Pular para o conteúdo principal

Brasileiras presas injustamente após terem as malas trocadas vão ser indenizadas pela Alemanha - Kátyna Baía e Jeanne Paolini ficaram cerca de 40 dias detidas por suspeita de tráfico de drogas; valor a ser pago ainda será apurado


As brasileiras Kátyna Baía e Jeanne Paolini, prezas injustamente na Alemanha em 2023 após terem a mala trocada no aeroporto de Guarulhos, vão ser indenizadas pelo estado alemão de Hassen, conforme decisão da Justiça da Alemanha. A decisão saiu na última quinta-feira, 29. O valor ser recebido pelas mulheres ainda será apurado, porém, como determina a lei a indenização de 75 euros por dia de prisão injusta, o valor total para cada uma das brasileiras não deve ser inferior a 2.850 euros, o equivalente a mais de R$ 15 mil (na cotação atual). A investigação contra as brasileiras teve fim em dezembro do ano passado.

Kátyna Baía e Jeanne Paolini, casadas há 17 anos, tiveram a mala trocada no aeroporto de Guarulho quando embarcavam para Frankfurt. O chegar no país europeu elas foram presas por suspeita de tráfico de drogas. O encarceramento durou quase 40 dias, entre março e abril, até uma determinação do Ministério Público, que analisou vídeos enviados por autoridades brasileiras que comprovavam a inocência de ambas, liberar a soltura. Em entrevista à Jovem Pan, na época, elas contaram os momentos difíceis que viveram durante a prisão e os efeitos que ainda pairavam sobre suas vidas.

“Nós estamos fazendo tratamento com psiquiatra, médicos do sono, fazendo tratamento para dormir, dificuldades físicas e mentais. Os 38 dias passaram, mas eles continuam repercutindo em nossas vidas. Nós sentimos que não temos atenção dessa companhia aérea”, contou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Civil prende suspeito por tráfico de drogas no bairro Esperança III, em Conchal

Homem de 29 anos é preso por tráfico de drogas no Parque Industrial, em Conchal

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Carnaval 2026 em Conchal terá quatro dias de atrações na Praça 9 de Abril

Carnaval 2026 reúne caravanistas em Martinho Prado e fortalece turismo sobre rodas em Mogi Guaçu