialmente aqueles que visitam áreas gramadas ou próximas aos lagos, a Guarda Civil Municipal receberá treinamento para orientar a população sobre os riscos e a importância de seguir as medidas de prevenção. Recentemente, 17 placas de alerta foram colocadas na região para informar sobre a transmissão da doença.


A Prefeitura de Mogi Mirim também ressaltou que servidores da Saúde e da Vigilância Epidemiológica estão em alerta para identificar rapidamente pessoas que apresentem sintomas da febre maculosa, permitindo a adoção de medidas preventivas e de tratamento adequado.

A febre maculosa é uma doença grave que pode levar a complicações sérias e até mesmo ao óbito. Por isso, é essencial que a população esteja ciente dos riscos e siga as orientações das autoridades de saúde para evitar a exposição ao carrapato estrela e tomar as medidas de prevenção necessárias ao frequentar áreas verdes.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de 26 anos morre em colisão frontal na rodovia Araras–Conchal na manhã desta sexta-feira

Policiais militares ajudam jovem de 25 anos a dar à luz em Conchal

Prefeitura de Conchal abre concurso público com 65 vagas + Cadastro de Reserva para nível de alfabetizado a superior

Conchal vive noite de encanto no Acender das Luzes de Natal

GCM de Conchal cumpre três mandados de prisão em menos de uma semana — Um indivíduo procurado por homicídio, um por furto e outro por furto qualificado