Pular para o conteúdo principal

Serviço de acolhimento para pessoas em situação de rua já recebeu 6,5 mil pessoas - Acolhimento emergencial foi prorrogado até 31 de março de 2024; abrigo tem capacidade para receber até 50 pessoas por dia


Desde a inauguração, o Serviço Estadual de Acolhimento Emergencial, destinado a pessoas em situação de rua, já acolheu mais de 6.500 pessoas, sendo 400 famílias e cerca de 600 crianças. O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, prorrogou o serviço até 31 de março de 2024.

O investimento total é de R$ 2,2 milhões. O abrigo funciona todos os dias, das 18h às 8h. O espaço recebe apenas pessoas encaminhadas pela Prefeitura de São Paulo, prioritariamente famílias com crianças, idosos e PCDs.

Além disso, recebeu migrantes de diversos países, como Angola, Colômbia, Espanha, Marrocos, Nigéria, Palestina, Tunísia e Venezuela. O serviço tem capacidade para receber até 50 pessoas por dia, entretanto, esse número é sempre superado.

“Dos lugares por onde passei, nenhum nos abrigou como esse em São Paulo. Temos todo conforto e nossa família está junta”, afirmou o venezuelano Ricardo Garcia, de 30 anos. Após uma trajetória pela América Latina, que durou seis anos, hoje Garcia se encontra no abrigo com sua esposa e filha.

O serviço na Praça da Sé, centro da capital, abriu suas portas em julho de 2023. Conta com profissionais do serviço social e equipe técnica. Os acolhidos recebem alimentação, pernoite, têm acesso a chuveiros e participam de atividades socioeducativas. Também são encaminhados para a rede de saúde e outras políticas públicas quando necessário. Até agora, 20 pessoas foram encaminhadas para vagas fixas do serviço de acolhimento municipal.

O mestre de obras Jair Britto Silva, de 36 anos, passou por diversos abrigos e enfrentou dois meses morando na rua antes de encontrar o serviço. “Muito feliz com a notícia. Aqui é tranquilo para nós. Somos tratados muito bem”, disse.

O prédio tem espaço de convivência, brinquedoteca, dormitórios, cozinha, refeitório, depósito, banheiros com chuveiros, sala de atendimento psicossocial individual, sala para atividades coletivas e setor administrativo. Tudo isso com acessibilidade para incluir pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos.

As pessoas acolhidas contam com duas refeições, jantar e café da manhã, quartos individualizados para famílias e espaço de recreação para crianças. Também podem guardar seus pertences, incluindo carrinhos.

*Governo de Sp



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Esposa vê dano em carro, chama a polícia e marido acaba preso em Conchal suspeito de matar motociclista atropelado em Mogi Mirim

F5 Conchal Um acidente entre dois carros e duas motocicletas deixou uma pessoa morta, na noite de domingo (13), em Mogi Mirim (SP). Um corretor de imóveis que teria causado o acidente foi preso em Conchal (SP), após esposa dele chamar a polícia. A reportagem é do G1 Campinas. O acidente aconteceu na Rodovia Monsenhor Clodoaldo de Paiva. De acordo com registro da ocorrência, um carro bateu em uma motocicleta e o motorista não parou para prestar socorro. O motociclista, chamado Júlio Cesar Aparecido Marcelino, morreu no local. Em seguida, uma motociclista atingiu a moto que já estava caída na via. A mulher teve ferimentos e foi socorrida. Na sequência, um automóvel bateu na mesma moto que estava na rodovia e pegou fogo. Negou teste de bafômetro O motorista do veículo que bateu na primeira motocicleta foi encontrado em Conchal (SP) e vai responder por homicídio culposo, quando não há a intenção em causar a morte. Segundo o boletim de ocorrência, ele afirmou que não parou para ...