Pular para o conteúdo principal

Área do Porto de São Sebastião é pouso seguro para aves ameaçadas de extinção - Programa de monitoramento identificou a presença de 1.025 indivíduos de 35 espécies diferentes, três delas relacionadas em lista de risco


O encerramento da 22ª campanha de monitoramento de aves, conduzida por especialistas a serviço da Companhia Docas de São Sebastião, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), trouxe boas notícias para o meio ambiente local.

A principal delas é a de que, pelo menos, três espécies ameaçadas estão entre as 35 observadas na região do porto, sendo elas o trinta-réis-de-bando (Thalasseus acuflavidus), o trinta-réis-de-bico-vermelho (Sterna hirundinaceae) e o papagaio-moleiro (Amazona farinosa). Todas integram a listas da Fauna Ameaçada de Extinção, do Ministério do Meio Ambiente e do Estado de São Paulo.

O monitoramento é feito por pesquisadores, com a utilização de barcos e binóculos, a cada dois meses, em oito pontos pré-determinados no entorno do porto. São dois horários de observação, no começo da manhã e no fim da tarde, que são os horários de maior atividade das aves. “Tanto as espécies de trinta-réis quanto o papagaio-moleiro exigem condições ambientais boas para o seu desenvolvimento, seja por conta da oferta de alimentos, seja pela proteção contra caçadores e de seus sítios de reprodução. A presença deles é um indicador de qualidade”, afirma Isadora Bonello, Gerente da Companhia Docas de São Sebastião.

Espécies marinhas, o trinta-réis-de-bico-vermelho se alimenta exclusivamente de peixes, enquanto o trinta-réis-de-bando tem uma dieta mais variada que inclui pequenos animais vertebrados e invertebrados que dependem de águas não poluídas para sobreviver. Já o papagaio-moleiro é a maior espécie do grupo, podendo chegar a 40 cm e está ameaçado por ser um dos alvos preferidos do comércio ilegal.

O estudo em desenvolvimento mostrou, ainda, que o rigor ambiental nas atividades permite que a região abrigue espécies migratórias como o próprio trinta-réis-de-bico-vermelho, a garça-azul (Egretta caerulea) e o socó-dorminhoco (Nycticorax nycticorax). Endêmico na Mata Atlântica, o Chorozinho-de-asa-vermelha (Herpsilochmus rufimarginatus) também foi avistado na região.

No Plano de Monitoramento de Avifauna são feitas avaliações quantitativas (número de indivíduos observados para cada espécie) e qualitativas (quais as espécies avistadas). “A observação contínua permite que se possa verificar ao longo do tempo se o número de indivíduos e as espécies de aves estão variando, e quais os impactos dessas variações. Esse acompanhamento é importante para avaliar os efeitos da operação portuária”, acrescenta a Isadora, que acompanha o monitoramento.

As observações feitas nas campanhas estão abastecendo o Inventário da Avifauna na Área de Influência do Porto Público de São Sebastião. A pesquisa contempla informações e fotos das espécies observadas, bem como hábitos alimentares e migratórios, grau de ameaça etc.

Sobre o Porto

O Porto de São Sebastião é administrado pela Companhia Docas de São Sebastião, empresa vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil). É uma delegação federal ao Governo do Estado de São Paulo, sendo, portanto, um porto público. Tem uma configuração natural que o coloca como a terceira melhor região portuária do mundo.

Os principais produtos de importação são: barrilha, sulfato de sódio, malte, cevada, trigo, produtos siderúrgicos, máquinas e equipamentos, bobinas de fio de aço e cargas gerais. Exportação: veículos, peças, máquinas e equipamentos, vitualhas, produtos siderúrgicos e cargas gerais.

*Governo do Estado de São Paulo



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Acidente envolvendo dois veículos causa a morte de duas vítimas na Rod. Prof. Zeferino Vaz em Tujuguaba (Conchal)

  Duas pessoas perderam a vida e outras duas ficaram feridas na tarde desta quinta-feira (12), em um acidente envolvendo dois veículos na Rodovia Professor Zeferino Vaz, próximo ao distrito de Tujuguaba. O acidente aconteceu por volta das 17h30min, no   Km 174+900 da rodovia, no sentido Sul, em direção a Engenheiro Coelho. Os veículos, uma Amarok e uma Saveiro, seguiam no mesmo sentido quando a colisão ocorreu. No veículo Amarok, estavam um homem e uma mulher, que, apesar de sofrerem ferimentos leves, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhados ao Hospital Madre Vannini, em Conchal. Suas identidades não foram divulgadas, porém, são moradores de Conchal. Infelizmente, a tragédia se abateu sobre os ocupantes da Saveiro, onde estavam dois homens que não resistiram aos ferimentos e entraram em óbito ainda no local do acidente. Os nomes das vítimas fatais e informações sobre suas origens ainda estão sob investigação, e seus corpos for