Pular para o conteúdo principal

Violência Contra a Mulher: Delegado de Polícia de Conchal participa de Simpósio em Limeira/SP

A Prefeitura de Limeira, por meio da Rede Elza Tank - estrutura do município que agrega vários serviços de proteção à mulher vítima de violência – e da Secretaria de Saúde, promoveu no dia 28 de agosto (segunda-feira), um simpósio com o tema “Violência contra a mulher: As duas faces das práticas institucionais - Eixo Saúde”. O evento foi realizado no Teatro Nair Bello.

Ao longo do dia, foram discutidos temas referentes ao cuidado e saúde da mulher em situação de violência, como as leis voltadas à proteção da mulher, Ação Penal Incondicionada, lesão corporal, Lei de Notificação Compulsória e suas modificações, especialmente a Lei 13.931/19, que obriga profissionais de saúde a registrar no prontuário médico da paciente e comunicar à polícia, em 24 horas, indícios de violência contra a mulher, e a Portaria nº 78/21, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre as diretrizes para a comunicação externa dos casos de violência contra a mulher às autoridades policiais.

“O tema é de alta relevância, nosso governo sempre esteve muito presente nesta discussão. O simpósio só vem a somar”, enfatiza o prefeito Mario Botion. “A proposta é de ampliar o debate em torno desta questão, que vem preocupando cada vez mais a sociedade”, observa a vice-prefeita, Erika Tank.

O simpósio contou com a presença de profissionais com vasta experiência no atendimento à mulher vítima de violência, entre eles representantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Dr. Delegado de Polícia Civil Luiz Henrique Lima Pereira, Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Diretoria Regional de Saúde, Prefeitura de Limeira, Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal), Rede Elza Tank. O Ministério da Saúde também foi convidado, por meio da vice-prefeita Erika Tank, para integrar a discussão que envolveu toda a região.

 Leia também:

Denúncia de Violência Doméstica Quase Dobra em Conchal nos Primeiros Meses de 2023 Comparado ao Ano Anterior -  "A maioria das vítimas relata ter sofrido violência em várias ocasiões no passado, mas agora estão motivadas a fazer as denúncias", afirmou o delegado.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...