Pular para o conteúdo principal

Projeto de Lei no Senado propõe retorno da identificação geográfica em placas de veículos

Um projeto de lei em tramitação no Senado Federal tem gerado discussões sobre a identificação geográfica em placas de veículos no Brasil. A proposta, que está na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), prevê a volta da indicação da cidade e estado de registro dos veículos nas placas, com o objetivo de facilitar a fiscalização e a identificação de veículos irregulares.

Segundo o autor do projeto, senador Esperidião Amin (PP/SC), a retirada do nome do estado e da cidade das placas dificultou a identificação geográfica dos veículos, prejudicando a adequada fiscalização do trânsito. Com a nova placa, seria mais fácil identificar veículos irregulares, como aqueles com a documentação vencida, envolvidos em práticas de transporte ilegal de passageiros ou cargas, ou que possuam pendências administrativas nos órgãos de trânsito.

A proposta prevê alterações no Código de Trânsito Brasileiro e determina que a obrigatoriedade da nova placa seja estabelecida um ano após a publicação da lei, impactando somente os emplacamentos realizados após esse período.


O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), afirmou que irá trabalhar para dar andamento ao projeto logo após o recesso parlamentar. Ele destacou que a CAE possui cerca de 430 projetos aguardando relatoria, mas que têm trabalhado para dar celeridade a cada um deles.

No entanto, vale lembrar que a adoção do atual modelo de identificação já foi adiada seis vezes devido a disputas judiciais, problemas de adaptação e credenciamento dos fabricantes. Somente em 2019, com a estabelecimento de uma nova resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), o impasse foi resolvido e o modelo de placas no padrão Mercosul foi implementado.

Uma das questões que gerou debates no passado foi o custo para o motorista adquirir a nova placa. Antes, o valor era tabelado por estado, determinado por cada Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Porém, com a nova resolução, o valor passou a ser determinado por cada empresa credenciada para a emissão das placas, resultando em variações de custo para os proprietários de veículos.

O analista político Isaac Sassi ressalta que a insegurança em relação aos custos é um fator relevante nesse tipo de norma, uma vez que o custo das placas ainda é desconhecido. Além disso, a criação de mais uma categoria de placas diminui a uniformização, que é a intenção principal desse tipo de identificação.

O novo modelo de placa padrão Mercosul conta com o fundo pintado na cor branca, sendo a cor da fonte utilizada para identificar o tipo de veículo. A pintura preta é utilizada para veículos de passeio, a vermelha para veículos comerciais, a azul para carros oficiais, a verde para veículos em teste, a dourada para automóveis diplomáticos e a prateada para veículos de colecionadores. Além disso, o modelo incorpora itens de segurança, como um QR code presente no canto superior esquerdo, visando dificultar clonagens e falsificações.

A proposta ainda aguarda a análise na Comissão de Assuntos Econômicos e, se aprovada, seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça. Caso o projeto seja aprovado em todas as etapas, as novas placas poderão voltar a identificar a cidade e o estado de registro dos veículos, impactando somente os emplacamentos realizados após um ano da publicação da lei.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...