Pular para o conteúdo principal

7 temas possíveis para a redação do Enem 2023 - Professora explica que saúde pública, sociedade, tecnologias e educação são as principais apostas para o texto deste ano - Investir na escrita faz toda a diferença


Visando se destacar e superar a concorrência, os estudantes precisam desenvolver um senso crítico afiado, ter um domínio da língua portuguesa e habilidades de escrita. É preciso, ainda, apresentar capacidade de argumentação e uma compreensão profunda das questões sociais em destaque na sociedade.

A redação do Enem exige uma análise crítica e fundamentada dos temas em debate atualmente. Por isso, além de praticar a escrita, é essencial analisar quais temas estão em evidência e costumam ter um recorte expressivo nas abordagens do exame.

Letícia Flores, professora de redação do Stoodi — edtech de cursos preparatórios 100% online — indica 7 possíveis temas que poderão ser abordados na prova do Enem de 2023. Confira!

1. Inteligências artificiais e os limites da tecnologia na manipulação da opinião pública

Inteligências artificiais, tais como a tecnologia deep fake, permitem montagens de vídeo e áudio, que enganam usuários menos atentos. O problema se torna ainda mais grave quando a manipulação de imagens e distorção de áudios são aplicadas a pessoas públicas, induzindo a população ao erro e ao compartilhamento de informações falsas.

2. Desafios da saúde pública frente ao aumento de infarto entre jovens

Consumo de ultraprocessados, sedentarismo, rotina exaustiva desde a infância e outros fatores têm revelado uma estatística alarmante: nos últimos 15 anos, a média de internações por infarto entre jovens com menos de 30 anos cresceu quase 160%. O poder público tem desafios para mitigar as consequências de um estilo de vida cada vez mais prejudicial de jovens, o que acaba sendo refletido no mercado de trabalho, no sistema de saúde e na dinâmica social de forma geral.

3. Caminhos para assegurar direitos maternos no mercado de trabalho

Ainda há muito avanço a ser feito no que diz respeito aos direitos das mulheres no mercado de trabalho, e o assunto se torna ainda mais complexo quando elas se tornam mães. Na prática, além da situação de subemprego feminino — sempre existente na sociedade brasileira e aprofundada no contexto da pandemia —, são muitas as mães demitidas após voltarem da licença-maternidade ou que nem mesmo conseguem se recolocar no mercado.

4. Crimes de ódio: causas e consequências

Como uma das propostas da redação, é possível que a edição deste ano traga essa problemática cada vez mais frequente em nosso país. Vale entender o que é, de fato, considerado crime de ódio perante a lei, quais as possíveis causas e suas consequências.

5. Sub-representação feminina na política

É fundamental que as mulheres ocupem de forma justa e transparente seu espaço na política, e esse é um recorte temático passível de destaque no Enem. Além disso, quaisquer temas que abordem a garantia de direitos das mulheres, pessoas com deficiência (PCDs), negras, trans, entre outras minorias (que, em quantidade, se refletem em maioria) também podem cair.

6. Material didático 100% digital: inclusivo ou excludente?

Diante da possibilidade da retirada de livros didáticos físicos na rede de ensino do Estado de São Paulo visando adotar um material 100% digital, professores, especialistas e toda comunidade escolar levantam vários questionamentos passíveis de se abordar em um tema de redação no Enem: essa conduta é excludente com os alunos de escola pública que não têm acesso às ferramentas necessárias para acessar o material?

Como fica a concentração dos alunos frente à tendência à dispersão durante seu uso? A melhor saída seria usar o digital e o impresso de maneira complementar? Mas a rede pública tem recursos para fomentar essa dinâmica e oferecer formação especializada aos professores?

7. Meios humanizados para combater o crime organizado — será possível?

A guerra contra o tráfico não é novidade, mas as discussões sobre a liberação do uso de cannabis de forma individual e recreativa no Brasil, somadas às chacinas recentes na Baixada Santista, trazem de volta à pauta a polêmica de como enfrentar o crime organizado — diretamente atrelado ao tráfico de drogas — de modo que não se aumente ainda mais a violência nesse contexto.

Será possível enfrentar traficantes armados de forma humanizada? E quanto aos trabalhadores e às trabalhadoras, às crianças e a toda a comunidade cercada por operações policiais cada vez mais agressivas? Refletir sobre meios de lidar com essa realidade, mesmo que não a vivamos diretamente, é imprescindível para desenvolver uma boa redação dentro desse eixo temático.

*Jovem Pan



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...