Pular para o conteúdo principal

Uma rotina de leitura - Autobiografia Íris Mendes

   Eu, Iris Mendes, venho aqui falar com vocês mais sobre livros… “ooo assunto chato”, lê aí vaaai…

   Minha mãe, quem me ensinou a ler dos 5 aos 6 anos, me incentivou muito, eu sempre tinha pequenos livros em casa, gostava de ler *as vezes, ainda não levava isso como hobby, era chato pra mim tanto quanto para vocês. Aos 10 anos, minha irmã Franciele Azevedo me deu um livro de capa dura, ele era bem pequeno, e eu amava ele, (obs: tenho ele até hoje, obrigada tata)… Talvez ela não saiba disso, mas eu lia ele todos os dias antes de dormir, me tranquilizava e me fazia pegar no sono mais rápido, eu já sabia cada página decorada. Minha avó sempre me levava na biblioteca quando me buscava na escola, eu escolhia 3 livros e lia durante a semana, mas em algum momento eu deixei eles de lado. Desta forma, eu só passei a ter contato com os livros que a escola incentivava a ler, mas fala sério, quem lia eles? Porque eu não.

   Já quando um pouco mais velha, por volta dos meus 15 anos, eu decidi comprar um livro e ver como seria, eu li ele em uma noite, não era um dos melhores livros, mas ele me conectou a aquela criança que lia um livro antes de dormir. Em seguida, consegui entender cada palavra que os escritores colocavam naquelas folhas, quando era romance, me colocava dentro do livro e fingia que aquela história era minha, quando eram poemas, tomava as dores dos autores, para mim, e quando li “O amor não é óbvio” tornei daquela história, a minha preferida, mas essa fica para depois…

   A leitura pode ser algo chato quando você não sabe aquilo que gosta de ler, mas se parar a vida alguns minutos, escolher um livro (pode ser pela capa se quiser, eu não julgo, meu livro preferido foi escolhido dessa forma), a leitura, uma boa leitura, pode te trazer a um novo mundo, novas sensações, pode acalmar o coração ansioso dessa geração em que vivemos, e te fazer respirar um pouco.

   Com isso, te aconselho a escolher um livro, ler ele, sentir cada palavra, e se você não gostar, escolha outro, leia, e se não gostar mais uma vez, continue, você vai encontrar seu estilo literário, vai se apegar a ele e sei que não vai mais soltar.

Nota extra: Para aqueles que não sabem como encontrar um livro do seu gosto, eu estarei de volta aqui para dar algumas dicas à vocês, então fiquem atentos que logo logo estou de volta!!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

🚨 Adolescente é flagrado com mais de 130 cigarros eletrônicos em Conchal

Explosões deram lugar aos cliques: o assalto de quase R$ 1 bilhão que não fez barulho na madrugada do dia 1º, no Brasil

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Homem é preso ao tentar furtar transformadores em usina de Araras

🌍 Projeto aplicado em Conchal ganha destaque internacional em conferência na Ásia sobre saúde e saneamento