Pular para o conteúdo principal

Butantan: molécula de aranhas pode ser usada para fazer inseticidas contra o Aedes - Pesquisadores isolaram um inibidor de enzimas a partir do intestino da aranha maria-bola que afeta o desenvolvimento do mosquito


A aranha Nephilingis cruentata, popularmente conhecida como maria-bola, chama a atenção por ser consideravelmente grande e ter cores exuberantes. Ela está presente em várias áreas da cidade de São Paulo, desde prédios em construção até o fundo do Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera.

Apesar do físico avantajado, o animal é inofensivo para os humanos. Mais do que isso, pode ser uma grande ajuda no controle de doenças. Isso porque pesquisadores do Instituto Butantan, órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), mostraram em estudo publicado na Scientific Reports que moléculas presentes na aranha com potencial inibidor de enzimas podem ser usadas no desenvolvimento de novos fármacos e inseticidas capazes de controlar insetos como o Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, Zika e chikungunya.

Para entender a pesquisa, é possível fazer um paralelo com o que acontece no sistema digestivo dos humanos. Antes de ingerir alguns alimentos, cozinhamos os ingredientes com a finalidade de eliminar inibidores e proteínas que não seriam facilmente digeridas pelo organismo. Grande parte dos seres vivos possui inibidores de enzimas, mas esse processo de preparar os alimentos ajuda nossa espécie a comer em maior quantidade e variedade.

As aranhas Nephilingis cruentata ingerem um grande número de insetos, o que levou os cientistas do Laboratório de Bioquímica do Butantan a sugerirem que essas aranhas também contavam com inibidores de enzimas naturais. Para testar a hipótese, os pesquisadores estudaram inibidores que atacam enzimas envolvidas na degradação de proteína, isolando-os e submetendo-os a tratamento térmico.

Após as análises, a equipe concluiu que essas moléculas podem estar presentes no sistema digestório de outras aranhas, associadas à inativação da tripsina (serino peptidase) das presas ingeridas pelas aranhas. Vale dizer que a molécula estudada pelos pesquisadores do Butantan não age de forma isolada: na verdade, ela está em um meio com outras substâncias que possuem propriedades semelhantes e atuam em sinergismo.

Outra descoberta do Laboratório de Bioquímica foi comprovar que os inibidores encontrados no organismo da maria-bola têm propriedade larvicida, ou seja, são capazes de eliminar larvas de insetos. Uma aplicação possível dessa molécula, portanto, seria no combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor de transmissão dos vírus da dengue, chikungunya e Zika, no seu estado larval.

“Nós já demonstramos que a molécula tem uma atividade larvicida, por exemplo, em Aedes aegypti (mosquito da dengue) e Culex (pernilongo comum), que são dois mosquitos importantes para controlarmos. Mas quando ela está isolada, aparentemente ela não tem mais essa atividade”, explica Adriana Rios Lopes, pesquisadora do Laboratório de Bioquímica do Butantan e uma das autoras do estudo.

A equipe ainda está investigando os efeitos das diferentes combinações entre as moléculas, com vistas ao desenvolvimento de inseticidas. “Esses inibidores têm características específicas. Eles são termoestáveis, então se você pensar em construir uma nanopartícula contendo esse inibidor, você pode deixá-la em temperatura ambiente porque ela vai resistir”, complementa a pesquisadora.

*Governo de Sp



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Esposa vê dano em carro, chama a polícia e marido acaba preso em Conchal suspeito de matar motociclista atropelado em Mogi Mirim

F5 Conchal Um acidente entre dois carros e duas motocicletas deixou uma pessoa morta, na noite de domingo (13), em Mogi Mirim (SP). Um corretor de imóveis que teria causado o acidente foi preso em Conchal (SP), após esposa dele chamar a polícia. A reportagem é do G1 Campinas. O acidente aconteceu na Rodovia Monsenhor Clodoaldo de Paiva. De acordo com registro da ocorrência, um carro bateu em uma motocicleta e o motorista não parou para prestar socorro. O motociclista, chamado Júlio Cesar Aparecido Marcelino, morreu no local. Em seguida, uma motociclista atingiu a moto que já estava caída na via. A mulher teve ferimentos e foi socorrida. Na sequência, um automóvel bateu na mesma moto que estava na rodovia e pegou fogo. Negou teste de bafômetro O motorista do veículo que bateu na primeira motocicleta foi encontrado em Conchal (SP) e vai responder por homicídio culposo, quando não há a intenção em causar a morte. Segundo o boletim de ocorrência, ele afirmou que não parou para ...