Pular para o conteúdo principal

SP viabiliza inserção de mais de 12 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho - Estado conta com 20 Polos de Empregabilidade Inclusiva, que buscam expandir oportunidades através de parcerias e treinamentos inclusivos

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em colaboração com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, já facilitou a inserção de mais de 12 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho no Estado de São Paulo através do programa Meu Emprego Inclusivo. Neste Dia do Trabalhador, em 1º de maio, o Governo de SP reforça a importância deste programa, que conta atualmente com a participação de 1.163 empresas.

Para apoiar e expandir a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, o estado dispõe de 20 Polos de Empregabilidade Inclusiva (PEI) espalhados pela capital, interior e litoral. Nestes polos, são oferecidos serviços de avaliação de habilidades, cursos de qualificação técnica e workshops para empresas sobre seleção e contratação inclusiva. As equipes dos polos trabalham com a metodologia do Emprego Apoiado e executam uma busca ativa de candidatos e empresas, cumprindo a legislação vigente, como a Lei Federal de Cotas para Pessoas com Deficiência e a Política Estadual de Trabalho com Apoio para Pessoas com Deficiência.

“As equipes dos PEIs trabalham para encontrar pessoas com deficiência e prepará-las para o mercado de trabalho, oferecendo todo o apoio técnico e fazendo os encaminhamentos. Paralelamente a isso, contatam empresas em todos os municípios para apresentar o programa e oferecem a oportunidade de participarem através da metodologia do Emprego Apoiado. Embora o Estado esteja empenhado fazendo sua parte para viabilizar a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, a adesão por parte das empresas é muito importante que o mercado fique cada vez mais inclusivo”, afirma o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

Os PEIs recebem as pessoas com deficiência e fazem entrevistas de habilidades, competências e interesses profissionais; laudos caracterizadores para emprego, identificação de oportunidades nas empresas e apoio pós-contratação, além de ofertarem cursos gratuitos de qualificação técnica e empreendedorismo. Periodicamente, são feitos mutirões de empregabilidade em que são ofertadas vagas para que pessoas com deficiência tenham um laudo caracterizador, por exemplo. Os Polos também realizam workshops gratuitos com empresas como ações de incentivo ao emprego inclusivo, prestando orientações sobre a abordagem adequada e a seleção inclusiva de candidatos nos processos seletivos.

Os Polos de Empregabilidade Inclusiva estão localizados nas cidades de São Paulo, Registro, Campinas, Araçatuba, Presidente Prudente, Marília, Bauru, Sorocaba, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Lorena, Franca, Itapeva e Barretos.

Empresas que têm interesse em se juntar ao programa Meu Emprego Inclusivo podem se cadastrar no site empregoinclusivo.sedpcd.sp.gov.br ou diretamente nos Polos de Empregabilidade Inclusiva de suas regiões, onde também receberão suporte sobre práticas adequadas para a contratação de pessoas com deficiência.

Além dos PEIs, o estado também conta com uma estrutura composta por 233 Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) espalhados pela capital, interior e litoral, que são referências das políticas públicas de geração de emprego e renda e fornecem informações e orientações ao trabalhador, além de auxiliar os empregadores na busca de recursos humanos, promovendo o encontro de ambos entre quem procura emprego e quem tem uma vaga para oferecer, dentre outros serviços.

Trabalho para pessoas com deficiência

Dados do Observatório dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, mostram que, em janeiro e fevereiro deste ano, 5,8 mil pessoas com deficiência foram admitidas no mercado de trabalho. No mesmo período de 2023, foram 5,3 mil.

As cinco principais profissões que fizeram o maior número de admissões neste ano foram auxiliar de escritório, assistente administrativo, alimentador de linha de produção, repositor de mercadorias e faxineiro.

Os dados foram extraídos pela Fundação Seade do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Acidente envolvendo dois veículos causa a morte de duas vítimas na Rod. Prof. Zeferino Vaz em Tujuguaba (Conchal)

  Duas pessoas perderam a vida e outras duas ficaram feridas na tarde desta quinta-feira (12), em um acidente envolvendo dois veículos na Rodovia Professor Zeferino Vaz, próximo ao distrito de Tujuguaba. O acidente aconteceu por volta das 17h30min, no   Km 174+900 da rodovia, no sentido Sul, em direção a Engenheiro Coelho. Os veículos, uma Amarok e uma Saveiro, seguiam no mesmo sentido quando a colisão ocorreu. No veículo Amarok, estavam um homem e uma mulher, que, apesar de sofrerem ferimentos leves, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhados ao Hospital Madre Vannini, em Conchal. Suas identidades não foram divulgadas, porém, são moradores de Conchal. Infelizmente, a tragédia se abateu sobre os ocupantes da Saveiro, onde estavam dois homens que não resistiram aos ferimentos e entraram em óbito ainda no local do acidente. Os nomes das vítimas fatais e informações sobre suas origens ainda estão sob investigação, e seus corpos for