Pular para o conteúdo principal

Governo de SP lança campanha de apoio ao agro do Rio Grande do Sul - Iniciativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento oferece suporte às comunidades rurais e urbanas atingidas pelo desastre climático

O Governo do Estado de São Paulo lançou a campanha “Agro SP Solidário”, nesta terça-feira (7). A iniciativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento mobiliza o setor do agro paulista em apoio às comunidades rurais e urbanas atingidas pelo desastre climático no estado do Rio Grande do Sul. O Governo de São Paulo oferecerá doações e suporte técnico a produtores atingidos pela tragédia.

O “Agro SP Solidário” realiza campanhas de arrecadação de alimentos e de recursos financeiros para compra de água e produtos de limpeza. Também está prevista a distribuição de alimentos e de itens de uso emergencial produzidos pelo setor agropecuário paulista. As ações contam com a parceria do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSP).

Além disso, o programa também oferece capacitação e apoio técnico para produtores rurais e agricultores familiares na retomada da produção e economia do Rio Grande do Sul. O objetivo principal é fortalecer a rede de solidariedade e parcerias entre entidades públicas, privadas e organizações da sociedade civil, visando garantir uma resposta eficaz e coordenada às necessidades emergenciais das comunidades afetadas.

Como o Agro SP Solidário funciona

1ª Frente: A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) receberá as doações em todas suas Casas de Agricultura e Regionais, sendo todo material recebido encaminhado ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.

2ª Frente: A Coordenação das Câmaras Setoriais e Temáticas, com os presidentes de cada Câmara Setorial, realizará a compra de água potável e materiais de limpeza com as doações recebidas de pessoas e entidades do setor agrícola do estado, sendo todo material adquirido encaminhado ao Fundo Social de São Paulo.

3ª Frente: A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo disponibilizará ao Governo do Rio Grande do Sul apoio técnico e científico a ações de pesquisa e extensão que possam apoiar diretamente os produtores atingidos pela tragédia. Será disponibilizado um grupo inicial de 30 extensionistas para apoiar o restabelecimento de atividades agrícolas no Rio Grande do Sul.

“O nosso quadro técnico estará totalmente disponível para auxiliar os extensionistas e os produtores rurais no restabelecimento das atividades produtivas do nosso estado irmão, o Rio Grande do Sul”, disse Ricardo Domingos Pereira, coordenador da Cati.

Para realizar doações às famílias atingidas, basta levar os seguintes produtos para qualquer Casa de Agricultura do Estado de SP: Água potável, Alimentos não perecíveis, Produtos de higiene pessoal – Absorventes femininos, Antissépticos, Aparelhos de barbear, Higienizadores bucais, Lenços e cotonetes, Papéis higiênicos, Papéis toalha., Sabonetes.

Encontre a unidade mais próxima em: www.cati.sp.gov.br/portal/institucional/enderecos

Sobre o Agro SP Solidário

O “AgroSP Solidário” é uma iniciativa do Governo de SP, em conjunto com o setor produtivo, para promover o bem-estar e a segurança alimentar das populações afetadas pela calamidade no Rio Grande do Sul e, ao mesmo tempo, valorizar e apoiar o setor agropecuário do estado de São Paulo e entidades parceiras na promoção do desenvolvimento sustentável em meio às mudanças climática.

Campanha humanitária para o Rio Grande do Sul

O Fundo Social de São Paulo e a Defesa Civil do Estado deram início nesta quarta-feira (8) a uma nova etapa na campanha humanitária para arrecadar donativos. A partir de agora, serão recebidas doações de cestas básicas e alimentos não perecíveis no prazo de validade para serem encaminhados ao Estado.

A orientação é que as pessoas priorizem a doação de água potável e produtos de limpeza (como água sanitária, desinfetante, sabão em barra, sacos de lixo, etc) e higiene (creme dental, escova de dente, sabonete, shampoo e condicionador, etc).

Os materiais poderão ser entregues no depósito do Fundo Social, na Av. Marechal Mário Guedes, 301, no Jaguaré, assim como em todos os postos de atendimento do Poupatempo no Estado e nas unidades de atendimento da Sabesp. Além disso, a partir de hoje as empresas ligadas à Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) – CPTM e Metrô – passaram a receber doações de alimentos enlatados para serem levados para o Rio Grande do Sul. Os alimentos devem estar dentro da validade, bem conservados e devidamente embalados.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Condutores de ambos os veículos envolvidos em acidente na SP 191, são moradores de Conchal

Um trágico acidente na noite deste sábado (13) na rodovia "Wilson Finardi" - SP-191, próximo ao Centro de Ressocialização, deixou duas pessoas mortas e uma pessoa ferida. Um casal de idosos, residentes do Distrito de Tujuguaba, foi vítima fatal do incidente, que envolveu dois os veículos. Segundo informações preliminares da polícia, o acidente ocorreu por volta das 19h30, quando um carro Volkswagen/Gol, conduzido por um homem de 72 anos, e sua esposa, de 70 anos. Infelizmente, houve uma colisão frontal com um Honda/Civic, também operado por um morador local. Os Bombeiros Militares de Mogi Guaçu e os Bombeiros Municipais de Mogi Mirim foram rapidamente acionados para prestar socorro, porém, lamentavelmente, o casal não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local do acidente. O condutor do Honda Civic, de 74 anos, foi encaminhado à Santa Casa com ferimentos leves. A Intervias, concessionária responsável pela administração da rodovia, também prestou os primeiros