Pular para o conteúdo principal

TRE-SP mantém pena de reclusão por crime de fraude na inscrição eleitoral - Réu apresentou documento de identificação falso à Justiça Eleitoral

Na sessão de julgamento desta terça-feira (19), o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) confirmou, na íntegra, a sentença do juízo da 291ª Zona Eleitoral de Franca que reconheceu a prática do crime de inscrição fraudulenta de eleitor (artigo 289 do Código Eleitoral). Em decisão unânime, a Corte manteve a pena de dois anos e 15 dias de reclusão, em regime inicialmente fechado, e 25 dias-multa.

Segundo consta do processo, em 4 de maio de 2017, o réu utilizou documento falso - em nome de terceira pessoa - no pedido de inscrição eleitoral realizado no cartório da 291ª Zona Eleitoral de Franca. A fraude foi identificada em cruzamento de dados realizado pela Justiça Eleitoral, quando verificou-se que os mesmos dados biométricos foram utilizados em operações realizadas nos municípios de Ribeirão Preto e de Poços de Caldas.

Para a relatora, juíza Danyelle Galvão, a alegação de que o título não foi utilizado em nenhuma votação não afasta o crime, pois “ele ocorre no momento em que é formulado o requerimento de alistamento eleitoral ou de mudança do domicílio eleitoral,  independentemente do deferimento ou não do pedido, ou do efetivo ato de votação com o título fraudulento”.

Em razão das circunstâncias judiciais desfavoráveis e da reincidência da conduta, a pena de reclusão - que não foi convertida para a pena restritiva de direitos  - deverá ser cumprida inicialmente em regime fechado, informa a magistrada, na decisão.



Comentários

Mais lidas

Helicóptero Águia intercepta aeronave com 288 kg de pasta base de cocaína após perseguição aérea no interior de SP

Mais de 30 dias após morte de Bernardo em Conchal: mãe quebra o silêncio, investigação avança e caso expõe pressão sobre hospital e poder público

Polícia Civil apreende drogas, celulares e dinheiro após denúncia de tráfico no Sol Nascente, em Conchal

PM apreende mais de 2 mil frascos de lança-perfume avaliados em R$ 450 mil durante operação em Araras

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal